Pós-graduação para RH: qual curso escolher?

A educação é a base que leva ao crescimento profissional. Para que essa base continue forte no decorrer da carreira, é fundamental que o processo de aprendizagem seja contínuo, ou seja, nunca acabe. Sendo assim, realizar uma pós-graduação para RH é seguir o caminho do aperfeiçoamento profissional.

Mas quais são as vantagens desse tipo de curso? Qual área estudar na pós-graduação em RH? Essas perguntas serão respondidas neste artigo. Falaremos também sobre as habilidades mais importantes para um profissional de RH do futuro. 

Benefícios de fazer uma pós-graduação para RH

Para os profissionais que desejam progredir na carreira e se destacar no concorrido mercado de trabalho, a pós-graduação para RH é uma excelente opção. Por que dizemos isso? A seguir, mostramos as razões.

Qualificação profissional

O curso de pós-graduação eleva a qualificação e a especialização profissional. Isso acontece porque o curso exige que o aluno realize pesquisas específicas e profundas sobre a área de recursos humanos, além de usar a sua capacidade de análise.

Outro fator que impulsiona a qualificação é a resolução de problemas complexos, propostos nas aulas. Dessa forma, o profissional se prepara para situações desafiadoras que surgem na gestão de pessoas.

Aprofunde seu conhecimento

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC), o número de pós-graduandos no país cresce a cada ano. Essa realidade mostra que muitas pessoas estão reconhecendo o valor de aprofundar os seus conhecimentos por meio da pós-graduação.

Mas quais são os resultados dessa busca por mais aprendizado? Para o profissional do RH, significa, entre outros benefícios, aprimorar habilidades inatas (soft skills) e adquirir competências técnicas (hard skills). Em um processo seletivo, essas habilidades serão um grande diferencial.

Possibilita a troca de área de atuação

Muitos profissionais de RH gostam de explorar novas áreas do setor de Recursos Humanos. O objetivo é ampliar a experiência, potencializar a carreira ou simplesmente seguir uma trajetória profissional diferente.

Não importa qual seja o desejo, quando é feita uma pós-graduação para RH, várias portas para novas oportunidades se abrem. Algumas delas podem levar a surpresas positivas, como uma promoção interna, um cargo de liderança ou aumento salarial.

Qual área escolher para uma pós-graduação em RH?

Entender que a pós-graduação RH é uma boa escolha não é uma tarefa tão difícil, mas saber qual área cursar pode ser um pouco complicado. Para facilitar, a seguir, apontamos os principais cursos disponíveis e uma breve explicação sobre eles.

Gestão de pessoas

Ao especializar-se em gestão de pessoas, o profissional aprofunda os conhecimentos sobre o comportamento humano e a psicologia organizacional. Além disso, estuda conceitos como motivação, liderança, administração de conflitos, e desenvolvimento das competências dos colaboradores.

Recrutamento e seleção

O curso de recrutamento e seleção ensina técnicas, metodologias e conceitos que ajudam o profissional do RH a escolher os melhores candidatos do processo seletivo.

Dessa forma, o pós-graduando amplia a sua visão de recrutador, auxiliando a empresa a montar um time diverso e de alto desempenho.

Treinamento e desenvolvimento

Estudando sobre treinamento e desenvolvimento, o profissional atuará de forma mais estratégica na educação e capacitação dos colaboradores. Para isso, receberá conhecimentos sobre:

  • Análise de perfil comportamental;
  • Mapeamento das necessidades dos colaboradores;
  • Entendimento da cultura interna;
  • Metodologias e técnicas de aprendizagem.

Direito no trabalho

A área de direito no trabalho não visa transformar o profissional de RH em um advogado. Na verdade, esse curso auxilia no entendimento de legislações que impactam no setor de Recursos Humanos, como: a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Sendo assim, o profissional aprende, por exemplo, como elaborar um contrato de trabalho, realizar uma rescisão trabalhista e tratar os dados dos colaboradores, conforme as regras legais. Isso reduz os riscos de processos e reclamações judiciais.

Coaching

Já o curso de coaching é voltado para os profissionais que desejam atuar diretamente no desenvolvimento individual dos colaboradores. Para exercer essa função, o profissional aprenderá sobre liderança estratégica, análise de competências, gestão de equipes e de perfil comportamental.

Principais habilidades do profissional de RH do futuro

Ao fazer uma pós-graduação em RH o profissional se prepara também para o futuro. De acordo com um estudo realizado pela McKinsey & Company, as habilidades tecnológicas, emocionais e cognitivas, serão de grande valor no mercado de trabalho da posteridade. 

A seguir, elencamos algumas dessas competências.

Controle das emoções

A capacidade de gerenciar as emoções diante de circunstâncias difíceis será uma das habilidades mais desejadas em um profissional. A razão é que o mundo corporativo enfrenta transformações repentinas que exigem adaptações rápidas. Em situações assim, a perda do controle emocional pode levar a decisões erradas e precipitadas.

Perfil analítico

Devido a transformação digital, o profissional com perfil analítico será muito disputado pelas empresas. Isso porque esse colaborador tem a habilidade de analisar dados com base em conceitos como o people analytics e o RH data driven. Essas análises são essenciais para a melhoria de processos internos e projeções futuras.

Liderança

O espírito de liderança ajuda o profissional a direcionar, inspirar e motivar equipes. Porém, no futuro, os líderes terão de focar ainda mais na construção de uma forte cultura organizacional e da inovação. Só assim a empresa acompanhará os passos da transformação digital e permanecerá competitiva.

Existe uma frase que diz: “o conhecimento é algo que ninguém pode tirar de nós”. Isso é uma grande verdade, pois a aprendizagem é um processo cumulativo. Nunca perdemos tempo e esforço em investir em capacitação, pois sempre colhemos resultados que superam os desafios.

O que achou do nosso artigo? Conseguiu escolher a melhor pós-graduação para RH? 

Falando em aumentar os conhecimentos, baixe agora mesmo o nosso Manual + Quiz + Checklist – Como humanizar as relações digitais no RH. Temos certeza que nosso material irá te ajudar na sua jornada de aperfeiçoamento nos conhecimentos em RH! 

New call-to-action

Marcelo Furtado

Marcelo Furtado é administrador de empresas com pós-graduação em engenharia financeira pela Poli-USP. Iniciou sua carreira na Pepsico e posteriormente trabalhou 8 anos com gestão de ativos em hedge funds. É cofundador da Convenia, primeiro software na nuvem de gestão de departamento pessoal voltado para pequenas e médias empresas no Brasil. Marcelo também atua como professor de Marketing Digital na ESPM-SP e mentor na ACE e Google Campus.

Contribua com este post