Como Ferramentas de Workflow podem otimizar a rotina do RH e Departamento Pessoal

Marcelo Furtado
Gestão estratégica de RH
  13 min. de leitura

Já sabemos que a tecnologia é o futuro do RH e DP. Entre as diversas opções de avanço tecnológico, existem as ferramentas de workflow, consideradas essenciais para a automatização de processos dentro do RH e DP, auxiliando  para que nenhuma demanda passe despercebida. 

Na  realidade de múltiplas tarefas que os profissionais de RH e DP vivem inseridos, é muito importante contar com recursos que lembram prazos próximos e tarefas e até enviam mensagens automáticas para os colaboradores. Essas ferramentas tornam possível o cumprimento adequado de todas as atividades. 

Nesse conteúdo vamos explicar como ferramentas de workflow são capazes de facilitar o seu fluxo de trabalho e desafogar a quantidade de trabalho manual. Além disso, apresentaremos o ConveniaConecta e suas funcionalidades que vão alavancar os resultados do seu RH e DP:

Boa leitura!

Como funcionam as ferramentas de workflow? 

As ferramentas de workflow são maneiras de automatizar os processos e integrá-los a uma rotina que tenha ligações com outros setores e etapas das demandas. O intuito é facilitar o fluxo de trabalho, para que todas as responsabilidades daquela tarefa sejam cumpridas. 

Por exemplo, o setor de vendas precisa informar diversos dados ao restante das equipes, certo? Assim, o time de prospecção, qualidade, pós-vendas, suporte, etc, têm ciência daquela jornada operacional. 

No RH e DP não é diferente. As ações implementadas impactam diretamente na rotina das equipes, incluindo aquelas de integração na empresa – como eventos e mudanças na política do RH. 

As possibilidades de utilizar as ferramentas de comunicação interna são inúmeras. Algumas delas, são:

  • Denominar responsáveis para cada atividade;
  • Diminuição erros causados pela transferência manual de dados;
  • Integração de tarefas com outros setores;
  • Automação de lembretes, mensagens, notificações e e-mails;
  • Personalização das demandas;
  • Visualização de pendências e fácil organização do dia a dia.

Com isso, toda a instituição acaba tendo ganhos, como por exemplo ter aumento de produtividade, controle das atividades internas e dos processos de RH, otimização de operações, e muito mais. Implementar recursos que tornem a empresa cada vez mais digital e tecnológica é essencial, pois a torna mais preparada no futuro. 

Para o Recursos Humanos, as ferramentas de workflow são ainda mais necessárias, uma vez que apenas 3% dos RH’s brasileiros já passaram por transformação digital. Aplicar uma ferramenta de workflow na sua organização fará com que ela fique mais perto da digitalização total que a deixará à frente da concorrência. 

Qual o papel desta tecnologia no RH e DP? 

Você sabe que grande quantidade de prazos e diferentes obrigações fazem parte da sua rotina. São as férias de colaboradores vencendo, envio de responsabilidades fiscais para a contabilidade, aniversários dentro da empresa, entre inúmeras outras coisas. Ter uma ferramenta de workflow ajudará a ter mais assertividade, otimização e produtividade

Até porque, mesmo que a empresa utilize uma agenda ou planner que mantenha a organização dessas atividades, muitas vezes é difícil conferir tudo e se atualizar a cada instante sobre a próxima tarefa. 

Como os setores cuidam de diversas tarefas que não podem ter erros, os aplicativos para RH e DP facilitam muito esse dia a dia. Por meio deles, as notificações aos colaboradores, visualização das demandas diárias e lembretes dos prazos se tornam realidade. 

Por exemplo, vamos pensar apenas em uma de suas responsabilidades, como gerenciar a folha de pagamento. É preciso conferir horas extras, cartão de ponto, possíveis atestados e feriados, enviar todas essas informações para contabilidade, entre outros. 

São muitas operações para serem feitas, e é comum que algo passe despercebido. Ainda mais se houver muitos colaboradores para cuidar. 

New call-to-action

Um sistema de lembrete e de automação de mensagens serve justamente para evitar os esquecimentos e até mesmo o descumprimento de prazos. Com ele, é possível visualizar e seguir para os próximos passos sem dificuldade, e ainda integrar as tarefas com a contabilidade. 

A descomplicação da rotina é a principal vantagem de implementar a automação de processos de RH e DP. Mas ela não é a única, outros benefícios são sentidos, como: 

  • Endomarketing fortalecido;
  • Facilidade na criação de estratégias;
  • Profissionais cada vez mais inovadores, disruptivos e desenvolvidos;
  • Integração simples e rápida dos setores;
  • Cumprimento de datas de processos complexos;
  • entre outros. 

Por que usar o ConveniaConecta para configurar uma automação de processos? 

