Capital Humano: o que é, como desenvolver e quais os benefícios para a sua empresa?

Marcelo Furtado
Gestão estratégica de RH
  12 min. de leitura

Investir no capital humano significa investir no futuro da sua empresa. Afinal, potencializar as capacidades dos talentos é o melhor caminho para impulsionar o desempenho e sair na frente em um mercado cada vez mais competitivo.

Você provavelmente concorda que um negócio formado por indivíduos com poucas habilidades e sem oportunidades de crescimento será marcado pela falta de motivação, baixa performance e estagnação.

Em contrapartida, uma organização comprometida com o crescimento da sua equipe obtém mais engajamento, produtividade, capacidade de inovação, adaptabilidade e as melhores condições possíveis para alcançar seus objetivos. 

Mas, o que é capital humano e qual a sua relação com tudo isso? A seguir, entenda melhor sua importância para o RH, as principais vantagens de desenvolvê-lo e as melhores práticas para administrá-lo. Acompanhe! 😉 

O que é capital humano?

Em termos simples, capital humano é o conjunto de recursos imateriais conquistados pelos talentos por meio de suas vivências, estudos e práticas. Isso inclui desde seus conhecimentos e competências, até comportamentos e habilidades relacionadas ao trabalho.

Mais do que simples colaboradores, os indivíduos que compõem uma empresa são o seu ativo mais valioso. São eles que, por meio de seus conhecimentos, habilidades, experiências e atitudes, impulsionam o sucesso da organização.

O capital humano se refere justamente a esse valor que os profissionais agregam a um negócio. Ele vai além das qualificações técnicas e inclui aspectos como criatividade, capacidade de resolução de problemas, trabalho em equipe e proatividade. O conceito foi criado na década de 1950 pelo economista Theodore Schultz, durante sua atuação no Centro de Estudos Avançados das Ciências do Comportamento. Na época, o termo foi descrito da seguinte forma: 

“Capital humano é a capacidade de conhecimentos, competências e atributos da personalidade de uma pessoa ao desempenhar um trabalho, de modo a produzir valor econômico”.

Durante seus estudos sobre capital humano, a proposta de Schultz era explicar porque as empresas da época estavam experimentando um grande aumento de produtividade, o que aconteceu de forma simultânea ao investimento em educação profissional.

A partir disso, o economista descreveu a relação entre qualificação e um maior desempenho no trabalho. Sua conclusão foi que, quanto maior o capital humano de uma empresa, mais bem preparada é a sua equipe e melhores são os seus resultados.

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A importância do capital humano para o RH e para a empresa

O desempenho de uma empresa está diretamente ligado às ações e capacidades das pessoas que fazem parte dela. Isso significa que o capital humano é muito mais do que apenas uma parte do negócio. Ele é o elemento central que impulsiona a competitividade e que cria diferenciação. Sem ele, nenhuma organização pode prosperar. 

São os indivíduos que, por meio de seus conhecimentos, competências e comportamentos, dão vida à empresa, resolvem problemas, criam soluções inovadoras e impulsionam a sua produtividade.

Gerenciar esse ativo, potencializa as capacidades individuais e coletivas, elevando a satisfação e o comprometimento dos colaboradores. Por sua vez, isso melhora o clima organizacional, a capacidade de colaboração e a retenção de talentos. 

Mais que impulsionar a eficiência e satisfação interna, o investimento em capital humano também fortalece a reputação da empresa no mercado, atraindo clientes e talentos. De acordo com Henry Ford: “Pior do que treinar um funcionário e vê-lo sair, é não treinar o funcionário e vê-lo ficar”. Isso resume bem a ideia de que, ao investir no capital humano, a empresa investe em si mesma.

Desenvolver, fidelizar e engajar os colaboradores são investimentos de RH que geram retorno a longo prazo, aumentando a produtividade da equipe, a eficiência do negócio e seu desempenho no mercado.

A relação entre capital humano e RH

O conceito de capital humano e o setor de Recursos Humanos estão diretamente interligados. Afinal, o papel principal do RH é desenvolver e engajar os colaboradores. Essa é justamente a principal base para potencializar o capital humano de uma organização.

Nesse sentido, são pontos importantes:

  • Melhoria de competências técnicas e comportamentais;
  • Treinamento e desenvolvimento;
  • Melhoria do clima organizacional;
  • Preocupação com o bem-estar e o desempenho dos talentos são vitais nesse sentido.

Esses são alguns exemplos de investimentos em capital humano, que devem ser uma prioridade no RH, que tem o papel de contribuir para alcançar os objetivos da empresa de maneira consistente e sustentável. 

Claro que, quando tratamos sobre as atribuições estratégicas da área de Recursos Humanos, também não podemos ignorar os processos de recrutamento e seleção. Entretanto, por mais que eles sejam importantes para o fortalecimento do capital humano, é tão ou mais relevante investir no crescimento das pessoas que já fazem parte da organização, minimizando a necessidade de novas admissões. 

Contratar novos talentos envolve tempo e recursos significativos. Isso sem falar nas incertezas quanto à adaptação do novo colaborador à cultura da empresa. Por sua vez, o desenvolvimento do capital humano existente não só economiza custos a longo prazo, como também promove um ciclo de aprendizado, engajamento e melhoria contínua dentro da organização.

Assim, com uma abordagem centrada no crescimento dos colaboradores, a gestão de pessoas se torna capaz de:

Aprimorar o fit cultural

Ao se dedicar à análise do perfil do capital humano, o RH garante um alinhamento mais preciso entre as habilidades e características dos talentos à cultura da empresa e às necessidades específicas de cada função.

Impulsionar a performance

O engajamento e o desenvolvimento contínuo dos colaboradores resultam em uma equipe mais motivada, produtiva e eficiente. Isso reflete diretamente nos resultados das ações do RH e no desempenho geral da empresa.

Melhorar o desenvolvimento

Focando em resolver os principais desafios e gargalos do negócio, o desenvolvimento do capital humano foca em ações de treinamento e aprendizagem alinhadas às competências necessárias para impulsionar o desempenho organizacional.

Incentivar o crescimento e engajamento

Para incentivar o engajamento e a performance, o capital humano é guiado pelo RH por meio de planos de carreira claros e alcançáveis, que incentivam os talentos a se autodesenvolver e a enxergar o compromisso da empresa com o seu crescimento. 

Quais são os benefícios de uma boa gestão do capital humano?

Como você pôde ver, quando o RH investe no crescimento e desenvolvimento dos colaboradores, ele não só fortalece o capital humano da empresa, mas promove um ambiente de trabalho mais produtivo, engajado e adaptável às demandas do mercado.

Ao se dedicar à gestão desse ativo tão valioso, todos os envolvidos são beneficiados. Isso inclui os próprios colaboradores, suas lideranças, a organização como um todo e os demais agentes impactados pelo seu trabalho, como os clientes e a própria sociedade.

Sabendo qual a importância do capital humano para uma empresa, veja mais detalhes sobre as vantagens que sua gestão agrega: 

Melhor clima organizacional

Uma boa gestão do capital humano contribui para a criação de um ambiente de trabalho mais positivo, onde os colaboradores se sentem valorizados, desenvolvidos e motivados. Desse modo, há incentivo para colaboração, bem-estar da equipe e redução de conflitos.

Ganho de autonomia para a equipe

Ao investir no desenvolvimento dos talentos, a empresa os empodera para tomar decisões e resolver problemas de forma autônoma. Com isso, eles passam a ter senso de confiança, sendo incentivados a assumir responsabilidades e estimular sua capacidade criativa e de inovação.

Maior engajamento

Colaboradores que se sentem valorizados e que têm a oportunidade de crescer ficam mais engajados com seu trabalho e com os objetivos da organização. Assim, eles se tornam mais motivados, proativos, comprometidos e propensos a serem defensores da marca.

Desenvolvimento assertivo

A gestão do capital humano permite identificar as necessidades de desenvolvimento de cada colaborador e oferecer programas de capacitação e treinamento personalizados, maximizando recursos, o potencial de crescimento e o capital intelectual de cada indivíduo.

Aumento da produtividade

Colaboradores motivados, bem treinados e com as habilidades adequadas são mais produtivos. Uma gestão eficaz do capital humano ainda contribui para o aumento da performance, gera uma maior eficiência operacional e proporciona melhores resultados para a empresa.

Retenção e atração de melhores talentos

Empresas que investem no desenvolvimento e no bem-estar dos colaboradores se tornam empregadores mais atrativos. Isso ajuda a reter os talentos existentes e a atrair novos profissionais qualificados, fortalecendo a equipe e impulsionando o crescimento.

Competitividade maximizada

Colaboradores engajados, produtivos e bem treinados são essenciais para impulsionar a inovação, a qualidade dos serviços e a satisfação do cliente, garantindo o sucesso e a competitividade das empresas.

Guia - Ações Práticas de saúde e bem-estar para colaboradores

Como fazer a gestão do capital humano na empresa?

Se você está se perguntando como desenvolver o capital humano da sua empresa, tenha em mente que isso envolve todas as ações de RH capazes de promover a valorização, o desenvolvimento, a motivação e o engajamento dos colaboradores.

É evidente que a gestão pode variar conforme o perfil e os objetivos de cada organização. Contudo, podemos citar as melhores práticas para desenvolvê-la, como: 

Entenda o perfil da sua equipe

O primeiro passo para uma gestão eficaz do capital humano é entender o perfil e as características individuais de cada pessoa da equipe

Isso inclui habilidades, experiências, preferências de trabalho e aspirações de carreira, por exemplo. Essas informações são fundamentais para direcionar o desenvolvimento e o engajamento dos colaboradores.

Trace as competências necessárias para cada função

Com base nas necessidades da empresa e nas expectativas de cada função, é importante traçar um perfil de competências necessário para o sucesso em cada posição. 

O planejamento ajuda o RH a identificar lacunas de habilidades e eventuais gargalos organizacionais. Assim, há uma orientação mais assertiva para melhorar o clima interno, os processos de seleção, o desenvolvimento de talentos, e assim por diante.

Faça avaliações e uma boa gestão de desempenho

A avaliação regular do desempenho dos colaboradores é indispensável para identificar pontos fortes, áreas de melhoria e oportunidades de desenvolvimento. 

Com base nos seus resultados, a gestão de desempenho se torna mais eficaz. Você pode incluir desde feedbacks mais construtivos, até a definição de metas claras e realistas, planos de ação para o crescimento profissional, etc.

Para saber mais sobre o assunto, leia o nosso conteúdo completo sobre Gestão de Desempenho.

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Invista em programas de capacitação e treinamento

Oferecer programas de capacitação e treinamento é fundamental para desenvolver as habilidades e competências da equipe, potencializando o capital humano.

Com foco nas necessidades individuais e organizacionais, eles devem ajudar os talentos a aprimorarem as habilidades e os conhecimentos necessários para cumprirem suas funções com sucesso, mantendo-os atualizados, motivados e em constante crescimento.

Promova a autonomia dos profissionais

Dar aos colaboradores a liberdade de tomar decisões e resolver problemas torna os processos internos mais ágeis, fluidos e eficazes. 

A autonomia também aumenta o senso de responsabilidade, de confiança, pertencimento e de autodesenvolvimento. Procure incentivar a tomada de decisões, valorizar a criatividade e a inovação, além de criar modelos de trabalho mais flexíveis. 

Desenvolva e incentive a liderança

O desenvolvimento de liderança também é fundamental para promover o crescimento do capital humano e aumentar seu comprometimento na jornada junto à empresa.

Além de oferecer oportunidades de desenvolvimento para os líderes atuarem de forma ainda mais eficaz e inspiradora, incentive o desenvolvimento de habilidades de liderança em todos os níveis da organização.

Foque no engajamento e no clima organizacional

Você já sabe que um ambiente de trabalho positivo e engajado é fundamental para o sucesso da gestão do capital humano. 

Por isso, invista em ações para promover o engajamento dos colaboradores, como programas de reconhecimento, comunicação transparente, melhorias no clima, oportunidades de participação e colaboração, entre outras. 

Desenvolva planos de carreira

Oferecer planos de carreira claros e estruturados é essencial para atrair, reter e desenvolver talentos dentro da empresa. 

Isso envolve identificar oportunidades de crescimento, definir metas de desenvolvimento e oferecer suporte para alcançar esses objetivos, fazendo com que os colaboradores se sintam mais estimulados e seguros em relação ao seu futuro profissional.

Crie Planos de Desenvolvimento Individual (PDIs)

Os Planos de Desenvolvimento Individual (PDIs) são essenciais para alinhar os objetivos individuais dos colaboradores aos da empresa. 

Eles possibilitam direcionar o crescimento dos talentos, identificando suas áreas ideais de desenvolvimento, definindo metas de curto e longo prazo, bem como acompanhando e ajustando o progresso ao longo do tempo.

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