Como resolver a falta de informação em tempo real no RH?

Como resolver a falta de informação em tempo real no RH?

Em um mundo corporativo integrado por tecnologias no qual as transformações acontecem com extrema rapidez, a informação em tempo real é uma grande vantagem para os negócios. 

Contudo, conseguir essa estrutura eficiente de dados ainda é um sonho distante para o RH de muitas empresas. Em vista disso, as informações sobre colaboradores ficam desatualizadas e, por isso, não atendem as necessidades do setor.

Neste artigo, explicaremos sobre a importância que os dados em tempo real oferecem para as empresas. Mostraremos também como essa prática pode ser implantada com eficiência no RH. Acompanhe os próximos tópicos!

Qual é o papel da informação em tempo real nas organizações?

Podemos dizer que a informação em tempo real permite que as organizações se posicionem de uma forma competitiva no mercado em que atuam. Uma vez que, os gestores conseguem perceber tendências, mudanças comportamentais do consumidor e processos inovadores que podem ser implantados no negócio.

No caso do RH, dados atualizados rapidamente ajudam na tomada de decisões estratégicas em relação à gestão de pessoas. Por exemplo, talvez, os colaboradores estejam diminuindo a produtividade devido à ausência de ações voltadas para o aumento do engajamento deles. Sabendo disso, o RH pode agir rápido para implantar uma política de benefícios ou meritocracia.

Qual é a importância da informação em tempo real para o eSocial?

Sem tecnologias voltadas para o envio e o recebimento de informação em tempo real, a empresa corre o risco de descumprir, por exemplo, as regras do eSocial. Como assim? Esse sistema criado pelo Governo Federal tornou possível o envio imediato de dados dos colaboradores.

Mas algumas informações tem um prazo bem curto para serem repassadas. Entre elas, estão o cadastramento inicial e a admissão. Ambos devem ser enviados pela empresa até o final do dia anterior ao início da prestação de serviço do profissional.

Mesmo os dados que tem um prazo maior, como o aviso prévio não indenizado (até 10 dias após a sua comunicação), podem ser facilmente esquecidos ou enviados com atraso sem uma boa gestão das informações da empresa. O resultado disso são multas e outras sanções judiciais trabalhistas.

O que é People Analytics e qual é o impacto da informação em tempo real?

Para obter os benefícios da informação em tempo real, muitas organizações estão adotando o People Analytics. Esse é um processo de coleta, organização, armazenamento e análise de dados a respeito dos colaboradores. Para que as informações cumpram essas etapas e entreguem resultados, existem ferramentas virtuais baseadas no People Analytics.

Por meio dessas tecnologias, o RH identifica tendências comportamentais dos profissionais internos, além de fazer previsões futuras. Um artigo da Fast Company, mostrou uma empresa que, ao analisar dados dos colaboradores, evitou um prejuízo de 5 milhões de dólares por reduzir em 1% a taxa de turnover (rotatividade) interna.

De acordo com esse mesmo artigo, outra informação se mostrou muito interessante. Ainda por meio de análises de dados, a mesma organização identificou que a mobilidade interna era o principal aspecto potencializador da retenção de profissionais. Uma revelação curiosa, concorda? Sem o People Analytics, seria quase impossível para a empresa descobrir essa informação.

Quer implantar essa tecnologia? Nós ensinamos no e-book “Primeiros passos para utilizar o People Analytics no seu RH”. Faça o download grátis agora mesmo!

Quais são as vantagens de contar com informação em tempo real no RH?

Dentre as inúmeras vantagens, podemos citar:

  • Redução da burocracia: processos menos complicados, otimização de análises e decisões;
  • RH estratégico: possibilidade de identificar fatores que direcionam as metas, objetivos e projetos;
  • Indicadores de desempenho: o RH pode criar KPIs para diversos processos internos e contar com relatórios precisos que revelam o desempenho e o alcance das metas estabelecidas;
  • Cultura da inovação: tecnologias que analisam dados são um dos pilares do RH 4.0 (conceito que define o setor de recursos humanos gerenciado por ferramentas digitais);
  • Diminuição de custos: são reduzidas as falhas relacionadas a investimentos mal feitos em políticas voltadas para a gestão de pessoas. Uma vez que, a análise de dados em tempo real aponta qual estratégia pode beneficiar os colaboradores;
  • Controle da jornada de trabalho: o RH recebe imediatamente os horários de trabalho dos profissionais internos. Essas informações são essenciais para o fechamento da folha de pagamento. Além disso, impedem registros errados que podem resultar em processos trabalhistas.

Como a Convenia pode ajudar com informação em tempo real?

O software para gestão de RH da Convenia ajuda as empresas a terem informações em tempo real sobre os seus colaboradores. Na verdade, essa tecnologia tem a missão de descomplicar a gestão de dados por integrar e potencializar os processos do RH. 

Quais são as funcionalidades e recursos dessa aplicação? Veja algumas:

  • Dados e relatórios personalizados: lançamento de férias, movimentação de colaboradores e índice de turnover etc.;
  • Dashboard ou painel: apresentação de informações sobre admissões, inclusões pendentes, colaboradores ativos, gestão de férias, headcount por mês e lembretes;
  • Diretório de colaboradores: integra todas as informações cadastrais dos colaboradores na nuvem. Dessa forma, os gestores têm liberdade para acessar e alterar os dados quando desejarem;
  • Benefícios: gestão automatizada dos benefícios oferecidos pela empresa. Por meio dessa ferramenta, o RH obtém um canal de comunicação com o time interno, gerenciando o faturamento dos benefícios e reavaliando contratos;
  • Departamento pessoal: o software oferece ao departamento pessoal uma série de funcionalidades, como: admissão digital, gerenciamento de férias, contabilidade, distribuição de holerites, espelho de ponto e desligamento online;
  • Comunicação: para fomentar a interação entre os setores de recursos humanos e o departamento pessoal, o software Convenia tem o canal “mural de comunicação” e o “fale com o RH”. Sendo assim, a troca de informações fica mais rápida e efetiva.

Caso deseje, a empresa pode utilizar essas soluções separadamente ou de forma integrada. Essa última escolha permite que 100% das operações do RH sejam automatizadas. Outra possibilidade que o software oferece é a gestão dos colaboradores que estão em home office ou trabalhando remotamente.

Conclusão

Sem dúvidas, com o software para gestão de RH da Convenia, a empresa entra na era da análise de dados em tempo real dos colaboradores. O resultado disso será um time produtivo, engajado e inovador. Afinal, o RH conseguirá oferecer a melhor experiência possível para os seus profissionais internos.

Conseguiu entender a importância da informação em tempo real para o RH? Quer saber se o RH da sua empresa está preparado para a transformação digital? Então, faça agora mesmo o teste de maturidade digital do seu RH!

New call-to-action
Clique para avaliar esse post!
[Total: 0 Média: 0]

Marcelo Furtado

Marcelo Furtado é administrador de empresas com pós-graduação em engenharia financeira pela Poli-USP. Iniciou sua carreira na Pepsico e posteriormente trabalhou 8 anos com gestão de ativos em hedge funds. É cofundador da Convenia, primeiro software na nuvem de gestão de departamento pessoal voltado para pequenas e médias empresas no Brasil. Marcelo também atua como professor de Marketing Digital na ESPM-SP e mentor na ACE e Google Campus.

Contribua com este post