Como melhorar o clima organizacional?

Marcelo Furtado
Cultura Organizacional
  3 min. de leitura

5 dicas para melhorar o clima organizacional

  • Benefícios individualizados
  • Visitas de parentes à empresa
  • Flexibilidade de horários
  • Programas de saúde
  • Programas sociais

Continue a leitura e entenda cada dica em detalhes!

Para que haja o bom funcionamento e a produtividade constante de uma empresa, é necessário que haja, também, harmonia entre os seus funcionários e colaboradores de diferentes posições hierárquicas. Por isso, cada vez mais companhias se dedicam a descobrir como anda o clima organizacional em suas dependências – buscando coletar os dados que podem fornecer ideias para tornar o ambiente de trabalho melhor e mais agradável, possibilitando uma aproximação cada vez maior entre os funcionários e, consequentemente, uma atuação mais eficiente e produtiva.

No entanto, ao contrário do que muitos gestores e líderes possam imaginar, compor um clima organizacional mais agradável nem sempre é uma tarefa tão complicada, e há uma variedade de fatores simples e práticos que podem ser bastante benéficos para a formação de um ambiente de trabalho tranquilo e com mais sinergia entre profissionais.

Confira, a seguir, cinco boas maneiras para subir o nível de satisfação de funcionários e compor um clima organizacional mais harmonioso:

  1. Benefícios individualizados
    Colaboradores com o poder de escolher os benefícios corporativos que lhe são mais adequados são mais satisfeitos, já que têm suas particularidades respeitadas e, com isso, podem se adequar melhor ao ambiente de trabalho.
  2. Visitas de parentes à empresa
    Empresas que permitem que os parentes de seus funcionários conheçam suas dependências ganham vantagem, pois, dessa forma, além de o colaborador se sentir mais inserido, sua família passa a entender melhor as tarefas desempenhadas por ele – formando uma certa harmonia entre vida profissional e pessoal.
  3. Flexibilidade de horários
    Este item é um dos mais importantes para que haja o equilíbrio entre vida pessoal e profissional nos dias de hoje – tornando-se indispensável para a formação de um ambiente de trabalho com colaboradores satisfeitos.
  4. Programas de saúde
    Empresas que incentivam seus colaboradores à praticar exercícios físicos e promovem ginástica laboral contam com profissionais mais bem dispostos para produzir e trabalhar em equipe.
  5. Programas sociais
    Incentivar projetos que ajudem no desenvolvimento de comunidades próximas, por exemplo, também pode ser uma boa maneira de ajudar na interação entre colaboradores e no seu nível de cooperação durante o dia-a-dia de trabalho.

Imagem: reprodução

New call-to-action

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!