Como fazer uma boa entrevista por competência?

Marcelo Furtado
Gestão estratégica de RH
  11 min. de leitura

No atual mundo corporativo, é essencial ter um time de alto desempenho para a empresa otimizar e aprimorar os seus resultados. ara encontrar os profissionais com as habilidades necessárias e alinhadas com a cultura da empresa, a entrevista por competência pode ser o caminho ideal.

Neste artigo, explicaremos como funciona esse tipo de entrevista e como você pode aplicá-la com qualidade no RH.

O que é a entrevista por competência?

Vale lembrar que a palavra competência se refere às habilidades, conhecimentos e atitudes comportamentais que fazem parte do perfil de cada profissional. O objetivo da entrevista por competência é:

  • identificar esse conjunto de características;
  • determinar se estão alinhadas com os requisitos de um cargo ou função;
  • perceber a compatibilidade com a cultura, mentalidade e perfil comportamental da equipe.

Além disso, durante esse tipo de entrevista de emprego, o recrutador questiona e avalia como o candidato reage diante de determinadas situações comuns no ambiente de trabalho. 

Dessa forma, é possível ter um entendimento mais claro sobre os impactos que as habilidades terão na área, cargo e demandas do futuro contratado.

Outro objetivo da entrevista por competência é reconhecer quais são as competências técnicas (hard skills) e as competências comportamentais (soft skills). 

Para lembrar, o primeiro tipo se refere às adquiridas por meio de graduações e outras formas de especialização. Já as segundas, são as inatas, ou seja, que fazem parte da personalidade do profissional. Essas podem ser potencializadas ou desenvolvidas. 

Atualmente, as soft skills, como: pensamento crítico, boa comunicação e resolução de problemas, estão entre as mais procuradas pelos recrutadores das empresas – de acordo com uma pesquisa realizada pela Glassdoor.

Qual a importância da entrevista baseada em competências?

A entrevista por competência é uma excelente ferramenta para mensurar e prever o desempenho do profissional

Saber como entrevistar um candidato da maneira correta, permite que o recrutador indague sobre as vivências profissionais, além de entender como ele se adaptou e se saiu nelas. Ao passo que a interação prossegue, é possível realizar também uma minuciosa análise de competência.

O resultado é uma contratação mais assertiva. Em vista disso, a empresa pode esperar um colaborador produtivo, engajado e eficiente. A entrevista por competência impacta positivamente o desempenho de toda equipe.

Por exemplo, o colaborador com alta capacidade de resolução de problemas pode ajudar criativamente ou ser inovador para aplicar em um novo projeto na empresa. Esse mix de habilidades é o que chamamos de pluralidade interna – uma estratégia para a composição de times.

Com o tempo, todas as equipes serão compostas por profissionais com as competências profissionais de uma determinada área. Além disso, as habilidades entre os membros se complementam, capaz de levar os serviços e produtos oferecidos a patamares difíceis de serem alcançados sem essa diversidade. 

Mas quais são as competências a serem avaliadas em entrevistas? A seguir, destacamos as principais.

Comunicação

Não importa a função que um profissional desempenha na empresa, a comunicação é essencial para o sucesso dele, da equipe, demandas e projetos. 

Quando os colaboradores têm uma boa interação entre si, o clima interno e os relacionamentos ficam mais agradáveis e saudáveis. Para identificar essa habilidade, alguns entrevistadores questionam:

  • Houve alguma situação na qual  você precisou adaptar a maneira de interagir para se adequar a um público específico?
  • Como se sentiu?
  • Quais foram os resultados?

Tomada de decisão

O moderno mundo corporativo se transforma a todo instante. Diante de mudanças internas ou externas, o profissional precisa tomar decisões rápidas e eficientes, que levam a soluções inteligentes e estratégicas. Como saber se o candidato tem essa competência? Por meio de perguntas como:

  • Fale sobre uma ocasião que precisou tomar uma decisão difícil. 
  • Quanto tempo teve para decidir?
  • Quais foram as consequências da decisão?