Pode ser que você tenha alguma dúvida sobre a automação de processos, seja pela crença de que é algo complicado ou experiências negativas do passado. Mas a gente entende essa dor! Por isso, desenvolvemos o ConveniaConecta visando a simplificação

Com o Conecta, qualquer pessoa pode utilizar o módulo, pois não  precisa ter conhecimento em programação para personalizar seus add-ons ou fluxo de integração. A verdade é que nossa extensão é intuitiva, contando com uma visualização ampla e recursos essenciais. 

Alguns benefícios que você vai encontrar usando o ConveniaConecta:

  • Evitar esquecimento de ações: nunca mais haverá atraso em aprovar férias, pagamento de hora extra, aumento de salário por promoção, ou mesmo comemorar aniversário de casa dos colaboradores, etc;
  • Facilidade para incluir na rotina: a possibilidade de personalizar todas as suas tarefas e integrá-las com o setor e responsáveis que forem necessários, faz com que o céu não tenha limites; 
  • Toque de mágica: descomplicar a rotina, resolver tarefas de forma simples, e ainda ter uma visualização integral da jornada de cada demanda é o sonho que vira realidade.

Mas além disso, há outras razões para você experimentar nossa extensão. Confira algumas delas! 

O RH e DP estão em constante evolução tecnológica 

Como visto anteriormente, a transformação digital é uma realidade e uma necessidade atual. Os softwares com recursos de automação já são uma tendência para os próximos anos, e ter uma ferramenta como o ConveniaConecta será a melhor forma de integrar os sistemas

Sabe aquelas mensagens automáticas no Whatsapp? Então, com o ConveniaConecta elas podem ser enviadas para notificar os colaboradores e o resto da equipe. Um exemplo prático é a possibilidade notificar seus colaboradores, via WhatsApp, quando o holerite estiver disponível na plataforma!

O benefício de utilizar nossa ferramenta de workflow é que você será capaz de integrar a empresa de diversas formas, sem ficar preso a vários sistemas

Ou seja, você não precisará ir atrás de automatizações para cada recurso que deseja aplicar. Isso é o melhor da evolução tecnológica que a Convenia oferece à sua empresa. 

É possível criar fluxos no RH e DP em poucos cliques 

Se há alguma tarefa repetitiva, a Convenia oferece a ferramenta mágica que cria uma nova conexão para que você não fique preso na repetição. O fluxo de trabalho entre os setores será facilitado, para que não haja excesso de processos que prejudicam a otimização do tempo. 

Além disso, a extensão lembra do que poderia passar despercebido, evitando assim qualquer falha ou atraso. Ou seja, você terá uma integração na empresa com um recurso simples e que permitirá o envio de mensagens e tarefas em poucos cliques.  

Aumenta a conexão entre empresa e colaborador 

Uma grande preocupação do RH é humanizar as relações. Por mais que pareça estranho, é possível se aproximar dos colaboradores utilizando uma ferramenta de automação de mensagens

Com o Conecta você personaliza cada ação que será automatizada. Assim, o colaborador sabe que foi o RH quem fez aquela comunicação, mostrando que o setor se preocupa em avisar sobre questões relevantes.

Dessa forma, as ações que afetam diretamente o colaborador são feitas no prazo, como alteração salarial, abertura de admissão ou desligamento. 

Consequentemente, haverá maior satisfação dele com o Recursos Humanos, visto que ele perceberá a dedicação do setor em promover seu desenvolvimento, assegurar os direitos e cuidar do seu bem-estar. 

Conheça 5 integrações do ConveniaConecta para seu RH e DP

Se a sua empresa trabalha com data driven, tem muitos colaboradores, está crescendo rápido e os setores não têm muitas pessoas, ou ainda busca apoiar inovações tecnológicas aplicadas pelo RH, o ConveniaConecta foi feito para você! 

Seu objetivo é único: descomplicar e simplificar a sua rotina. 

Por isso, a ferramenta oferece recursos como:

  • Integração de processos;
  • Automatização de fluxos;
  • Envio de comunicados;
  • Criação de lembretes;
  • Sugestão de agendas;
  • Iniciação de conversas;
  • Unificação de pessoas e processos;
  • Continuidade de ações. 

Conheça abaixo mais detalhes sobre como ter uma comunicação integrada na empresa, quais são as principais ferramentas de workflow que o complemento Conecta oferece  e entenda como ela fará a mágica na sua rotina!  

Automatize o envio de mensagens por e-mail 

Os e-mails automáticos são essenciais hoje em dia. Por exemplo, houver alguma modificação salarial, ou uma finalização de desligamento, é possível deixar um grupo de contatos salvos para que sejam automaticamente avisados sobre essas atualizações.

Isso facilita muito o dia a dia do DP e já deixa a rotina muito mais leve!

É comum encontrar esse tipo de ferramenta de workflow nas próprias plataformas, como o Gmail, Outlook e Yahoo. Mas, é muito mais simples centralizar essa automação, para que haja facilidade ao padronizar, editar e controlar esses envios.

