O impacto da tecnologia na gestão de recursos humanos das empresas

Marcelo Furtado
Gestão estratégica de RH
  13 min. de leitura

A tecnologia em gestão de recursos humanos oferece oportunidades para que empresas e profissionais reavaliem o desenvolvimento de seus processos, organizando e otimizando tarefas para transformarem seu RH em estratégico. 

Além de permitir mais agilidade e precisão nas funções do setor de RH, essas ferramentas também podem influenciar na percepção de performances de colaboradores. 

Neste conteúdo, você saberá quais são esses recursos, como é possível implementá-los na rotina e encontrará motivos para aplicar essas inovações tecnológicas no seu setor. 

Sobre o que estamos falando:

  • A tecnologia em gestão de Recursos Humanos potencializa o setor a ser mais produtivo, dinâmico e eficiente;
  • Saber quais ferramentas utilizar e como implementá-las na rotina do RH é o diferencial corporativo que você precisa ter;
  • A Convenia te ajuda a descomplicar o setor através das duas inovações tecnológicas específicas para gestão de RH. Conheça nossas funcionalidades e faça um teste grátis!

Por que a tecnologia em gestão de Recursos Humanos é essencial para as empresas?

O RH é um setor que, quando não gerenciado corretamente, pode se tornar extremamente burocrático, complexo e engessado. 

São tantas tarefas diferentes para administrar, indo desde recrutamento e seleção até comunicação e endomarketing, que sem a ajuda da tecnologia em Recursos Humanos os processos não andam. 

Consequentemente, a empresa não consegue crescer ou até mesmo sobreviver, já que os profissionais gastam muito tempo com operações burocráticas e lentas, enquanto poderiam otimizar, agilizar e reduzir erros com a implementação de um software para RH. 

Atualmente, o mercado oferece muitas opções de ferramentas, sistemas e plataformas.  Tarefas como atração de talentos, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, entre outros processos da gestão de pessoas, precisam da tecnologia para alcançar os objetivos da empresa e para atingir resultados mais assertivos.

Por isso, as novas soluções tecnológicas para o setor auxiliam a área de modo geral, facilitando a vida dos profissionais e desburocratizando o RH. Todos esses fatores proporcionam um setor mais estratégico e alinhado às expectativas da empresa. 

Principais ferramentas da tecnologia em RH

Assim como em qualquer outra área, o setor de recursos humanos conta com inovações que mudam o jeito de trabalhar, bem como as tendências de tecnologia que vão facilitar suas tarefas. 

1. Utilização de nuvem 

Hoje, o RH lida com dados sigilosos e que refletem a competitividade de toda a empresa. Por exemplo, quais os benefícios de cada talento da empresa, e o orçamento total que isso impacta o RH?

Um dos locais mais práticos e seguros para arquivar essas informações é a nuvem, que nada mais são servidores online, com grande capacidade de armazenamento de dados. 

Quando feito da maneira correta, o armazenamento de informações na nuvem  (clouds) pode ser ainda mais seguro que outros tipos de provedores, como o formato presencial de arquivamento.

O grande diferencial está nos novos mecanismos de engenharia, que permitem tornar o acesso mais ágil, acertado e confiável para os gestores.

3. Ferramentas de Inteligência Artificial

Não é de hoje que se fala em inteligência artificial (IA). Os softwares são muito perspicazes e capazes de realizar grandes feitos utilizando a programação avançada, com agilidade e acerto fora do lugar-comum.

A inteligência artificial no RH já é capaz de tirar dúvidas dos candidatos, reconhecer emoções por meio de entrevistas em vídeo, automatizar a triagem de currículos com base em competências previamente definidas, tudo isso sem qualquer interferência humana.

Não por acaso, dados da Deloitte mostram que um terço das equipes de RH já contam com algum tipo de IA. A tendência é que esse número seja cada vez maior.

4. Big Data Analytics

A gestão de dados em grandes volumes é uma necessidade atual, visto que cada vez mais empresas estão digitalizando operações. O Big Data Analytics cuida justamente dessa parte, oferecendo ao RH a capacidade de planejar ações e recursos por meio de informações concretas e assertivas. 

Ele pode mostrar o desempenho dos setores, por exemplo, e de que forma potencializar os resultados das equipes. Esse tipo de análise faz toda a diferença para a competitividade da empresa diante do mercado. 

Para que haja eficiência dessa tecnologia, você deve implementar uma cultura de RH Data Driven no setor. Afinal, de nada adianta ter uma excelente organização das informações se os profissionais não são orientados a dados. 

