Estilos de liderança: 7 tipos mais comuns e como promovê-los

Estilos de liderança: 7 tipos mais comuns e como promovê-los

A liderança é um dos assuntos que mais se destacam no contexto organizacional, afinal, dos líderes depende grande parte do êxito das equipes e da empresa. Por isso, busca-se cada vez mais entender os estilos de liderança, bem como isso interfere no crescimento e sucesso.

É certo que alguns líderes são mais centralizadores, enquanto outros são colaborativos ou permissivos. Alguns líderes dão ênfase aos processos – prazos, metas, normas – enquanto outros focam nas pessoas e na satisfação interna. Como essas peculiaridades se relacionam?

Pensando no assunto, criamos um guia para você. Hoje, você conhecerá os principais estilos de liderança, suas características e como isso contribui no contexto organizacional. Continue lendo e fique por dentro do assunto!

Quais são as características de um bom líder?

Antes de conhecermos os tipos de liderança, é fundamental saber quais são as características que os líderes (todos os estilos!) devem ter para alcançar o sucesso. Algumas delas são:

  • Carisma;
  • Proatividade;
  • Compromisso;
  • Comunicação clara e didática;
  • Disciplina;
  • Organização;
  • Respeito e empatia;
  • Paciência;
  • Pensamento estratégico;
  • Rápida tomada de decisões;
  • Boa capacidade de delegar tarefas;
  • Discurso motivacional e inspirador.

Além dessas, podemos dar destaque a outras características de grande importância. Veja abaixo:

Foco

Manter o foco pode não ser uma tarefa fácil para todos os colaboradores. Contudo, para aqueles que almejam ser um líder ou já são, ele é uma característica essencial. Assim como famosos, atletas e líderes conhecidos pelo mundo precisam priorizar o trabalho e ter um foco acima da média, assim devem ser aqueles que desejam ter sucesso sendo um grande líder. 

Esse foco irá ser o combustível para encarar os grandes desafios, enfrentar as jornadas de trabalho e não sofrer com a desmotivação. Dessa forma, é possível alcançar até mesmo os objetivos mais distantes. Portanto, mantenha seus olhos fixos no que você pode alcançar!

Resiliência

Apenas esse foco que acabamos de citar não é o suficiente. Para ser um grande líder, é preciso combinar uma série de competências para atingir de fato os melhores resultados. Afinal, a autoconfiança e ambição não é o bastante para lidar com os desafios e eliminar as falhas. 

Por isso, também é preciso ser resiliente. Isso significa saber lidar com os problemas, transformar situações ruins em vitórias e superar os momentos difíceis. Não ceder às pressões e sair das dificuldades ainda mais forte para lidar com os novos desafios. Para essas pessoas, as situações ruins viram uma oportunidade de aprendizado e crescimento. 

Visão

Líderes sem visão não costumam chegar a lugar algum. É preciso ter a consciência de quais são os objetivos do negócio, qual caminho ele está tomando e quais são as metas a serem alcançadas. Isso é primordial para o sucesso de um líder. Sabendo qual a visão do futuro, é preciso ter a habilidade de realizar ações estratégicas e tomar todas as medidas necessárias para chegar até lá. Portanto, esteja alinhado com os objetivos da empresa e seus objetivos de carreira. Almeje sempre ir além com determinação e saiba onde você quer chegar!

Senso de humor

Todos sabem o quanto o clima no ambiente de trabalho pode ter grandes impactos na produtividade de uma empresa. Um líder mal-humorado e que não possui senso de humor faz com que a equipe o considere uma pessoa de difícil convivência. Faça com que as pessoas tenham mais um motivo para acordar de manhã e ir trabalhar com mais empenho. Não deixe com que os problemas e preocupações externas interfiram na forma como você lidera a sua equipe. Isso irá quebrar qualquer tipo de clima tenso e ruim no dia a dia do trabalho.

Criatividade

Para alcançar novos objetivos e atingir metas, às vezes é preciso deixar as regras de lado e redefinir algumas práticas já estabelecidas. Um líder precisa saber como tomar decisões rápidas, lidar com improvisos e saber inovar na hora dos desafios. Por isso, seja criativo e estimule essa cultura em toda a sua equipe. Essas características irão te ajudar a lidar com os mais diversos problemas no trabalho.

Intuição

A intuição também é uma característica forte de um bom líder. Afinal, nem sempre tudo irá ocorrer como planejado e surpresas irão aparecer no caminho. A intuição é fundamental para responder a esses momentos baseando-se nas experiências passadas. Elas irão te ajudar a tomar melhores decisões, mesmo quando tudo foge do seu controle.

Quais são os tipos de liderança?

Veja abaixo quais são os principais estilos de liderança:

1. Liderança autocrática

O primeiro estilo foi descoberto pelo psicólogo alemão-americano Kurt Lewin. Nesse caso, tem-se o líder autocrático, que mais se aproxima de chefias instituídas do que de lideranças propriamente ditas. Esse estilo é marcado pela centralização do comando.

Um líder com esse perfil toma decisões com base no que considera certo, pouco ou nada consultando seus subordinados. Diz o que deve ser feito, como e por quem. Profissionais com esse estilo também não se preocupam em dar ou receber feedback.

Há benefícios e malefícios nesse estilo. Em tempos de crise, por exemplo, líderes autocráticos conseguem chegar aos resultados de forma mais rápida e eficaz. Todavia, enfraquecem a capacidade criativa dos liderados e podem afetar a qualidade do clima organizacional.

2. Liderança democrática

O líder democrático é conhecido por estar próximo dos seus liderados, compartilhando ideias e coletando feedback para melhoria contínua. Profissionais com esse perfil são colaborativos, sabem trabalhar em equipe e dividir as honras da vitória.

Ainda que o organograma da empresa coloque esse líder acima dos outros profissionais, no topo da pirâmide organizacional, é comum que ele deixe claro que deseja compartilhar decisões, privilegiar a troca de ideias e alcançar grandes resultados em equipe.

Um líder com esse perfil pode parecer “amigão” demais, o que nem sempre é vantajoso. Suas decisões também podem ser mais demoradas, afinal, depende do consenso da equipe. Contudo, eles são considerados confiáveis e possuem facilidade na resolução de conflitos.

3. Liderança laissez-faire

A expressão laissez-faire tem origem francesa e significa deixar fazer ou, ainda, intervir pouco. Como o próprio nome sugere, é um estilo mais liberal, onde os liderados são empoderados e possuem liberdade para tomar decisões no trabalho.

O líder laissez-faire não costuma desdobrar metas, definir prazos ou organizar as tarefas diárias. Nesse caso, as equipes atuam com mais liberdade, e precisam apresentar resultados por conta própria – sem avaliações de desempenho, feedback ou cobranças.

Esse estilo pode ser bastante prejudicial, especialmente para equipes imaturas. Caso os profissionais tenham mais experiência e comprometimento com os resultados, podem até gostar da liberdade oferecida por líderes que possuem esse perfil.

4. Liderança situacional

A liderança situacional foi descrita por Blanchard e Hersey, que entendem que a postura de um líder pode variar bastante de acordo com cada tarefa, contexto e equipe de trabalho. Sendo assim, um líder pode transitar entre autocrático e liberal, de acordo com cada situação.

Líderes com esse perfil precisam ser flexíveis, dotados de inteligência contextual para fazer análises consistentes e inteligência emocional para pensar antes de agir. Dependendo do grau de maturidade da equipe, esses líderes devem: dirigir, treinar, apoiar ou delegar.

Em equipes que possuem alta competência e comprometimento, os líderes situacionais podem simplesmente delegar as tarefas. No caso de equipes com baixa competência, o líder situacional deve controlar seus subordinados e otimizar o alcance dos resultados.

5. Liderança orientada para tarefas

Alguns líderes são orientados para tarefas, mantendo seu foco na execução de atividades, preocupando-se com prazos, custos e padrões de qualidade. Geralmente, eles são mais eficazes, alcançando os indicadores que devem ser atingidos.

Líderes orientados para tarefa precisam de ordem, afinal, só assim é possível exercer domínio sobre tudo o que é feito. Eles também gostam de trabalhar com base em métricas e indicadores de desempenho, mensurando e gerenciando tudo o que é feito.

Profissionais com esse perfil deixam a desejar no aspecto humano, hoje tão essencial. É sempre importante lembrar que o principal fator de sucesso das empresas são seus funcionários, que dão vida aos processos diários e contribuem para o alcance das metas.

6. Liderança orientada para pessoas

A liderança orientada para pessoas é mais democrática e inclinada ao relacionamento. Nesse caso, percebe-se a preocupação com o bem-estar da equipe, bem como a construção de relacionamentos sólidos e a resolução de conflitos interpessoais.

Muitas vezes, esse líder pode assumir uma posição paternalista, protegendo demasiadamente seus subordinados e impedindo-os de aprender com seus próprios erros. Nesse aspecto, é preciso ter cuidado e saber equilibrar as coisas.

Por outro lado, profissionais com esse perfil são inspiradores e, na maioria das vezes, queridos por seus subordinados. Demonstram um verdadeiro apreço por ouvir, são empáticos e possuem um forte senso de equipe, o que gera impacto significativo no time.

7. Liderança empreendedora

O líder empreendedor é aquele criativo e diligente, capaz de identificar problemas, bem como desenvolver e implementar soluções para eles. Esse tipo de profissional é cada vez mais buscado pelas organizações, visto que transformam o status das atividades e reformulam a imagem do negócio.

Esses líderes são bidimensionais, ou melhor, orientados para tarefas e para pessoas. Porém, se concentram ainda mais na criação de valor do zero, assim como no desenvolvimento de novos produtos e serviços. São dispostos a assumir riscos e aprender com suas falhas.

Entretanto, líderes empreendedores estão sempre em busca de novos desafios, o que os torna imprevisíveis e até instáveis em uma empresa. Costumam passar pouco tempo em um mesmo cargo, pois desejam experimentar coisas novas ou, ainda, abrir seu próprio negócio.

A verdade é que um líder nunca será 100% orientado para tarefas ou para pessoas, assim como nunca será 100% autocrático ou liberal. Apesar de ter uma tendência autocrática, por exemplo, é possível que um líder se apresente democrático ou liberal em determinado período, e vice-versa. Assim, na realidade, há sempre uma liderança situacional.

Qual é o estilo de liderança ideal?

Muitos podem achar que existe uma liderança ideal para deixar os colaboradores satisfeitos e melhorar os resultados da equipe. No entanto, não é essa a realidade do mercado corporativo. Cada estilo de liderança apresenta pontos positivos e negativos. Isso porque elas se adequam melhor em situações específicas, dependendo da quantidade de pessoas envolvidas e da demanda da empresa.

Os líderes precisam saber utilizar cada estilo de acordo com cada experiência. Às vezes, abrir mão do comando pode trazer altos prejuízos para a empresa. Já em equipes mais experientes, é possível permitir que os colaboradores tenham mais liberdade. É fundamental conhecer a equipe, entender suas necessidades e quais são as suas competências para saber qual perfil assumir. 

Lembre-se: uma qualidade fundamental para um líder de sucesso é a flexibilidade. Não é preciso assumir apenas um tipo de perfil o tempo todo. Afinal, a liderança ideal deve ser formada pela união de todos os perfis e de acordo com cada benefício que elas podem trazer para a empresa.

Por isso, identifique as necessidades dos seus liderados e seja flexível em suas ações de acordo com cada cenário. Isso irá trazer resultados surpreendentes! A equipe ficará mais motivada, terá um melhor desenvolvimento e será bem mais produtiva. 

Basta agora colocar em prática todas as nossas dicas! Gostou do conteúdo? Para continuar aprendendo sobre liderança e como alcançar bons resultados com sua equipe, você pode baixar o nosso ebook gratuito sobre como fazer a gestão de equipes externas com segurança e eficiência. Não deixe de conferir!

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Marcelo Furtado

Marcelo Furtado é administrador de empresas com pós-graduação em engenharia financeira pela Poli-USP. Iniciou sua carreira na Pepsico e posteriormente trabalhou 8 anos com gestão de ativos em hedge funds. É cofundador da Convenia, primeiro software na nuvem de gestão de departamento pessoal voltado para pequenas e médias empresas no Brasil. Marcelo também atua como professor de Marketing Digital na ESPM-SP e mentor na ACE e Google Campus.

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