Promover o halloween nas empresas é uma prática cada vez mais comum no Brasil. Essa é uma ótima oportunidade para motivar os colaboradores e estimular a forma de se comunicarem internamente.
Neste artigo você vai saber como o halloween pode ajudar e muito a melhorar o clima organizacional, seja no modelo híbrido ou normal de trabalho. Acompanhe os próximos tópicos.
Halloween nas empresas: por onde começar?
Atualmente, a data é comemorada no dia 31 de outubro, mas em algumas partes do mundo costuma ser no primeiro dia de novembro. A história conta que os celtas celebravam o Samhain, acreditando que durante a festa os espíritos malignos fariam mal às pessoas.
O uso de máscaras assustadoras e pedidos de doces ou travessuras também surgiram nessa época. Na Irlanda, acreditava-se que no Halloween as pessoas deveriam orar pelas almas para que não fossem condenadas.
Falando agora sobre o Halloween nas empresas, é possível aproveitar a oportunidade para montar um ambiente decorativo e divertido. Confira algumas ideias:
- Decorar a empresa com a temática do Halloween, colocando teias de aranha, fantasmas e morcegos nas salas, mesas, paredes, etc;
- Cantinho do café e lanchinhos com comidas “assustadoras” em forma de dedos, insetos e dentes;
- Colaboradores fantasiados e prontos para aterrorizar a procrastinação;
- Kits de guloseimas entregues na casa dos colaboradores que trabalham via home office.
Seja qual for a ideia escolhida para colocar a empresa no clima do dia das bruxas, a iniciativa brinca com o imaginário das pessoas. Isso acaba gerando mais satisfação, criatividade e assertividade nas organizações e melhora do clima da organização.
Para garantir que a decoração e engajamento de todas as equipes seja eficaz, a liderança da empresa precisa se planejar com antecedência.
- Separar um budget para isso;
- Reforçar aos colaboradores que o Halloween nas empresas serve para promover a diversão e quebra de rotina;
- Organizar com antecedência as comemorações e decoração do ambiente;
- Fazer uma lista de quantos membros da equipe trabalham em home office para o envio dos kits (caso seja essa a estratégia);
- Quantas fantasias serão usadas durante o dia das bruxas.
Que tal fazer concursos com premiações?
Os concursos são muito úteis para engajar as equipes, promover a proximidade entre as pessoas e descontrair um dia corrido. A empresa pode criar um concurso com o objetivo de eleger o departamento mais “assustador” no quesito fantasias, maquiagem e decoração.
Outra ideia para promover o clima organizacional é fazer concursos de comidas com o tema Halloween. A equipe vencedora ganha um kit de guloseimas ou uma premiação especial. O importante é ousar nas ideias!
Além disso, certas empresas promovem o bem social nesta época do ano, por meio de campanhas de entrega de doces em instituições e lares de caridade.
Que tal criar o dia do filme do Halloween? Os colaboradores escolhem uma série de filmes de terror e as equipes se reúnem para assistir.
Benefícios dessas datas para o endomarketing e clima organizacional
O endomarketing é uma estratégia que usa o capital humano para desenvolver relacionamentos mais sólidos em uma empresa.
O marketing interno é uma das formas mais inteligentes de estimular a criatividade, união e produtividade das equipes, através das datas comerciais. Alguns exemplos de endomarketing:
- Envolver os colaboradores em eventos comerciais, como o Halloween e Natal;
- Treinamentos;
- Workshops;
- Cursos;
- Estimular a motivação e bem estar dos colaboradores.
Quando se busca a comunicação e o gerenciamento dessas ações nas equipes, isso será benéfico para melhorar o clima organizacional e também:
- Diminuir os índices de turnover (rotatividade de pessoal);
- Ajuda na criação da imagem positiva da empresa no mercado (employer branding);
- Faz com que os funcionários se conheçam melhor;
- Reforça o objetivo da marca;
- Torna os colaboradores os embaixadores da empresa (employee experience);
- Usa o departamento de marketing como protagonistas e exemplo de criatividade.
É muito importante pedir um feedback dos funcionários a fim de saber o que acharam da estratégia de promover o halloween na organização. Quais foram os pontos positivos e negativos e porque foi importante para eles.
E agora que vimos que o Halloween nas empresas promove o endomarketing e melhora o clima organizacional, reserve o seu presente especial: baixe agora mesmo um e-book exclusivo que mostra cinco ações testadas e aprovadas nas equipes de trabalho!