Recursos humanos nas organizações: importância e impactos

Recursos humanos nas organizações: importância e impactos

Tempo de leitura: 6 minutos

Com a transformação digital e a entrada da geração Z no mercado de trabalho, o RH está modificando a sua forma de atuação. Antes, era uma área predominantemente operacional. Hoje, o impacto dos recursos humanos nas organizações é de ordem estratégica.

Quer organizar o RH da sua empresa? Baixe o material GRATUITO e realize o planejamento de Contratações, Desligamentos e Benefícios, aprenda como fazer o Orçamento de Salários, Encargos e Benefícios e ainda tenha acesso a dicas e cuidados para evitar erros!

Por isso, as empresas estão investindo cada vez mais em gestão de pessoas, tanto no nível macro do negócio, com ações de endomarketing e employer branding, como no relacionamento direto entre liderança e liderados. Assim, o RH está assumindo novos desafios e está se ressignificando: não é mais um departamento de custos, mas de retorno para o negócio.

Se você quer saber mais sobre o papel estratégico do RH, continue a leitura! Vamos lá?

Importância dos Recursos humanos nas organizações

O impacto da área de recursos humanos nas organizações é um dos itens que deve ser levado em consideração na hora de realizar um plano de ação empresarial. Trazendo benefícios que vão desde a motivação de funcionários até a descoberta de novos talentos para equipes de trabalho, esse setor pode contribuir bastante para que uma organização atinja seus objetivos e melhore sua rotina.

Recebendo apoio e orientação, gerentes e administradores de grandes grupos podem ficar mais próximos de bons resultados, tendo em vista que uma boa gestão de RH pode executar melhor tanto ações já propostas como contribuir para o desenvolvimento de novos projetos.

O diagnóstico corporativo é essencial para os negócios

Determinando caminhos, cursos e ações, o setor de recursos humanos forma as estratégias que devem ser seguidas para que a empresa atinja os objetivos almejados. Para que essa definição de projetos seja a correta e apresente bons resultados, toda a organização deve ser cuidadosamente analisada. Dessa forma, é possível identificar os pontos positivos e negativos da empresa, definido, assim, as fraquezas que exigem maior atenção dentro da estratégia.

Para que o impacto dos recursos humanos nas organizações seja positivo, a análise das necessidades da organização deve ser feita a partir do topo da hierarquia da empresa, podendo indicar, com uma visão mais ampla, as falhas a serem corrigidas. É também nesse setor onde a implementação das ações definidas na estratégia deve ser iniciada, possibilitando a realização do que foi proposto em toda a organização de maneira integrada.

Impacto dos recursos humanos nas organizações

Vale lembrar que a empresa deve estar sempre atenta para valorizar e reconhecer o trabalho tanto de equipes quanto o esforço individual de funcionários e que as estratégias de recursos humanos sempre deverão fazer parte do plano de ação das organizações, possibilitando melhorias no ambiente de trabalho e, consequentemente, nos resultados atingidos. Abaixo, confira quais são os principais impactos dos recursos humanos no planejamento estratégico de uma empresa!

1. Contribuir para previsões de gastos

No início do nosso artigo, falamos sobre a mudança do papel do RH: de uma área conhecida como custos “necessários” para uma que é sinônimo de investimento. Para que isso de fato aconteça no seu negócio, é essencial que o orçamento do departamento de RH seja feito em determinados períodos de tempo e, principalmente, que metas sejam estabelecidas.

Além disso, vale reforçar que é necessário que nesse estudo estejam orçados não somente os custos com a folha de pagamento, mas os valores previstos para investimentos em ações de employer branding, treinamentos, processos seletivo e, inclusive, uma previsão de custos com turnover.

Ao decorrer do ano, essa conta precisa ser monitorada e as ações mensuradas: sempre com o intuito de atingir a meta e, de preferência, sempre ficar abaixo do previsto. Não deixe de contar com as ferramentas de people analytics e sempre faça o cálculo do ROI no RH. Esse indicador é um dos principais para comprovar a eficiência da aplicabilidade do planejamento estratégico do seu negócio.

2. Planejar o desenvolvimento dos colaboradores

Os millennials e os zoomers buscam trabalhar em empresas que se preocupam com o desenvolvimento de suas respectivas carreiras. Por isso, o investimento no desenvolvimento de colaboradores é um diferencial competitivo para a sua marca. Isso vale tanto para a atração de talentos tanto para potencializar o resultado do desempenho financeiro da corporação.

3. Antecipar as demandas de novos profissionais

A antecipação das demandas de novos profissionais, como a necessidade de capacitação das novas gerações, é um dos motivos que justificam o impacto dos recursos humanos no desenvolvimento da estratégia da sua empresa. Por meio da análise de dados coletados internamente, é possível desenvolver um estudo preditivo, identificando padrões e tendências dos seus colaboradores.

Dessa forma, a sua organização consegue construir e aplicar ações que possam surpreender os profissionais, principalmente os novos que estão chegando. Aqui, o conceito-chave é a experiência do colaborador, que, assim como a experiência do cliente, tem por objetivo garantir uma jornada de carreira diferenciada para os profissionais que fazem parte da sua empresa.

4. Entender melhor a demanda do mercado

As empresas contratam pessoas para executar funções e processos, não é mesmo? Hoje, as organizações já possuem ciência do papel estratégico dos seus colaboradores para o sucesso dos negócios. Assim, o setor de RH está trabalhando também para conhecer as demandas do mercado. Afinal, o que os novos profissionais do mercado querem?

Se você já atua na área ou se é um proprietário, com certeza, tem observado as diversas mudanças que estão ocorrendo nas organizações quando o assunto é o capital humano. Cada vez mais as empresas estão assumindo um posicionamento humanizado e desenvolvendo soluções inovadoras como resultado do gerenciamento inteligente de pessoas.

A entrada de novos benefícios, além do plano de saúde e do vale alimentação, a possibilidade de fazer trabalho home office ou com uma jornada flexível são exemplos do reposicionamento das empresas. Isso mostra o impacto dos recursos humanos para a performance e a percepção da marca, tanto por colaboradores como por clientes.

Agora que você sabe o quanto o RH é importante para os seus negócios, com certeza essa área vai assumir um papel de protagonista na sua empresa, não é verdade? O impacto dos recursos humanos nas organizações é inegável. Por isso, é um departamento que precisa assumir, de fato, o seu papel estratégico para o crescimento dos negócios.

Para conseguir transformar o RH de sua empresa, é essencial que você acompanhe as novidades do segmento. O que acha de assinar a nossa newsletter? Assim, você vai receber conteúdos personalizados!

banner_post_planejamento_orcamento_rh

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *