A comunicação interna de uma empresa tem o papel de realizar a transmissão e o compartilhamento de todas as informações relevantes e estratégicas dentro do ambiente corporativo. No entanto, as ferramentas tradicionais podem não ser mais tão eficientes em meio a evolução da internet. Afinal, o mundo digital se tornou inevitável e fundamental na cultura da sociedade. Uma das soluções de comunicação que tem ganhado força nas empresas é a rede social corporativa.
Ela funciona como as redes sociais comuns (Facebook, Twitter, etc.) e possui diversas características inovadoras e que auxiliam na comunicação entre toda a equipe. Por isso, ela se torna atrativa e pode ser uma ferramenta altamente estratégica. Neste artigo, você irá saber tudo sobre essa rede e quais são os seus impactos no dia a dia das empresas. Confira!
O que é uma rede social corporativa?
Uma rede social corporativa é um meio de comunicação interna utilizado pelas empresas com o intuito de aumentar o engajamento entre a equipe. É um espaço virtual em que os colaboradores (dependendo da organização, até clientes e fornecedores podem ser incluídos) podem trocar informações e interagir entre si. Como abordamos na introdução, funciona semelhante a uma rede social comum, mas é totalmente voltada para os integrantes da empresa.
Cada colaborador passa a ter um perfil e pode compartilhar opiniões, fotos, informações, iniciar debates, interagir com os demais da equipe, etc. Ela pode proporcionar muitos benefícios para a empresa e gerar mudanças significativas. Nos próximos tópicos explicaremos quais são essas vantagens. Continue acompanhando a leitura!
Quais são os benefícios da rede social corporativa para a empresa?
Veja abaixo as principais vantagens de implementar uma rede social corporativa:
1. Melhora da comunicação do time
Por ser uma estratégia de comunicação interna, não há dúvidas que um dos maiores benefícios é a melhora da comunicação entre os colaboradores. Isso porque com a rede social corporativa, é possível centralizar a comunicação e diminuir a necessidade de ter inúmeros canais ao mesmo tempo. Isso contribui para a gestão estratégica de outros processos, como o fortalecimento da cultura organizacional, employer branding, dentre outras.
No entanto, é importante saber que ela não irá substituir todas as ferramentas existentes. A empresa precisa saber identificar quais são os canais mais eficientes para atingir seus objetivos estratégicos.
2. Estímulo do engajamento do time
Em consequência da melhora da comunicação citada no tópico anterior, essa ferramenta permite que tarefas, projetos e novas informações estejam no alcance de toda a equipe ao mesmo tempo. Com a diminuição dos ruídos, todos passam a participar de forma mais ativa, aumentando o engajamento nas ações da empresa.
3. Harmonia nas relações corporativas
Essa ferramenta também traz melhora na harmonia das relações corporativas. O aumento da interação entre os setores e a equipe faz com que todos os usuários saibam como estão os processos internos. Além disso, ela também viabiliza a troca de informações e conhecimentos importantes para a entrega de resultados. Tudo isso traz impactos positivos no clima organizacional.
4. Disseminação da cultura da empresa
A rede social corporativa faz com que a cultura da organização seja repassada e chegue a todo o corpo de funcionários. Ela auxilia a criar uma unidade entre toda a instituição e conecta todos os colaboradores. Por exemplo, uma instituição que possua diversas filiais passa a ter maior conexão utilizando esta ferramenta. É um dos meios mais eficientes para dar “cara” a uma identidade e repassá-la para a empresa.
5. Potencialização da produtividade
Todos os benefícios anteriores promovem algo que toda empresa procura: a potencialização da produtividade. Equipes inteiradas de tudo o que está acontecendo, cultura organizacional disseminada e unidade entre os colaboradores, estimula a produtividade e aumenta o senso de pertencimento. Assim, os objetivos e metas serão traçados com maior agilidade, contribuindo para o sucesso de todo o negócio.
Qual é a melhor plataforma para aprimorar a comunicação interna?
Veja agora quais são as plataformas mais conhecidas do mercado para implementar uma rede social corporativa:
Slack
O Slack é um software de comunicação de equipes que suporta canais, conversas privadas, integração com serviços externos e outros recursos que melhoram a gestão e comunicação interna da empresa. Conheça algumas funcionalidades:
- Qualquer usuário pode criar salas de bate-papo com assuntos distintos e para grupos diferentes;
- Canais para conversas privadas ou para apenas usuários específicos visualizarem;
- Troca de mensagens de texto e voz, compartilhamento de documentos, fotos e vídeos;
- Todas as informações ficam arquivadas e podem ser encontradas facilmente;
- Não existe limite de usuários;
- Possibilidade de dar destaque as mensagens importantes e saber quem já visualizou uma publicação;
- Confidencialidade;
- Integração com outras ferramentas (Hangouts, Asana, Twitter, etc.).
Esta rede social pode ser baixada via IOS, Android e Windows. O custo é gratuito até que seja atingido o limite de 10 mil mensagens enviadas nos grupos. Após isso, é preciso assinar um plano anual.
É uma das mais conhecidas pela possibilidade de interação. Na Convenia, por exemplo, há um módulo de mural de comunicação que permite que o RH poste comunicados para toda a empresa digitalmente e configure para que os alertas das comunicações cheguem no slack ou no email do colaborador.
Yammer
O Yammer é uma plataforma disponível para IOS, Android, Windows e Mac. Essa rede vem com o pacote Office 365 ou pode ser baixada no site oficial do Microsoft Office. O cadastro é gratuito, desde que seja utilizado um email corporativo. Sua interface é simples e permite os seguintes recursos:
- Publicação de posts;
- Possibilidade de curtir as publicações de outras pessoas, respondê-las e compartilhá-las;
- Criação de grupos fechados e multi empresariais;
- Utilização de GIFs nos chats privados e posts públicos;
- Elogio dos líderes para um usuário específico ou para toda a equipe.
Facebook Workplace
O Facebook Workplace é um dos lançamentos do Facebook e, por isso, tem sua interface muito semelhante à famosa rede social. A diferença é que não há publicidade e é possível fazer a conexão com o sistema de Tecnologia da Informação (TI) da empresa. É importante lembrar que esta ferramenta não é gratuita. Veja abaixo alguns recursos:
- Métricas para análises internas;
- Transmissão de vídeo ao vivo;
- Criação de chats e grupos;
- Feed de notícias;
- Trending topics;
- Possibilidade de reagir às publicações.
Cuidados ao utilizar uma rede social corporativa
Até agora vimos o quanto uma rede social corporativa pode ser vantajosa. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para não cair em armadilhas e prejudicar o desempenho da empresa. Veja abaixo algumas dicas:
- Não permita o compartilhamento de conteúdos pessoais. Os colaboradores precisam entender que essa ferramenta não é para ser utilizada como uma rede social igual ao Facebook. Apesar das semelhanças, todos os conteúdos devem ter relação com o ambiente organizacional;
- Não permita o compartilhamento de informações de outras pessoas. Compartilhar informações sobre outros sem ter a confirmação de que é algo verdadeiro pode colocar pessoas em risco e proporcionar experiências ruins;
- Evitar discussões é fundamental para o bom funcionamento da ferramenta;
- É importante dar orientações para que publicações exageradas, aumentadas e desnecessárias não sejam compartilhadas. O excesso de postagens como essas pode fazer com que outras informações importantes não cheguem a todos os envolvidos.
Agora você já sabe tudo sobre rede social corporativa e como ela funciona! Basta agora escolher uma e experimentar todos os benefícios que abordamos aqui. Para isso, você pode baixar o nosso ebook gratuito sobre como escolher a melhor rede social para a sua empresa. Não deixe de conferir!