Reconhecimento de funcionários: como usar para motivação?

Marcelo Furtado
Employer Branding
  7 min. de leitura

As vantagens do reconhecimento de funcionários vão desde uma maior motivação para trabalhar até o aumento da produção, tendo em vista que os empregados encontram mais facilidade para realizar novas tarefas e chegar mais perto de atingir suas metas individuais de carreira por meio de recompensas positivas.

Profissionais no comando de grandes grupos de empregados que implementam esse tipo de técnica em suas empresas já identificam os resultados dessa estratégia, que também faz com que o próprio gerente seja reconhecido e exaltado por seus funcionários. Para saber os impactos dessas ações, continue a leitura!

Relação entre reconhecimento e motivação

Incentivando o trabalho e a produção dos colaboradores por meio da motivação, o reconhecimento de funcionários encoraja de forma profissional as pessoas de grande talento em ambientes de trabalho competitivos. Com isso, a chance de atrair bons profissionais e formar grupos eficientes fica maior, o que contribui bastante para o sucesso da empresa e para o retorno dos investimentos feitos em novos talentos.

Administradores que queiram implementar tais ações em suas empresas devem incluir em suas agendas um período de tempo diário para a análise do trabalho dos seus funcionários, para que possam identificar oportunidades de reconhecimento e não deixar de fora da lista quem mereça atos de incentivo.

Com a prática da observação, os gerentes passam a ver de maneira mais clara as chances de reconhecimento de funcionários e acabam entendendo que quanto mais pressão e demanda tiver um empregado, maior deve ser a atenção no seu incentivo.

Impactos das ações de reconhecimento de funcionários

Os benefícios que a prática de reconhecimento de funcionários, como parte da política interna e da cultura organizacional, é capaz de trazer para a empresa não podem ser reduzidos apenas ao aumento da motivação entre os colaboradores.

Identificar os funcionários que apresentam uma dedicação maior e apoiar esse tipo de comportamento traz outros impactos positivos capazes de mudar totalmente os rumos da empresa. Destacamos aqui os principais.

1. Aumento da produção

O aumento da produção pode ser visto quase como uma consequência dos trabalhadores mais motivados. A verdade é que as tarefas são realizadas em menor tempo e com mais qualidade com índices de engajamento maiores.

Um erro comum cometido entre os gestores é acreditar que esse incentivo se traduz apenas a aumentos de salários ou bônus financeiros. Mais do que isso, é preciso demonstrar que a organização vê esse esforço a mais, que acredita nas habilidades desse profissional e que oferece um espaço propício para que ele se desenvolva e cresça profissionalmente. Quanto mais investimentos nesse reconhecimento, maiores serão os índices de envolvimento e de produtividade para os colaboradores.

2. Melhoria do clima organizacional

Poucas coisas são tão prejudiciais ao ambiente laboral do que a falta de reconhecimento. Quando um profissional percebe que a empresa não reconhece o seu esforço, ele começa a fazer apenas o mínimo, realizando as tarefas com um certo comodismo.

Isso cria um clima organizacional sem as características que impulsionam o desenvolvimento da corporação, fadando-a à estagnação.

3. Aumento da retenção dos funcionários

Ao saber que são reconhecidos pela empresa, os colaboradores têm uma satisfação muito maior em executar as tarefas e vislumbram chances de crescer profissionalmente e alcançar cargos mais altos dentro da hierarquia corporativa.

Isso provoca um aumento na retenção dos colaboradores, que diante de um ambiente promissor e que enxerga a sua alta capacidade de desenvolvimento, tendem a trabalhar para a mesma empresa por muito mais tempo.

4. Melhora na atração de talentos

Contratar bem é uma preocupação de todas as empresas. Afinal, o quadro de funcionários é o maior ativo de uma organização e, para contar com pessoas bem preparadas e capazes de trazer inovação e bons resultados, é preciso investir na construção de uma boa marca empregadora, ou seja, em uma imagem positiva da empresa como local de trabalho.

Para isso, a impressão dos funcionários é essencial. Em um ambiente que reconhece seus empregados e busca sempre motivá-los, essa imagem é muito mais bem trabalhada, fazendo com que os colaboradores atuais falem bem da corporação para as outras pessoas e ajudem a divulgar a marca empregadora nas redes sociais. A atração das pessoas mais preparadas do mercado torna-se, então, algo natural e que reforça a presença da organização diante dos concorrentes.

A motivação de funcionários tem no receio dos gestores a sua maior barreira

A motivação de funcionários se torna cada vez mais importante para incentivar o trabalho e a evolução de empregados dentro de grandes empresas. No entanto, mesmo com provas de que estratégias de reconhecimento realmente funcionam, muitos administradores ainda não implantam ações deste tipo.

Na maioria das vezes, a ausência dessa ferramenta de motivação de funcionários no ambiente de trabalho está ligada ao receio dos gerentes que comandam grandes equipes, que não acreditam nos resultados de tais técnicas ou não sabem como executá-las de maneira adequada.

Segundo uma pesquisa feita pelo Dr. Bob Nelson – especialista em ações de reconhecimento no ambiente empresarial – a falta de confiança na execução de ações de motivação pode ser citada como um dos principais motivos que levam um administrador a evitar o uso dessas estratégias.

A falta de tempo, a descrença em resultados positivos, o medo de deixar alguém de fora e a falta de suporte da empresa em questão também são itens que fazem parte da lista de barreiras, freando a aplicação de técnicas que promoveriam a motivação de funcionários pelo reconhecimento de seu trabalho.

De acordo com o especialista, boa parte dessa lista de motivos é usada por gerentes apenas como desculpa para não implementar as ações, tendo em vista que, grande parte dos profissionais em posição de comando não crê na importância do reconhecimento de empregados e nem nos resultados dessa estratégia.

Considerando que tais ações podem ajudar tanto a facilitar o trabalho de funcionários como a receber feedbacks com maior frequência e objetividade, é importante que gerentes e administradores sejam devidamente informados sobre como esse tipo de estratégia funciona na prática, tendo uma visão mais ampla e real das possibilidades.

Aprendendo mais sobre as consequências das ações, estes profissionais podem elaborar maneiras cada vez melhores de mostrar o apreço pelo trabalho de sua equipe, usando, inclusive, a opinião dos próprios trabalhadores para descobrir novas formas de reconhecimento.

Neste post, você pôde entender a importância do reconhecimento de funcionários e como essa preocupação tende a valorizar ainda mais a empresa. Investir nessa prática até que ela se torne inerente à organização e aos gestores só reforça a marca de maneira muito positiva.

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