5. Análise preditiva 

Prever o futuro deixou de ser ficção e agora é realidade para a gestão de RH. Com ferramentas de análise preditiva, você consegue antecipar resultados e comportamentos para melhorar ainda mais seus planejamentos estratégicos. 

Esse tipo de recurso utiliza mineração de dados, estatísticas, modelagem e inteligência artificial para encontrar padrões nos dados históricos e transacionais para então identificar riscos e oportunidades futuras. 

É possível, por exemplo, prever a rotatividade de funcionários, identificar talentos de alto potencial e otimizar a alocação de recursos humanos. Tudo para que sua tomada de decisão seja mais assertiva e eficiente. 

6. Automação de processos de RH 

A automação de processos de RH é focada em tarefas repetitivas, como, por exemplo, a gestão da folha de pagamento, administração de férias e licenças, gerenciamento de ponto e controle de acesso. 

Esse tipo de recurso é simples, prático e fácil de se incorporar à rotina. Normalmente, os softwares de RH já apresentam ferramentas de automação que permitem um aumento na produtividade, melhoria na comunicação, agilidade no cumprimento de prazos e otimização da competitividade. 

7. Plataformas de aprendizagem online 

O treinamento à distância é uma realidade para muitas empresas atualmente, principalmente aquelas que possuem modelos híbridos, home office ou trabalho remoto. 

As ferramentas de LMS (Learning Management Systems), permitem que o RH crie, distribua e acompanhe os programas de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores de forma virtual. 

Elas podem oferecer recursos como cursos em vídeo, testes, avaliações e relatórios de progresso, visando a centralização e democratização do aprendizado do colaborador e a facilidade do monitoramento das lideranças. 

8. Chatbots e assistentes virtuais

Você provavelmente conhece os chatbots e assistentes virtuais como ferramentas para dialogar com clientes e potenciais leads. Mas saiba que eles também são uma tecnologia para gestão de RH. 

Essas soluções utilizam inteligência artificial para oferecer um suporte automatizado e interativo a funcionários e candidatos. Por exemplo, você pode programar respostas para perguntas frequentes, fornecendo informações sobre políticas e procedimentos da empresa. 

Quais os benefícios da tecnologia em Recursos Humanos?

A tecnologia na gestão de Recursos Humanos pode trazer inúmeros benefícios para o setor. Confira abaixo os principais:

Facilidade para mensurar resultados

Um dos grandes benefícios proporcionados pela tecnologia no RH é a facilidade para mensurar resultados. Com ela, é possível medir o ROI com mais precisão e agilidade. 

Outros indicadores como taxa de turnover, taxa de absenteísmo e taxa de produtividade também podem ser mensurados com rapidez. Assim, é possível ter bases concretas para tomar decisões e realizar melhorias na gestão de pessoas.

A tecnologia em gestão de Recursos Humanos também pode ajudar os processos a chegarem em resultados mais assertivos. Exemplo isso é com o recrutamento e seleção, em que atualmente é possível avaliar os candidatos por meio de softwares que utilizam a inteligência artificial para encontrar os profissionais ideais e que mais se adequam à cultura da empresa. 

Maior controle de rotinas com a automatização

Outra vantagem é a automação dos processos do setor. As tecnologias eliminaram a papelada no escritório e as atividades manuais, que antes demandavam muito tempo para serem concluídas. 

Dessa forma, o RH pode focar nas ações estratégicas dentro da empresa. Afinal, os profissionais não irão mais passar horas preenchendo planilhas e realizando processos burocráticos repetitivos e manuais. 

Redução de custos

A tecnologia em gestão de Recursos Humanos também proporciona a redução de custos. Não é mais necessário o investimento com papéis e outros materiais que antes necessitavam de grande demanda. 

Vale lembrar que isso também torna a empresa mais sustentável, fator apreciado no mercado corporativo atual.

Além disso, os custos com treinamentos presenciais (locação, coffee break, etc.) e outras atividades do setor podem ser otimizados e substituídos pelas tecnologias. 

Os treinamentos online ainda podem ser reutilizados e acessados quantas vezes for preciso, diminuindo a necessidade de elaboração de um novo material todas as vezes em que o treinamento precisa ser aplicado novamente. 

Redução de erros

Há diminuição de erros quando o setor se transforma em RH digital. Planilhas manuais e processos repetitivos exigem atenção redobrada dos profissionais. Com a automação dos processos, é possível reduzir as falhas e evitar prejuízos para a empresa.

Otimiza processos de colaboração e comunicação 

Você bem sabe o quanto pode ser difícil gerenciar informações remotamente, ainda mais com os diferentes segmentos e equipes que existem na empresa. As inovações tecnológicas otimizam esse fator, gerando uma comunicação integrada na organização

Por meio delas, a construção coletiva de projetos é facilitada, auxiliando também na melhoria de relacionamentos interpessoais. 

Melhora a experiência do colaborador

Os benefícios citados anteriormente já são uma clara demonstração do quanto a experiência e satisfação dos funcionários melhora com o uso de tecnologias de Recursos Humanos e Departamento Pessoal. 

Há softwares, como a Convenia, que pensam sobre isso e fazem um portal do colaborador dedicado para acompanhamento de férias, holerite, descontos, benefícios, etc. Essa simples área na plataforma já garante mais autonomia para o público interno, desafogando o RH e melhorando o employee experience. 

Segurança de informações sensíveis da legislação 

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) obriga que empresas garantam a segurança de informações dos funcionários. Dados como PIS/PASEB, endereço residencial, número da conta bancária, etc., são sigilosos e precisam ser protegidos de ataques cibernéticos. 

Contar com uma tecnologia em gestão de RH que funciona em conformidade com a LGPD faz com que a empresa evite roubo de dados, sequestro, vazamento ou destruição de dados sensíveis. 

É personalizável para diferentes segmentos 

Pode ser que seu objetivo com as HR Techs seja ter mais indicadores para mensurar resultados de colaboradores internos e terceirizados. Ou então, que o Departamento Pessoal esteja sofrendo com a gestão de férias para pessoa física, pessoa jurídica, sócios, etc. 

Essas nuances existem e precisam ser consideradas na sua rotina. Ter uma tecnologia focada em gestão de RH possibilita a personalização de demandas e processos, permitindo que esses detalhes e necessidades particulares da sua empresa sejam incluídos nas operações.  

4 passos para implementar essas tecnologias no RH

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Confira abaixo os passos para implementar novas tecnologias no RH:

Mapeie os processos e identifique as necessidades

O primeiro passo é mapear as rotinas do setor e identificar quais são as necessidades atuais em cada uma delas. 

Analise as dificuldades dos profissionais, pesquise quais ferramentas tecnológicas podem auxiliar no alcance dos objetivos da empresa e quais, de fato, podem contribuir para melhorar os problemas encontrados. 

Envolva toda a equipe na inovação

Antes de implementar novas tecnologias no setor, é fundamental que toda a equipe esteja envolvida e ciente das inovações. 

Mostre aos colaboradores quais são as funcionalidades da nova ferramenta, quais serão os benefícios proporcionados e no que isso pode impactar positivamente a produtividade da empresa, o conhecimento pessoal e o avanço dos negócios.

Capacite os colaboradores

Ofereça suporte aos colaboradores que irão utilizar as novas ferramentas. Alguns profissionais podem ter dificuldades para se adaptar às novas tecnologias. 

Portanto, realize treinamentos e capacite toda a equipe. Mas lembre-se: processos de adaptação não são instantâneos. É necessário ter paciência e estar próximo dos colaboradores para esclarecer todas as suas dúvidas. 

Utilize um software de RH 

A utilização de softwares de RH pode trazer inúmeras vantagens para o setor e para toda a empresa. 

Para isso, procure um software de RH que tenha as informações centralizadas e que possua as funcionalidades ideais para atender às necessidades do setor. Além disso, seu uso deve ser prático para facilitar a vida dos profissionais e alcançar os resultados esperados.

Perguntas Frequentes

Quais são as tendências atuais em tecnologia para a gestão de recursos humanos?

O People Analytics é a principal tendência de gestão de RH, já que ele gera informações precisas, utiliza históricos, faz análises preditivas, entre outros. Por isso, é essencial ter uma cultura de RH Data Driven e tornar seus profissionais orientados a dados. 

Quais são as melhores práticas para a implementação de um sistema de gerenciamento de recursos humanos baseado em tecnologia?

Antes de tudo, é preciso analisar as necessidades da empresa, assim como o envolvimento dos colaboradores em toda jornada (desde a admissão até a demissão). Tendo o reconhecimento dos pontos a melhorar, você deve analisar a capacidade da tecnologia, se ela realiza integração com outros sistemas e se possibilita a personalização de tarefas. 

Quais são os principais desafios ao implementar tecnologia na gestão de recursos humanos?

O RH costuma ser um setor tradicional, com processos já estabelecidos há muito tempo. Por isso, resistência à mudança é um dos desafios encontrados na transformação digital da área. Além disso, a necessidade de treinamentos, integração de sistemas e segurança dos dados são outros pontos que normalmente geram dúvidas nos profissionais. 

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