Liderança

Em especial os gestores, é claro, precisam ter a competência da liderança. Por meio dela, o profissional organiza, coordena, direciona e motiva uma equipe. Durante a entrevista por competência, o recrutador pode identificar essa habilidade com a ajuda dos questionamentos:

  • Já passou por alguma situação em que precisou assumir o papel de líder?
  • Quais desafios enfrentou?
  • O que fez para vencê-los?
  • Como se comportaram os que foram liderados por você?

Trabalho em equipe

Um time dividido não consegue atingir bons resultados. Pelo contrário, empresas bem sucedidas são as que possuem equipes colaborativas. 

Dessa forma, se alcança uma melhor produtividade, qualidade e desempenho. Para reconhecer se um candidato tem a competência do trabalho em equipe, o recrutador pode perguntar:

  • Você gosta de trabalhar com outros profissionais?
  • Já trabalhou em equipe?
  • Qual foi a contribuição que você deu para o sucesso do time?
  • Como foi o relacionamento com os outros colaboradores?

Responsabilidade

A responsabilidade é uma competência muito desejada nas empresas. Por isso, colaboradores responsáveis são muito valorizados em entrevistas por competências. 

Além de, no geral, terem uma boa autoestima, esses profissionais contribuem para a ordem e o cumprimento de prazos das atividades e projetos.

Essa competência pode vir à tona por meio das seguintes perguntas:

  • pode descrever uma ocasião em que foi responsável por uma tarefa?
  • O que fez para ser cumprida no prazo?
  • Quais foram os resultados alcançados e a qualidade final do projeto?

Habilidades técnicas 

Como dito, a entrevista por competência ajuda na identificação das habilidades técnicas. Hoje, as mais procuradas são as digitais (programadores, designers etc.). 

A razão principal é o aumento do uso de tecnologias nas empresas – tendência impulsionada pela transformação digital.

Para determinar se um candidato tem essa competência, o recrutador pode fazer questionamentos, como:

  • Fale sobre uma situação em que usou habilidades técnicas em seu trabalho.
  • Como contribuiu para o sucesso da tarefa?
  • Você costuma atualizar os seus conhecimentos profissionais por meio de especializações?

O que deve ser preparado antes e depois da entrevista?

Para avaliar capacidades de maneira eficaz, é importante que os entrevistadores façam um planejamento das etapas da entrevista por competência: antes, durante e depois. 

Em cada uma dessas fases, existem estratégias que podem ser inseridas para o alcance dos melhores resultados. A seguir, apontamos algumas ações a serem aplicadas.

Quais competências vão ser avaliadas? 

Para descobrir as competências a serem avaliadas no processo seletivo, é necessário entender quais são os valores, objetivos e cultura da empresa. Além disso, o recrutador deve ter bem em mente quais habilidades são importantes para a função, cargo e equipe.

Essas informações podem ser conseguidas por meio de pesquisas com líderes, colaboradores e gestores das diversas áreas internas.

Todos os dados obtidos precisam ser registrados em documentos com a finalidade de direcionar futuras entrevistas por competência.

Apresentação da vaga voltada para as competências

Para atrair os candidatos ideais, a descrição das vagas deve informar o tipo de competência desejada pela empresa. Essa informação pode ser exibida com outros detalhes do anúncio. O importante é que tenha um destaque especial para ficar bem claro para os candidatos.

Em seguida, o anúncio da vaga será postado em redes sociais, visível no site da empresa e disponível em plataformas de emprego. Quanto maior for a divulgação, mais fácil será encontrar profissionais alinhados com as competências desejadas.

Desenvolva bem as perguntas

Outra estratégia importante é o desenvolvimento de perguntas. Esses questionamentos devem refletir as preocupações da empresa em relação ao profissional que ocupará o cargo. Todas as perguntas devem ser inseridas em um roteiro que será utilizado pelos entrevistadores.

Como dica valiosa, podemos aconselhar que o roteiro tenha, pelo menos, duas perguntas para cada habilidade selecionada. Conforme citado nos tópicos anteriores, os questionamentos devem ser pensados de um modo que faça o candidato falar sobre o uso das competências em experiências profissionais anteriores .

Analise bem as respostas

Durante a entrevista por competência, o roteiro ajuda o entrevistador a focar nas respostas do candidato em vez de se preocupar em formular a próxima pergunta. É possível adicionar questões fora dos planos, mas sempre focando em aprofundar o conhecimento sobre a competência e não satisfazer alguma curiosidade.

Essa união de atenção às respostas com perguntas bem direcionadas, ajudará a melhorar a análise dos entrevistadores durante e após as entrevistas. Para facilitar o nível de compreensão das análises, as respostas podem ser dadas por meio da metodologia net promoter score (NPS).

Funciona assim: o recrutador dá uma nota de 0 a 5 para a resposta do candidato. Sendo o “0” um baixo nível de aprovação e o “5” uma excelente aprovação.

Faça uma mensuração do resultado

Após a realização das entrevistas, os recrutadores precisam mensurar os resultados obtidos. A finalidade dessa prática é identificar falhas, pontos positivos, detalhes que precisam ser melhorados e potencializados. 

Nesse momento, algumas perguntas serão de ajuda, como:

  • A entrevista ajudou a contratar o profissional adequado?
  • O processo foi tranquilo e prático ou estressante e confuso?
  • Fizemos uma pesquisa com os candidatos que não foram aprovados para colher feedbacks visando a melhora das próximas entrevistas?
  • Preparamos mensagens e e-mails para os candidatos não aprovados e os aprovados apenas nas primeiras etapas?

Novamente, os entrevistadores podem utilizar a metodologia NPS para a mensuração de resultados. Em especial, nas pesquisas realizadas com os candidatos que participaram de uma ou mais fases do processo seletivo.

A entrevista por competência se adequa em todos os recrutamentos?

Embora seja muito eficiente, a entrevista por competência não se aplica em todos os tipos de recrutamentos. Como assim? Como dito, esse tipo de entrevista visa a identificação das habilidades, conhecimentos e atitudes comportamentais dos profissionais.

Sendo assim, é ideal para identificar futuros colaboradores para vagas nas quais o fit comportamental pesa mais do que as habilidades técnicas. 

No entanto, em funções mais técnicas, que não exigem muitas competências relacionadas com interações sociais, as entrevistas por competências não são as mais adequadas.

Isso não quer dizer que a entrevista por competências não pode ser utilizada. Por exemplo, em determinada etapa do recrutamento, o entrevistador pode usar para identificar determinada habilidade, como o raciocínio lógico. Porém, a prioridade precisa ser os testes técnicos.

Outras entrevistas continuam válidas?

Todos os tipos de entrevistas que existem cumprem um determinado objetivo. Atualmente, as empresas utilizam as seguintes modalidades:

  • Técnica – avaliação de conhecimentos específicos;
  • Estudo do caso – análise de um problema ou situação que acontece na empresa;
  • Simulada – avaliação da capacidade do profissional de avaliar o seu próprio perfil profissional;
  • Coletiva – vários candidatos são entrevistados para identificar qual deles se sobressai;
  • Painel – diversos entrevistados abordam o mesmo candidato para se obter diferentes avaliações.

O segredo para o sucesso dessas entrevistas é o alinhamento com as necessidades do processo seletivo, os requisitos de um cargo e os desejos da empresa em relação à composição da sua equipe.

As competências profissionais continuarão a ser muito valiosas para as organizações do futuro. Hoje, muitas áreas já enfrentam disputas por profissionais com competências importantes para as empresas. Sendo assim, podemos afirmar que a entrevista por competência será cada vez mais relevante. 

O que achou do nosso artigo? Entendeu o que é, as vantagens e como realizar a entrevista por competência na área de recrutamento da sua empresa? Então, aplique agora mesmo a avaliação de competências. Baixe gratuitamente o Template Avaliação de desempenho por competência.

New call-to-action

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!

[GUIA DO RH/DP]Entenda como cuidar da sua saúde emocional e desenvolvimento profissional

Profissionais do RH e DP precisam cuidar da própria saúde emocional e carreira para ajudar outros da empresa a fazerem o mesmo. Pensando nisso, em parceria com a Mereo, desenvolvemos esse Guia super completo! 🥰