Utilize mensagens automáticas para enviar SMS 

Assim como os e-mails, o SMS também é uma ferramenta de comunicação importante para muitas empresas. Segundo a PontalTech, 90% das pessoas visualizam as mensagens em até 3 minutos após seu recebimento

Ela é uma ótima solução para enviar informações de lembretes urgentes. Dessa forma, se evita aqueles canais que possuem muitos comunicados, como o e-mail e Whatsapp, informando com mais eficiência o colaborador. 

Mas já pensou precisar mandar SMS para cada número? Ou então ter que lembrar de enviar sempre no horário correto? Com a automação de mensagens você não sofre mais com isso! É só programar quantos SMS desejar e enviá-los no dia e horário desejados. 

É possível enviar mensagens automáticas para Whatsapp 

Quem nunca teve uma conversa com uma IA pelo Whatsapp ou então recebeu uma mensagem automática sobre alguma promoção da sua loja preferida? Essa é uma realidade no mercado que muitas empresas utilizam para facilitar a comunicação com seus clientes. 

Só que ela também pode ser usada para aproximar e informar seus colaboradores. A fácil integração, o envio rápido, a conexão com o trabalhador e a comunicação clara, padronizada e presente, auxiliará na criação de laços com o público interno. Com o Convenia Conecta você pode notificar seus colaboradores quando os holerites estiverem disponíveis para consulta no sistema.

print de conversa no whatsapp exemplificando como funciona o Convenia Conecta

O melhor disso tudo é que dá para conectar as plataformas sem precisar de uma pessoa desenvolvedora, pois nossa interface é completamente intuitiva. 

Integração com Google Agenda: mais um diferencial 

A agenda é a melhor forma de organizar a rotina, seja individual ou coletiva. E com certeza por aí deve ser utilizado alguma dessas ferramentas de workflow, como, por exemplo, o Google Calendar.

Com o ConveniaConecta, eventos interligados com a rotina de RH podem ser gerenciados diretamente do software, sem precisar acessar a plataforma do Google para adicionar ou editar as reuniões.

Organizar os eventos dentro da nossa plataforma para otimizar o fluxo de trabalho de modo eficiente, já que você poderá controlar tarefas repetitivas e visualizá-las com mais facilidade no seu dia a dia.

Integre seu RH com o clube de vantagens Kaledo 

Promover benefícios e vantagens aos colaboradores é essencial para fidelizá-los e deixá-los satisfeitos. A Kaledo é uma plataforma dedicada a isso, oferecendo opções de desconto, cashback e preços exclusivos em diversos parceiros. 

Com o ConveniaConecta, você consegue integrar as plataformas para assim enviar um bônus ou vale presente com o valor pré-definido para ser usado na Kaledo. 

Se a sua empresa costuma dar prêmios sempre que uma meta é atingida, utilizar essa integração do clube de vantagens também é muito válido. Além disso, fica mais fácil para o RH gerar relatórios e entender a preferência do seu público interno

Invista em ferramentas de workflow no seu RH e DP!

Como foi visto até aqui, as ferramentas de workflow são as melhores opções para gerar praticidade, otimização, facilidade e automação no dia a dia

Nunca foi tão fácil criar fluxos de trabalho, e-mails, mensagens e integrar com WhatsApp – dentro e fora de sua organização. 

Ainda está em dúvida? Então,  reflita  se alguma dessas falas passa pela sua cabeça no dia a dia:

  • Esqueci de marcar agenda com o recém-contratado!;
  • Queria poder integrar lembretes com o WhatsApp;
  • Não consigo mandar um SMS avisando o colaborador;
  • Gostaria de notificar meu colaborador por Whatsapp assim que o holerite fosse liberado;
  • Preciso mandar um voucher para os recém-contratados, mas sem precisar lembrar disso;
  • Queria que o colaborador ficasse sabendo quando o aumento salarial solicitado fosse efetivado;
  • Seria ótimo se o contador ficasse sabendo quando há novas contratações, sem precisar mandar e-mail;
  • Seria melhor se o gestor da área ficasse sabendo quando tivesse alguma mudança realizada no centro de custo da área.

Identificou-se com algum desses pensamentos? Então saiba que o ConveniaConecta sem dúvida foi feito para você! 

É com ela que sua rotina pode ser otimizada  e personalizada de diversas maneiras.Tudo isso sem precisar saber nada sobre programação, pois as inúmeras possibilidades de automatizações são feitas em alguns cliques, de maneira totalmente intuitiva.

Preparado para ter o RH e DP mais organizado do mercado? Conte com o ConveniaConecta e tenha uma ferramenta 100% digital, automatizada e personalizável! Teste nossa extensão gratuitamente! Mas aproveite, pois é por tempo limitado.

New call-to-action

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!