Tendências de RH para 2020: fique por dentro das principais novidades

Tendências de RH para 2020: fique por dentro das principais novidades

Tempo de leitura: 6 minutos

Você já sabe quais são as principais tendências de RH para 2020? Uma característica muito particular dos serviços dessa área é a necessidade de acompanhamento das novidades tecnológicas e legislativas.

Quer ficar por dentro de todas as Tendências de RH? Baixe o eBook GRATUITO e entenda como aproveitá-las na sua empresa, tornando-a mais produtiva e competitiva!

O gestor precisa ficar atento, pois já estamos na metade do ano e até dá para notar algumas mudanças no setor. Então, o ideal é acompanhar todas as possibilidades de alterações e perspectivas futuras para manter a excelência do seu trabalho.

As novidades, principalmente tecnológicas, precisam ser acompanhadas bem de perto. Neste post, você terá a oportunidade de conhecer as principais tendências de RH para 2020. Acompanhe!

Transformação digital e as principais tendências de RH

A transformação digital representa uma revolução nos modelos de serviço que impactou todos os segmentos. Não é diferente com as rotinas dos setores de recursos humanos.

Tecnologia e inovação são os principais aspectos dessa nova realidade, principalmente impulsionadas pela aquisição e uso massivo de smartphones e computadores, além da popularização da internet.

Mais precisamente no RH, esse reflexo pode ser observado em soluções tecnológicas para controle de descontos e proventos da folha de pagamento, departamento pessoal, processos de recrutamento e seleção virtuais, além de outras novidades.

Atualmente, por conta do momento vivido pela pandemia de COVID-19, essa transformação se tornou ainda mais evidente e impositiva, já que a maioria das empresas se viu obrigada a estabelecer modelos home office e aplicar tecnologias de controle de pessoal à distância. Veja agora as principais tendências tecnológicas.

1. Admissão digital

A admissão digital pode ser muito interessante para alcançar talentos distantes geograficamente. Dessa forma, uma contratação para uma atuação importante de um colaborador que more em outro estado ou até país pode ser feita de maneira digital e permitir que a empresa tenha aquele perfil qualificado ao alcance.

Atualmente, por meio dos processos de recrutamento e seleção virtuais é possível segmentar ao máximo o perfil de busca, fazendo com que o sistema retorne somente os melhores perfis para as necessidades da empresa. Todo o trâmite da contratação pode ser realizado de forma digital.

2. SaaS para gestão de processos

SaaS é um modelo de gestão que prioriza o uso de softwares como serviço na gestão de processos (Software as a Service). Ou seja, é uma maneira de implementar os serviços por meio de soluções digitais na empresa.

Dessa forma, todas as rotinas mecânicas do setor são substituídas por soluções digitais que privilegiam acesso em nuvem, segurança da informação e otimização de processos.

Dentro desse modelo a ideia de cloud computing, que significa computação na nuvem, encontra ainda maior destaque nesse cenário de tendências de RH já que é uma maneira de economizar verba em gastos de estruturas físicas e garantir integridade dos dados empresariais.

3. RH digital

O conceito de RH digital assevera uma mentalidade totalmente voltada para a tecnologia no controle de demandas e burocracias do setor de RH. Essa conscientização voltada para uma gestão de dados objetiva digitalizar todas as rotinas como:

  • planilhas de férias;
  • processos seletivos;
  • benefícios de funcionários;
  • aprimoramento de processos;
  • avaliação de desempenho;
  • análise e acompanhamento de resultados;
  • entre outras.

4. RH mobile

Outra das melhores tendências de RH — até mesmo dentro da ideia de RH digital — é o conceito de RH mobile que privilegia o uso de smartphones para flexibilizar acessos e controles tanto para funcionários como para gestores.

A portabilidade desse aparelho facilita muito a manutenção do serviço em praticamente qualquer lugar de atuação. Nesse sentido, aplicativos mobile de RH tendem a fornecer uma estrutura básica de operação para execução em celulares das rotinas de RH.

5. Gamificação

A gamificação é uma ferramenta interessante para despertar proatividade em colaboradores, elevar a motivação e dar dinamismo ao desempenho. Essa forma de contato com os colaboradores tem sido considerada uma maneira muito mais amigável de estimular performances mais desafiantes.

Por meio de softwares desenvolvidos em forma de games, é possível oferecer quizzes, games com ultrapassagem de fases e conquista de desafios, problemas e soluções com conquistas de premiações.

Isso tudo pode ser feito de forma digital, individual ou coletivamente oferecendo benefícios tanto para funcionários como para gestores que têm a oportunidade de avaliar os resultados dessas gamificações e estudar correções e melhoramentos na performance e na competitividade.

6. Ferramentas de comunicação

Os murais de comunicação online podem funcionar como uma excelente ferramenta de comunicação interna assumindo a função de lembretes, avisos, aniversariantes do mês e aviso de novas normas trabalhistas.

O software de RH também pode funcionar no trabalho remoto para a comunicação interna com chat exclusivo onde colaboradores e gestores interagem em salas digitais que simulam os espaços físicos.

7. Monitoramento da jornada home office

Um fator importante imposto pelo momento vivido por conta da pandemia de COVID-19, foi a necessidade de implementação de modelos de trabalho home office.

Como impacto dessa transformação, alguns dos controles sofreram alterações importantes como a gestão de horas que pode até ser substituída gradualmente por controle de atividades e resultados.

Essa forma de trabalho acaba trazendo novas métricas e formas de gestão para que se mantenha um nível de excelência nas performances dos colaboradores e eles possam usufruir da flexibilidade do modelo home office.

O aprimoramento do setor de RH

Com todos esses fatores constatados nos últimos anos, o departamento pessoal e a gestão de RH ganharam consideráveis recursos de aprimoramento de procedimentos e rotinas de trabalho.

Por consequência de toda a revolução digital vivida na área, o setor se tornou mais estratégico alinhando suas perspectivas aos planejamentos de negócio das empresas.

Esse impacto pode ser observado como um todo no setor, já que auxilia na obtenção de melhores números e resultados. Como meio para isso, o desempenho de novos colaboradores, ou até times inteiros, pode ser otimizado por meio de tomadas de decisão mais inteligentes e treinamentos e desenvolvimentos mais eficazes.

Chegamos ao final do nosso post. Você teve a oportunidade de conhecer os principais temas a serem acompanhados de perto por gestores de RH para aprimorarem o seu serviço. Para completar o seu conhecimento e organização em 2020, aproveite para baixar o nosso e-book sobre como organizar o seu DP em 2020!

Ebook RH em 2020: Guia completo para você se preparar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *