Você sabe o que é um CHRO?

Marcelo Furtado
Gestão estratégica de RH
  7 min. de leitura

No mundo corporativo, empresas e pessoas colaboradoras se equilibram para resolver conflitos e gerar resultados para a organização. Pensando na necessidade de acelerar o desempenho das equipes, é preciso entender o que é CHRO: Chief Human Resources Officer.  

Esse profissional está focado em pensar estrategicamente nos talentos que a empresa tem, de modo a retê-los e aproveitar as qualidades de cada um na organização. Parece o mundo perfeito? Com certeza sim, mas saiba que é possível contar com esse profissional na sua empresa. Saiba mais sobre o CHRO nesse conteúdo!

Qual a definição de CHRO — Chief Human Resources Officer?

A sigla CHRO significa Chief Human Resources Officer, que corresponde a Líder de Recursos Humanos. Esse profissional tem grande relevância dentro das empresas, pois precisa ter sensibilidade para liderar, criar planos de carreira e cuidar da motivação dos colaboradores.

As profissões passam por transformações à medida em que a modernidade se faz presente no dia a dia. A necessidade de utilizar recursos tecnológicos para se obter resultados e envolver todos os membros da empresa é algo cada vez mais essencial para o crescimento e desenvolvimento de pessoas e negócios. 

Afinal de contas, é difícil pensar em trabalhar sem a tecnologia e o acesso à internet. Com esses recursos, as pessoas se conectam com o mundo e conseguem conquistar resultados de forma mais rápida. 

E dentro desse movimento de  inovações constantes, o CHRO também tem um papel essencial. Se utilizar das ferramentas tecnológicas e aplicá-las no dia a dia da gestão de recursos humanos será essencial em seu trabalho. 

Qual o papel do CHRO na empresa?

O CHRO – Chief Human Resources Officer tem o papel principal de gerenciar e acompanhar de perto o desempenho das atividades dos gerentes e demais profissionais na empresa. 

Na prática, ele se coloca como um líder forte que atua em favor dos colaboradores, focado em gerar resultados para a empresa.

Além de ser um líder de RH, o CHRO precisa trabalhar em conjunto com outros profissionais que também são extremamente importantes na empresa. São eles:

  • CFO — Chief Financial Officer (Diretor de Finanças);
  • CEO — Chief Executive Officer (Diretor da Empresa);
  • COO — Chief Operating Officer (Diretor de Operações).

Como mencionamos anteriormente, a tecnologia foi a premissa que possibilitou a criação e implementação de novos cargos e funções na empresa, e um deles é o CHRO. Vamos conferir as demais habilidades e responsabilidades desse profissional:

Luta por diversidade

A sociedade está mudando e as empresas também precisam se adaptar. A luta por diversidade é uma pauta recorrente que promove a inclusão genuína das pessoas na empresa, banindo o preconceito e a discriminação.

O papel do CHRO sobre esse tema se pauta nas seguintes ações:

  • Promover o conhecimento e a importância sobre o assunto dentro da organização;
  • Abrir espaço para que os colaboradores falem e debatam a temática;
  • Aplicar ações práticas para incluir as pessoas, eliminando expressões capacitistas e preconceituosas. 

O respeito pelas pessoas deve ser a base de qualquer empresa, focando sempre em melhorar a convivência interpessoal e com os clientes da organização.

Desenvolvimento de líderes

Os líderes são peças cruciais para nortear a equipe e levá-los ao mesmo objetivo. Sem essa figura inspiradora e motivadora na empresa, as pessoas podem sentir mais dificuldade no seu crescimento profissional.  

O desenvolvimento do líder deve estar em conformidade com os demais membros da empresa, para que assim os resultados sejam alcançados. Uma liderança capacitada, possibilita: 

  • A diminuição do índice de turnover, já que os colaboradores estão focados em se desenvolver, gerando motivação e crescimento;
  • Maior comprometimento das pessoas em realizar tarefas, sabendo que tem alguém na condução;
  • Foco na carreira dos funcionários, trabalhando e resolvendo dificuldades.

Cuidar dos colaboradores

Olhando para o nível de satisfação dos colaboradores, o CHRO — Chief Human Resource Officer também tem o papel de saber se eles se sentem bem trabalhando na empresa, se sentem falta de algum benefício, etc. 

Como posso me tornar um CHRO?

Quanto mais o profissional de RH se atualizar na área e entender como o novo mercado está se comportando, mais chances ele terá de ser um CHRO — Chief Human Resource Officer. 

Nesse sentido, podemos dizer que existem algumas especializações que podem ajudar uma pessoa a se transformar em um CHRO:

Além disso, é muito importante que a pessoa tenha experiência prévia em gestão de pessoas, recrutamento e seleção, e também na administração geral das atividades do setor. 

Quais as habilidades necessárias para o cargo?

Para ser um excelente CHRO, o profissional precisa ter uma sensibilidade extra para lidar com as pessoas. Essa habilidade será lapidada no dia a dia, na resolução de conflitos e na conquista dos resultados.  

Podemos dizer também que um Chief Human Resource Officer precisa apresentar soft e hard skills na sua função. 

Comunicação versátil

A comunicação é a base para que as informações fluam naturalmente, evitando ruídos. Para isso, ela deve ser clara, coerente e precisa entre os membros da equipe a respeito do papel de cada um na empresa.

Usar softwares de comunicação e até mesmo aplicativos especializados é uma boa tática para se comunicar com um grupo e individualmente com as pessoas. A liderança precisa ser acessível e aberta às mudanças. 

Aprenda mesmo sendo o líder

O líder é aquele que dá o exemplo. Além de estar disposto a aprender, ele também precisa saber ouvir as dificuldades dos colaboradores, instruindo-os a resolver os problemas, aprender com eles e seguir em frente.

Outro ponto sobre um líder de sucesso, é que ele precisa se atualizar constantemente. Isso é possível através de cursos, participando de palestras e workshops sobre liderança, gestão de pessoas e finanças. 

Entenda sobre estratégias

Toda empresa possui a sua estratégia, que é baseada em alcançar resultados, aumentar as vendas e se destacar da concorrência. Paralelamente, os colaboradores também precisam estar alinhados com a estratégia interna da organização. 

Buscar se desenvolver como profissional e investir na carreira deve ser o objetivo de todos.

Como um líder de RH, o CHRO — Chief Human Resources Officer precisa cuidar também da qualidade de vida e saúde emocional das pessoas colaboradoras. Afinal, esses fatores afetam 100% da produtividade e desempenho das mesmas na empresa. 
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