Halloween nas empresas, endomarketing e clima organizacional: qual a relação?

Promover o halloween nas empresas é uma prática cada vez mais comum no Brasil. Essa é uma ótima oportunidade para motivar os colaboradores e estimular a forma de se comunicarem internamente.

Neste artigo você vai saber como o halloween pode ajudar e muito a melhorar o clima organizacional, seja no modelo híbrido ou normal de trabalho. Acompanhe os próximos tópicos.

Halloween nas empresas: por onde começar?

Atualmente, a data é comemorada no dia 31 de outubro, mas em algumas partes do mundo costuma ser no primeiro dia de novembro. A história conta que os celtas celebravam o Samhain, acreditando que durante a festa os espíritos malignos fariam mal às pessoas. 

O uso de máscaras assustadoras e pedidos de doces ou travessuras também surgiram nessa época. Na Irlanda, acreditava-se que no Halloween as pessoas deveriam orar pelas almas para que não fossem condenadas.  

Falando agora sobre o Halloween nas empresas, é possível aproveitar a oportunidade para montar um ambiente decorativo e divertido. Confira algumas ideias:

  • Decorar a empresa com a temática do Halloween, colocando teias de aranha, fantasmas e morcegos nas salas, mesas, paredes, etc;
  • Cantinho do café e lanchinhos com comidas “assustadoras” em forma de dedos, insetos e dentes;
  • Colaboradores fantasiados e prontos para aterrorizar a procrastinação;
  • Kits de guloseimas entregues na casa dos colaboradores que trabalham via home office.

Seja qual for a ideia escolhida para colocar a empresa no clima do dia das bruxas, a iniciativa brinca com o imaginário das pessoas. Isso acaba gerando mais satisfação, criatividade e assertividade nas organizações e melhora do clima da organização.

Para garantir que a decoração e engajamento de todas as equipes seja eficaz, a liderança da empresa precisa se planejar com antecedência.

  • Separar um budget para isso;
  • Reforçar aos colaboradores que o Halloween nas empresas serve para promover a diversão e quebra de rotina;
  • Organizar com antecedência as comemorações e decoração do ambiente;
  • Fazer uma lista de quantos membros da equipe trabalham em home office para o envio dos kits (caso seja essa a estratégia);
  • Quantas fantasias serão usadas durante o dia das bruxas.

Que tal fazer concursos com premiações?

Os concursos são muito úteis para engajar as equipes, promover a proximidade entre as pessoas e descontrair um dia corrido. A empresa pode criar um concurso com o objetivo de eleger o departamento mais “assustador” no quesito fantasias, maquiagem e decoração. 

Outra ideia para promover o clima organizacional é fazer concursos de comidas com o tema Halloween. A equipe vencedora ganha um kit de guloseimas ou uma premiação especial. O importante é ousar nas ideias!

Além disso, certas empresas promovem o bem social nesta época do ano, por meio de campanhas de entrega de doces em instituições e lares de caridade. 

Que tal criar o dia do filme do Halloween? Os colaboradores escolhem uma série de filmes de terror e as equipes se reúnem para assistir. 

Para te ajudar a entender como engajar melhor as equipes através de cases de sucesso, clique aqui para baixar esse e-book exclusivo!

Benefícios dessas datas para o endomarketing e clima organizacional

O endomarketing é uma estratégia que usa o capital humano para desenvolver relacionamentos mais sólidos em uma empresa. 

O marketing interno é uma das formas mais inteligentes de estimular a criatividade, união e produtividade das equipes, através das datas comerciais. Alguns exemplos de endomarketing: 

  • Envolver os colaboradores em eventos comerciais, como o Halloween e Natal;
  • Treinamentos; 
  • Workshops;
  • Cursos; 
  • Estimular a motivação e bem estar dos colaboradores.

Quando se busca a comunicação e o gerenciamento dessas ações nas equipes, isso será benéfico para melhorar o clima organizacional e também:

  • Diminuir os índices de turnover (rotatividade de pessoal);
  • Ajuda na criação da imagem positiva da empresa no mercado (employer branding);
  • Faz com que os funcionários se conheçam melhor;
  • Reforça o objetivo da marca;
  • Torna os colaboradores os embaixadores da empresa (employee experience);
  • Usa o departamento de marketing como protagonistas e exemplo de criatividade.

É muito importante pedir um feedback dos funcionários a fim de saber o que acharam da estratégia de promover o halloween na organização. Quais foram os pontos positivos e negativos e porque foi importante para eles.

E agora que vimos que o Halloween nas empresas promove o endomarketing e melhora o clima organizacional, reserve o seu presente especial: baixe agora mesmo um e-book exclusivo que mostra cinco ações testadas e aprovadas nas equipes de trabalho!

New call-to-action

Marcelo Furtado

Marcelo Furtado é administrador de empresas com pós-graduação em engenharia financeira pela Poli-USP. Iniciou sua carreira na Pepsico e posteriormente trabalhou 8 anos com gestão de ativos em hedge funds. É cofundador da Convenia, primeiro software na nuvem de gestão de departamento pessoal voltado para pequenas e médias empresas no Brasil. Marcelo também atua como professor de Marketing Digital na ESPM-SP e mentor na ACE e Google Campus.

Contribua com este post