Carreira em W: o que é e quais as vantagens para as empresas?

Tempo de leitura: 6 minutos

Em outras épocas, os profissionais tinham uma linha prática de evolução em suas carreiras. Ou seja, começavam em cargos mais baixos e cresciam sucessivamente até alcançar a posição desejada — geralmente, cargos de liderança.

Contudo, com o passar dos anos, as organizações começaram a enxergar o crescimento padrão de outra forma, dando lugar à carreira em Y e, posteriormente, em W.

Enquanto na carreira em Y o profissional passava a ter duas opções de desenvolvimento paralelas para seguir, a carreira em W se tornava uma opção ainda mais abrangente.

Sendo assim, em vez de optar por ser gestor de uma área ou especialista em determinado assunto, o colaborador adquiriu a possibilidade de se tornar líder ao mesmo tempo em que mantém a sua especialidade.

Quer conhecer um pouco mais sobre esse plano de carreira bastante amplo? Então, continue a sua leitura e veja quais as vantagens que esse modelo pode trazer para os colaboradores e também para a empresa!

Descubra o que é a carreira em W

Essa estratégia leva em conta que cada vez mais precisamos de especialistas que compreendam o funcionamento de uma empresa como um todo, ou seja, que tenham conhecimento na parte técnica, mas que também saibam como tomar outras decisões. Assim, os profissionais que desenvolvem a sua carreira em W são multidisciplinares e podem assumir funções que envolvam mais de uma área.

O plano de carreira em W é formado por diversos elementos, de modo a garantir mais flexibilidade e dinamismo aos funcionários. Portanto, com essa estratégia, um mesmo colaborador pode, por exemplo, cuidar das tarefas das quais é especialista ao mesmo tempo em que gerencia outra equipe.

Contudo, a carreira em W visa somente dois caminhos simultâneos: especialista técnico e gerencial.

Entenda como ela funciona

A carreira em W surgiu a partir da deficiência do mercado em fornecer mão de obra profissional capaz de oferecer serviços mais técnicos e habilidades gerenciais.

Dessa forma, esse modelo de carreira proporciona uma versatilidade muito grande, pois permite que o profissional se desenvolva mais amplamente e alcance os atributos gerenciais sem precisar passar por todas as etapas, como no modelo anterior.

Em outras palavras, esse modelo funciona de modo a dar novas oportunidades para que os trabalhadores se qualifiquem em diversas áreas, permitindo a sua atuação em nichos distintos e, consequentemente, ocupando vagas melhores.

Além disso, essa é uma oportunidade para criar equipes de trabalho mais qualificadas e engajadas com as suas atribuições, gerando valor para as empresas.

Conheça os objetivos de uma carreira em W

Diante disso, os principais objetivos desse modelo de carreira é sistematizar a evolução de cargos, incluindo novas habilidades nos profissionais, para entregar resultados melhores e uma produtividade também mais alta. Com esse formato mais ágil e dinâmico, é mais fácil criar valores competitivos, elevando técnicos e líderes ao mesmo nível.

Portanto, o objetivo de uma carreira em W é qualificar a mão de obra para se apresentar capaz de tomar decisões importantes no negócio como um todo. Afinal, sem o conhecimento essencial para conduzir essas atividades, ela continuará a apresentar quedas de rendimento.

Confira as vantagens desse modelo de carreira

Com a proposta de um novo modelo de carreira, as organizações têm uma excelente alternativa para se adaptar às novas exigências do mercado. Com a valorização de talentos apresentada no caminho em W, as empresas em dificuldades tendem a retomar o seu crescimento por meio de profissionais mais qualificados.

Veja, a seguir, algumas vantagens exclusivas para as partes envolvidas:

Para os colaboradores

Sem dúvida, a carreira em W proporciona aos trabalhadores acesso a novas oportunidades de crescimento. Esse profissional pode se preparar para atuar tanto em cargos mais técnicos quanto em posições gerenciais.

Além disso, quando necessário, podem ocupar cargos que exijam funções específicas nos dois campos de atuação.

Dito isso, um profissional que se desenvolve dessa forma pode acabar migrando mais facilmente de um cargo para outro. Outro detalhe que merece destaque é que quanto mais completo um funcionário se sente, mais motivado e satisfeito com o trabalho pode ficar.

Ainda, profissionais multidisciplinares têm um capital humano muito valorizado no mercado de trabalho, uma vez que as suas habilidades são muito úteis para a condução de qualquer negócio.

Para as empresas

Já para as empresas, contar com colaboradores que desenvolveram a sua carreira em W é também bastante importante, uma vez que eles terão uma visão muito mais ampla dos negócios. Um profissional com esse perfil costuma ser bem desenvolvido e interessado tanto na área de comunicação e inovação quanto na de negociação e gestão de conflitos.

Além disso, ao contar com colaboradores que dominem cada vez mais os conhecimentos técnicos, fica mais fácil sair de alguma crise ocasionada por baixos resultados.

Veja como implementá-la em sua empresa

Para que os seus colaboradores cresçam com a carreira em W, é preciso investir no desenvolvimento de mais de uma competência. O profissional deve se sentir preparado para assumir posições importantes e, por isso, tem que dominar os campos de liderança e tomada de decisão, além da competência técnica.

O colaborador também precisa ser versátil e conseguir alinhar todas as suas habilidades profissionais — vale destacar que nem todos os seus funcionários terão interesse nessa estratégia.

A carreira em W permite que os profissionais cresçam dentro da empresa por meio da troca de cargos tanto de modo vertical como horizontal, ou seja, a evolução não acontece dentro de uma mesma área o tempo todo. Esse colaborador precisa de novas oportunidades para crescer pessoal e profissionalmente.

Esse modelo de plano de carreira oferece mais satisfação e desafios aos seus colaboradores, e, com isso, a sua empresa consegue atrair e reter talentos.

Além disso, os resultados da organização podem ser muito melhores quando há funcionários versáteis e flexíveis, capazes de enfrentar qualquer dificuldade de forma positiva.

O que achou das informações que trouxemos para você neste texto? Quer ter acesso a outros conteúdos como este e descobrir um sistema de gestão de recursos humanos simples e moderno? Então, assine a nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *