O que é HR Tech? Entenda a importância

O que é HR Tech? Entenda a importância

Tempo de leitura: 9 minutos

As HR Tech são as startups que produzem softwares ou hardwares para automatizar, com soluções tecnológicas, muitas das funções que a área de Recursos Humanos faz hoje de forma manual ou com processos muito burocráticos. A sigla “HR” significa Human Resources, ou seja, Recursos Humanos.

 

Diversos movimentos surgiram nos últimos tempos como as Fintechs (para o mercado financeiro), Lawtechs (para o mercado jurídico) e a HR Tech ou RH Techs que são as startups que produzem softwares ou hardwares para automatizar muitas das funções que a área de Recursos Humanos faz hoje de forma manual ou com processos muito burocráticos.

As empresas de tecnologia estão revolucionando a forma como diversas áreas das empresas fazem suas tarefas rotineiras, eliminando custos, aumentando eficiência, diminuindo riscos operacionais e assim por diante.

Ao longo deste artigo vou descrever um pouco deste movimento e como a sua empresa pode tirar proveito dessas novas tecnologias. Acompanhe a cronologia das transformações!

O que é uma HR Tech?

HR vem de Human Resources, que significa Recursos Humanos em português. Já Tech, seria a abreviação de Technology, ou seja, tecnologia traduzido para a nossa língua. Essa tradução facilita o entendimento da solução como uma ferramenta para automatizar os processos de RH e otimizar a gestão.

Aprofundando o conceito, podemos afirmar que HR Tech (ou RH Tech) é um termo genérico que define todas as iniciativas de inovação tecnológica no mercado de Recursos Humanos.

A Primeira Onda – Apenas grandes organizações

O mercado de tecnologia para Recursos Humanos começou a se desenvolver com gigantes do mercado de software como SAP e Oracle que desenvolveram produtos para o mercado de grandes corporações.

Tentando resolver a complexidade das grandes empresas ao gerir seus colaboradores, esses softwares são completos, mas ao mesmo tempo complexos – tendo a necessidade de serem instalados e operados por especialistas.

A Segunda Onda – A grande revolução em HR Tech

Por volta do ano de 2012 começaram a surgir iniciativas de startups para o mercado de RH. São empresas que identificaram que não apenas grandes corporações tinham esse problema, mas todo o mercado – afinal de contas, gestão de pessoas acontece em qualquer empresa que tenha força de trabalho.

Softwares mais acessíveis, na nuvem (sem a necessidade de nenhuma infraestrutura) e com uma experiência de uso diferenciada (que não precisa ser operado por especialistas), começaram a surgir e a entrar de vez no gosto de gestores de pessoas do mundo todo.

No Brasil, a Convenia foi uma dos precursoras desse movimento, tendo lançado seu primeiro produto para gestão de benefícios ainda no ano de 2012 e evoluído desde então com soluções inovadoras na área de recursos humanos.

Porém, o sistema já contemplava todas as características de facilidade de uso, acessibilidade e automação de atividades do setor. Com o passar dos anos, mais empresas e iniciativas surgiram tanto no Brasil quanto no mundo, dando força ao movimento que hoje já é reconhecido mundialmente.

Quais são as principais inovações tecnológicas?

Como não poderia ser diferente, esse mercado atraiu os maiores investidores de tecnologia no mundo. Fundos como 500 Startups, Andreesen Horowitz, Khosla Ventures aportaram bilhões de dólares em iniciativas.

Estima-se que, apenas no ano de 2017, houveram mais de US$ 4 Bilhões em investimentos em empresas de tecnologia para RH no mundo todo. Podemos dividir essas aplicações em inovações em algumas grandes áreas. Veja.

HRIS (Human Resource Information System)

Esses sistemas, também chamados de “Coração do RH”, são tecnologias que permitem armazenar os dados dos colaboradores e automatizar as principais rotinas da área como: admissão, desligamento, entre outras tantas obrigações do departamento.

Convenia é a solução líder nesse segmento no Brasil, tendo sido a pioneira do mercado a oferecer uma solução em nuvem totalmente completa para a gestão de rotinas do Departamento Pessoal em empresas de pequeno e médio porte.

Folha de Pagamento (ou Payroll)

Talvez essa seja a principal rotina em gestão de pessoas, afinal ela acontecerá obrigatoriamente todos os meses. Por concentrar informações de diversas áreas (movimentações de colaboradores, comissionamento, promoções, etc) idealmente a sua solução de folha de pagamento está conectada ao seu software de gestão de informações (HRIS).

O principal desafio dos sistemas de folha de pagamento é manter a empresa aderente à legislação pagando todos os salários e encargos adequadamente. Como estes sistemas concentram um custo importante da empresa (na maioria das empresas, folha de pagamento é o custo número 1), é importante também que você tenha acesso a dados para fazer a gestão estratégica da área.

Gestão do Talento (ou Talent Management)

Gestão de talentos é um tema amplo para fazer as rotinas de recrutamento, seleção e desenvolvimento dos talentos da empresa. Os softwares mais comuns dessa área são os que auxiliam as empresas a publicar vagas e filtrar os melhores candidatos, podendo até organizar o fluxo do processo de entrevistas e testes. Esse mercado chama-se ATS ou Application Tracking Systems e é bem comum tanto no Brasil quanto nos EUA.

Gestão de Performance (Performance Management)

Como o próprio nome diz, são softwares de avaliação de desempenho. Ultimamente, esta área tem sofrido uma grande transformação para substituir as avaliações de desempenho periódicas (que ocorrem de tempos em tempos) para avaliações de desempenho contínuas.

Ou seja, se um funcionário fez algo bom ou ruim, há um ambiente para registrar continuamente esse feedback e permitir que, quase que em tempo real, o funcionário consiga melhorar seu desempenho ou se sentir reconhecido.

Employee Engagement (Engajamento de Funcionários)

Para aumentar a performance e melhorar o clima organizacional, há também os softwares de engajamento. Normalmente, esses sistemas oferecem soluções para melhorar a comunicação do time (endomarketing) e algumas plataformas oferecem componentes de gamification, ou seja, técnicas de games para motivar os funcionários a entregarem algum tipo de resultado.

Administração de Benefícios (Benefits Administration)

Se você oferece apenas Vale Transporte e Plano de Saúde, precisa repensar seu pacote de benefícios. Hoje em dia a grande oferta de provedores de benefício tem tornado a gestão mais complexa.

Softwares de gestão de benefícios auxiliam o RH a prospectar novos benefícios, movimentar seus colaboradores de forma otimizada e ainda analisar o uso para que o RH contrate benefícios cada vez mais aderentes ao seu perfil de funcionário.

O sistema Convenia oferece soluções específicas para isso que podem ser contratadas em conjunto com a plataforma de gestão de informações do RH da organização.

Quais são as vantagens em se aliar a uma HR Tech?

Muitos gestores não acreditam no potencial de uma HR Tech ou acreditam que essas soluções focam apenas em números e rotinas. Mas a verdade é que as tecnologias têm sido grandes auxiliares em insights, base para tomada de decisão e suporte para novas estratégias.

Há muitas vantagens na aplicação de tecnologias na gestão de RH. O ideal é buscar aceitação e encontrar sistemas inteligentes que possam contribuir com o setor. Veja agora algumas das principais vantagens.

Ter mais rapidez nos processos produtivos

Sabemos que o fluxo de trabalho cresce com o tempo, tanto em volume, quanto em complexidade. Sistemas digitais tendem a organizar esses processos e oferecer respostas mais otimizadas para a execução.

Pela velocidade de processamento e resposta, é natural que os fluxos comecem a ser executados com maior rapidez. Esse benefício é inegociável em tempos de transformação digital.

Reduzir erros operacionais e aumentar a eficiência

Sistemas de RH apresentam um nível de detalhamento muito alto. Esse fator geralmente contribui para gerar erros e trazer ineficiência. As soluções HR Tech contribuem para organizar a operação e identificar inconsistências ou baixos níveis de desempenho, ajudando o gestor a aplicar as melhores soluções.

Inovar na gestão de pessoas de forma colaborativa

Uma das qualidades mais importantes do HR Tech é a colaboração com a gestão de pessoas por meio de controle de engajamento e performance. Soluções integradas com people analytics permitem uso de inteligência artificial no RH, otimizando a atuação das pessoas em busca de máximo desempenho.

Colaborar com o gerenciamento de contratações

Outro fator importante se refere às respostas dadas por colaboradores, os gaps de desempenho e as necessidades de otimização. Esses dados são fundamentais para fornecer informações importantes para treinamento e desenvolvimento de colaboradores ou até novas contratações.

Sabemos que o processo de recrutamento e seleção é importantíssimo para evitar futuros problemas com índices fundamentais como o turnover. Além disso, quando esse processo é melhor embasado, melhora a integração do funcionário ao novo ambiente de forma muito mais rápida.

A transformação digital tem impactado profundamente todas as instituições. E com o setor de RH, essa realidade não é diferente. Diante desse cenário, aderir às tecnologias tem sido mais do que um diferencial e sim uma obrigação para manter-se competitivo no mercado.

Neste post, você entendeu o valor da HR Tech e como criar esse mindset digital pode ser crucial para enriquecer a sua gestão de RH. Também vimos um pouco da cronologia tecnológica e as principais inovações até hoje.

Agora que você entende melhor o conceito de HR Tech, aproveite a oportunidade e baixe o nosso e-book para descobrir como a tecnologia pode melhorar a gestão de RH!

Convenia - Gestão de RH incrivelmente simples

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *