Pós-graduação para RH: descubra as possibilidades e escolha a sua

Marcelo Furtado
Treinamento e Desenvolvimento
  11 min. de leitura

A educação é a base que leva ao crescimento profissional. Para que essa base continue forte no decorrer da carreira, é fundamental que o processo de aprendizagem seja contínuo. Sendo assim, realizar uma pós-graduação em RH é seguir o caminho do aperfeiçoamento profissional.

Mas quais são as vantagens desse tipo de curso? Qual a melhor pós-graduação para RH? Essas perguntas serão respondidas neste artigo. Falaremos também sobre as habilidades mais importantes para um profissional de RH do futuro. Acompanhe! 😀

Por que fazer uma pós-graduação em RH?

Para os profissionais que desejam progredir na carreira e se destacar no concorrido mercado de trabalho, a pós-graduação em RH é uma excelente opção. Por que dizemos isso? A seguir, mostramos as razões. 👉

Qualificação profissional

O curso de pós-graduação eleva a qualificação e a especialização profissional. Isso acontece porque o curso exige que o aluno realize pesquisas específicas e profundas sobre a área de recursos humanos, além de usar a sua capacidade de análise.

Outro fator que impulsiona a qualificação é a resolução de problemas complexos, propostos nas aulas. Dessa forma, o profissional se prepara para situações desafiadoras que surgem na gestão de pessoas.

Aprofunde seu conhecimento

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC), o número de pós-graduandos no país cresce a cada ano. Essa realidade mostra que muitas pessoas estão reconhecendo o valor de aprofundar os seus conhecimentos por meio da pós-graduação.

Mas quais são os resultados dessa busca por mais aprendizado? Para o profissional do RH, significa, entre outros benefícios, aprimorar habilidades inatas (soft skills) e adquirir competências técnicas (hard skills). Em um processo seletivo, essas habilidades serão um grande diferencial.

Conheça os cursos da convenia academy

Possibilidade de troca de área de atuação

Muitos profissionais de RH gostam de explorar novas áreas do setor de Recursos Humanos. O objetivo é ampliar a experiência, potencializar a carreira ou simplesmente seguir uma trajetória profissional diferente.

Não importa qual seja o desejo, quando é feita uma pós-graduação em RH, várias portas para novas oportunidades se abrem. Algumas delas podem levar a surpresas positivas, como uma promoção interna, um cargo de liderança ou aumento salarial.

O que muda entre uma pós, MBA e especialização e qual escolher?

Antes de abordar quais as pós-graduações na área de Recursos Humanos, é importante esclarecer os conceitos de pós, especialização e MBA. Afinal, suas diferenças costumam gerar confusão entre muitos profissionais.

Para começar, a pós-graduação se refere a toda qualificação realizada após a graduação, como o próprio nome sugere.

Uma pós pode ser de especialização, mestrado ou doutorado. Além disso, ela pode ser caracterizada como stricto sensu, que possui foco na área acadêmica, ou lato sensu, que especializa o profissional para o mercado de trabalho.

Enquanto isso, o MBA em Recursos Humanos se refere ao Master in Business Administration. Apesar do nome, o modelo não se refere a mestrado. No Brasil, MBA é um termo utilizado para especializações lato sensu.

Quais as principais áreas de atuação para RH? 

Agora que você conhece as diferenças entre uma pós, especialização e MBA de Recursos Humanos, vamos compartilhar alguns caminhos de carreira para se desenvolver na área.

Entender que a pós-graduação em RH é uma boa escolha não é uma tarefa tão difícil, mas saber qual área cursar pode ser um pouco complicado. Para facilitar, a seguir, apontamos os principais cursos disponíveis e uma breve explicação sobre eles:

Gestão de pessoas

Ao especializar-se em gestão de pessoas, o profissional aprofunda os conhecimentos sobre o comportamento humano e a psicologia organizacional. Além disso, estuda conceitos como motivação, liderança, administração de conflitos, e desenvolvimento das competências dos colaboradores.

Recrutamento e seleção

A pós em recrutamento e seleção ensina técnicas, metodologias e conceitos que ajudam o profissional do RH a escolher os melhores candidatos do processo seletivo.

Dessa forma, o pós-graduando amplia a sua visão de recrutador, auxiliando a empresa a montar um time diverso e de alto desempenho.

Treinamento e Desenvolvimento

Estudando sobre treinamento e desenvolvimento, o profissional atuará de forma mais estratégica na educação e capacitação dos colaboradores. Para isso, receberá conhecimentos sobre:

  • Análise de perfil comportamental;
  • Mapeamento das necessidades dos colaboradores;
  • Entendimento da cultura interna;
  • Metodologias e técnicas de aprendizagem.

Direito do Trabalho

A área de direito no trabalho não visa transformar o profissional de RH em um advogado. Na verdade, esse curso auxilia no entendimento de legislações que impactam no setor de Recursos Humanos, como: a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Sendo assim, o profissional aprende, por exemplo, como elaborar um contrato de trabalho, realizar uma rescisão trabalhista e tratar os dados dos colaboradores, conforme as regras legais. Isso reduz os riscos de processos e reclamações judiciais.

Coaching

Já o curso de coaching é voltado para os profissionais que desejam atuar diretamente no desenvolvimento individual dos colaboradores. Para exercer essa função, o profissional aprenderá sobre liderança estratégica, análise de competências, gestão de equipes e de perfil comportamental.

People Analytics

Em um mundo impulsionado por dados, a correta implementação do People Analytics atualmente é crucial para o RH estratégico. Isso significa que realizar uma pós em Recursos Humanos focada neste tema é decisivo para tornar-se um profissional mais completo.

Essa área envolve a coleta e análise de dados relacionados aos colaboradores, fornecendo insights valiosos para a tomada de decisões estratégicas. 

Ao compreender padrões comportamentais, identificar tendências e alinhar práticas de gestão de pessoas aos objetivos organizacionais, o profissional de People Analytics desempenha um papel fundamental na maximização do potencial humano dentro da empresa.

Psicologia Organizacional 

“Sou formada em RH, posso fazer pós em Psicologia Organizacional?”. A resposta é positiva. Afinal, o RH estratégico deve atuar com foco no colaborador. Nesse contexto, os profissionais da área precisam se preocupar cada vez mais com os aspectos psicológicos das equipes.

Essa também é uma área de especialização em alta no setor de Recursos Humanos, desenvolvida por meio de pós-graduação. Os profissionais qualificados no tema se tornam aptos a otimizar o clima e a cultura organizacional.

Os conhecimentos envolvem todos os aspectos que impactam na performance, satisfação e engajamento dos talentos, indo desde a análise comportamental, até a definição de treinamentos, políticas de avaliação de desempenho, planos de cargos e salários mais atrativos, etc. 

Gestão de Conflitos Organizacionais

Todo ambiente corporativo está sujeito a conflitos. O papel do RH é mediar essas situações adequadamente, para evitar que elas prejudiquem o clima organizacional, bem como prevenir novas ocorrências.

A especialização em Gestão de Conflitos Organizacionais capacita o profissional de Recursos Humanos a entender as dinâmicas conflituosas, desenvolver estratégias de resolução pacífica e promover um ambiente de trabalho colaborativo. 

Ao dominar técnicas de mediação e comunicação, o especialista contribui para a construção de relações saudáveis entre os membros da equipe, impactando positivamente na produtividade e no clima organizacional.

Como escolher a melhor pós para recursos humanos? 

Se você ainda está na dúvida sobre quais os caminhos ideais para a sua carreira, confira alguns pontos para levar em consideração ao escolher uma pós-graduação em RH:

Reflita sobre os seus objetivos

Para orientar sua escolha, tente definir claramente o que você espera alcançar com a especialização.

Antes de escolher uma pós-graduação em RH, reflita sobre seus objetivos profissionais. Por exemplo, considere se você quer aprofundar conhecimentos em áreas específicas, como gestão de pessoas e recrutamento, ou se pretende explorar novas tendências, como People Analytics. 

Entenda suas preferências

Escolher uma pós alinhada às suas preferências vai contribuir para uma experiência mais gratificante e aumenta suas chances de sucesso na carreira.

Para isso, leve em conta seus gostos pessoais e estilo de aprendizado. Enquanto alguns se destacam na gestão de pessoas, outros preferem a análise de dados, por exemplo. Considere essas particularidades para definir um caminho que tenha a ver com você.

Pesquise as tendências do mercado

Esteja atualizado sobre as tendências de Recursos Humanos. A evolução constante dessa área demanda profissionais capacitados em aspectos emergentes, desde o uso de sistemas de gestão de RH, até tecnologias ligadas ao People Analytics, por exemplo.

Sendo assim, escolher uma pós alinhada às tendências atuais garante que você esteja mais bem preparado para as demandas do mercado de trabalho.

Considere as necessidades da sua empresa

Caso já esteja inserido no mercado de trabalho, avalie as necessidades específicas da sua empresa. 

Se ela valoriza habilidades em gestão de conflitos, por exemplo, uma pós nessa área pode ser estratégica. Alinhar sua formação às demandas da empresa onde atua pode ser benéfico tanto para você, quanto para a organização.

Saiba o quanto você pretende ganhar

Avalie sua expectativa salarial ao término da pós-graduação em RH. Algumas áreas de RH, como People Analytics e Gestão Financeira, podem abrir portas para cargos mais estratégicos e, consequentemente, salários mais elevados. 

Considere isso ao escolher sua especialização. O foco é alinhar suas metas financeiras aos benefícios que o curso pode proporcionar à sua carreira.

Áreas de atuação para ficar de olho em 2024

Além de seguir as dicas que apresentamos acima, conheça 4 áreas de atuação que vão estar em alta no próximo ano e as considere na sua escolha de pós-graduação em RH:

Benefícios e remuneração

Garantir uma remuneração competitiva é crucial para atrair e reter os melhores profissionais. As empresas precisam de estratégias inovadoras para atração de talentos, considerando não apenas o salário, mas também benefícios e incentivos. 

Essa gestão é fundamental para o sucesso das organizações, que dependem cada vez mais de um especialista para realizá-la.

Consultoria de RH

A consultoria de RH emerge como uma alternativa estratégica para profissionais que buscam fugir dos processos convencionais do setor. Atuar como consultor permite contribuir para o sucesso de diversas empresas, prestando serviços de forma terceirizada.

Com uma demanda crescente por expertise especializada, essa tendência está em alta entre os profissionais de Recursos Humanos, mas exige alta qualificação e experiência.

Principais habilidades do profissional de RH do futuro

Ao fazer uma pós-graduação em RH o profissional se prepara também para o futuro. De acordo com um estudo realizado pela McKinsey & Company, as habilidades tecnológicas, emocionais e cognitivas, serão de grande valor no mercado de trabalho da posteridade. 

A seguir, elencamos algumas dessas competências.

Controle das emoções

A capacidade de gerenciar as emoções diante de circunstâncias difíceis será uma das habilidades mais desejadas em um profissional. A razão é que o mundo corporativo enfrenta transformações repentinas que exigem adaptações rápidas. Em situações assim, a perda do controle emocional pode levar a decisões erradas e precipitadas.

Perfil analítico

Devido a transformação digital, o profissional com perfil analítico será muito disputado pelas empresas. Isso porque esse colaborador tem a habilidade de analisar dados com base em conceitos como o people analytics e o RH data driven. Essas análises são essenciais para a melhoria de processos internos e projeções futuras.

Liderança

O espírito de liderança ajuda o profissional a direcionar, inspirar e motivar equipes. Porém, no futuro, os líderes terão de focar ainda mais na construção de uma forte cultura organizacional e da inovação. Só assim a empresa acompanhará os passos da transformação digital e permanecerá competitiva.

Existe uma frase que diz: “o conhecimento é algo que ninguém pode tirar de nós”. Isso é uma grande verdade, pois a aprendizagem é um processo cumulativo. Nunca perdemos tempo e esforço em investir em capacitação, pois sempre colhemos resultados que superam os desafios.

O que achou do nosso artigo? Conseguiu escolher a melhor pós-graduação para RH? 

Falando em aumentar os conhecimentos, baixe agora mesmo o nosso Manual + Quiz + Checklist – Como humanizar as relações digitais no RH. Temos certeza que nosso material irá te ajudar na sua jornada de aperfeiçoamento nos conhecimentos em RH! 

New call-to-action

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!