Uma boa contratação é a receita para um relacionamento de sucesso entre a empresa e o colaborador — o contrário também é verdade.
No atual cenário corporativo, é um desafio encontrar profissionais compatíveis com a cultura da empresa e que tenham as competências ideais para enfrentar um mundo empresarial cada vez mais volátil. Mas o funil de recrutamento pode ajudar.
Neste artigo, explicaremos o que é o funil de recrutamento. Apontaremos também as suas principais vantagens e como implantá-lo no negócio. Acompanhe os próximos tópicos!
O que é funil de recrutamento?
Em termos simples, o funil de recrutamento é como um guia que direciona todo o processo seletivo. Por meio de uma representação gráfica, os profissionais do recrutamento sabem em que etapa o candidato está entre o início e o fechamento da vaga.
O principal objetivo do funil de recrutamento é realizar uma análise minuciosa dos candidatos por meio de técnicas e indicadores de desempenho. Dessa forma, são enormes as chances de uma boa contratação.
As principais etapas para um funil de sucesso
Para que seja bem estruturado e entregue todo o seu potencial, o funil de recrutamento precisa ser composto por etapas bem definidas. Dentro de cada uma delas, estão as estratégias para o engajamento e a seleção do candidato ideal.
A seguir, falaremos melhor sobre essas fases.
Topo
O topo do funil de recrutamento visa atrair os profissionais com o perfil desejado pela empresa. Por isso, essa etapa envolve a produção de conteúdo que chame a atenção desses candidatos.
Entre esses conteúdos estão os anúncios das vagas que devem conter as seguintes informações:
- Apresentação da empresa;
- Cultura do negócio;
- Employee Value Proposition (EVP) ou Proposta de Valor ao Empregado;
- Descrição da vaga;
- Requisitos necessários (soft e hard skills).
Antes de divulgar a vaga, os gestores devem verificar também:
- Se a linguagem está adequada;
- As informações são completas e atrativas;
- Os canais que as vagas serão divulgadas.
Após esse marketing de atração, os recrutadores iniciam a triagem e a análise dos currículos. Para isso, é essencial o uso de ferramentas digitais para a pesquisa de compatibilidade entre o perfil do candidato e os requisitos elencados pela empresa.
Meio
Nessa etapa, os recrutadores enviam e-mails para os candidatos escolhidos para o processo seletivo. Sendo assim, inicia-se uma série de práticas que visam mensurar as habilidades e competências, bem como reter os mais talentosos profissionais.
Entre as técnicas utilizadas no meio do funil de recrutamento, podemos citar:
- Testes comportamentais, psicológicos e de habilidades;
- Dinâmicas em grupo;
- Entrevistas individuais;
- Gamificação;
- Atividades experienciais;
- Análise de compatibilidade com o fit cultural da empresa.
Sendo uma fase essencial para a definição do profissional certo, os recrutadores fariam bem em considerar as seguintes perguntas:
- Estamos avaliando as habilidades e competências certas?
- Os candidatos entendem de forma clara o que a empresa espera deles?
- Apontamos de maneira transparente os benefícios de trabalhar na empresa?
- Existem aspectos do processo seletivo a serem aprimorados?
Fundo
O fundo do funil de recrutamento exige uma decisão dos recrutadores: qual candidato está qualificado para a vaga? Com base nos dados obtidos nas etapas anteriores, é possível chegar a melhor decisão. Após isso, o RH insere o novo colaborador no processo de onboarding.
De acordo com o artigo “How to Build an Onboarding Plan for a New Hire”, publicado pela Inc., o onboarding, na verdade, já se inicia no topo do funil de recrutamento quando os candidatos são apresentados à cultura do negócio.
Olhando por essa perspectiva, a empresa pode utilizar algumas técnicas do onboarding durante as fases do funil, facilitando e otimizando a adaptação do futuro colaborador. Porém, essas serão doses homeopáticas, pois a parte mais consistente do onboarding será mesmo após a contratação.
Qual a melhor forma de gerir um funil de recrutamento?
Como todo processo empresarial, o funil de recrutamento é embasado em práticas eficientes. Quais são elas? Podemos elencá-las assim:
- Definição do perfil ideal: os recrutadores devem entender quais são os critérios específicos a serem encontrados nos candidatos;
- Banco de talentos: a criação de um banco de talentos é uma estratégia inteligente. Afinal, a empresa terá um acervo de candidatos que já se identificaram com a cultura do negócio e querem se candidatar a uma vaga;
- Análise das etapas: a metodologia Scrum é ideal para a realização de análises e mensurações sobre a efetividade das fases do funil de recrutamento. Durante os sprints, a equipe de recrutadores aponta falhas e estratégias bem sucedidas;
- Indicadores de desempenho (KPIs): um processo seletivo precisa de KPIs adequados para a mensuração da qualidade, eficiência, produtividade e engajamento do funil de recrutamento. Do contrário, o processo tende a ficar obsoleto e sem a entrega de bons resultados.
Vantagens de utilizar esse método
Sim, o funil de recrutamento é uma ferramenta valiosa para o RH. Mas e as vantagens dessa prática? A seguir, elencamos as principais.
Melhoria da Employer branding
Segundo o estudo “The Recruiting Funnel, Deconstructed – Key Benchmarks for the Recruiting Industry”, produzido pela Jobvite, o funil de recrutamento eleva a reputação da marca empregadora de uma empresa.
Ainda de acordo com a pesquisa, esse é um dos critérios mais avaliados pelos profissionais antes de se candidatar a uma vaga.
Banco de dados
As estratégias do funil de recrutamento ajudam a empresa a coletar dados preciosos de profissionais talentosos. Essas informações podem ser usadas para melhorar futuros processos seletivos, bem como aprimorar o perfil desejado pela empresa.
Métricas
Fica mais fácil usar métricas e produzir relatórios sobre a eficiência do processo seletivo com o auxílio do funil de recrutamento. Sendo assim, os gestores de RH podem, por exemplo, identificar maneiras de reduzir custos e elevar a qualidade desse processo.
Inovação
O funil de recrutamento permite que o RH implante metodologias e tecnologias modernas. Desse modo, os recrutadores aprendem a inovar os seus serviços. Além disso, a empresa atrai candidatos que têm um perfil mais inovador.
Nenhuma empresa deseja ter um time desmotivado e desalinhado com as estratégias internas. No entanto, sem o funil de recrutamento, essa pode ser a realidade de um negócio.
Seguindo as sugestões dadas aqui, o RH terá muitos motivos para se orgulhar das suas contratações. Entendeu como otimizar a contratação de talentos por meio do funil de recrutamento? Quer otimizar o processo de recrutamento e seleção da sua empresa?
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