Atualmente, o conceito de liderança inovadora é amplamente discutido no mundo empresarial. Enquanto diversas empresas ainda optam por estratégias mais tradicionais de administração, muitos novos empreendimentos apostam na inovação e no pensamento do futuro para atingir novos patamares de sucesso, engajando funcionários e motivando equipes de trabalho atraídas pela ideia do novo.
O líder inovador tem grandes desafios no mercado de trabalho. No entanto, a sua busca por inovação não pode ser impedida. Para entender mais sobre esse profissional e como se tornar um líder com tais características, continue lendo este artigo!
O que é uma Liderança inovadora?
Uma liderança inovadora é aquela em que o líder exerce o papel de visionário criativo, ou seja, é movido pela busca constante por novas ideias, motivando todos ao seu redor a serem criativos e inovadores, sem pressões ou medo de errar. Além disso, o líder também exerce o papel de facilitador e guia para transformar ideias em realidade.
Desafios que o contexto da pandemia trouxe para as lideranças
Com a pandemia do novo COVID-19, um dos grandes desafios para as lideranças foi a adaptação ao distanciamento da equipe. Muitas empresas tiveram que adaptar-se a trabalhar em ambientes separados e em home office. De forma abrupta, as equipes passaram a exercer suas funções de casa, um ambiente já conhecido, mas com uma rotina nova. Assim, casa e empresa passam a habitar em um mesmo lugar.
Uma liderança inovadora que é pautada no incentivo ao trabalho cooperativo, na autonomia e confiança, exerce um grande diferencial na nova forma de trabalho. O líder já não tem mais a necessidade de passar pela mesa do funcionário e fiscalizá-lo para que este lhe apresente o trabalho esperado. Com a inovação e a transformação do local de performance, a liderança foi impulsionada a adaptar-se, buscando extrair de seus subordinados a cooperação mútua, exercendo a confiança e liderando a equipe de forma eficaz, produtiva e agradável.
Quais são as características de um líder inovador?
A habilidade de transformar ideias criativas em realidade, indicando o caminho e as etapas a serem seguidas, criando condições para que elas se realizem, é uma das características mais importantes de um líder inovador. Assim como:
Autoconhecimento
O autoconhecimento é a chave para todo profissional. Afinal, conhecer seus pontos fortes e fracos é o diferencial para desempenhar um bom trabalho. Através desta reflexão, um líder inovador percebe o que deve ser melhorado e busca por aperfeiçoamento, o que lhe compete a uma busca constante por aprimoramento.
Visão estratégica
Uma das atribuições de um líder é ter uma visão estratégica em torno de uma ideia ou num conjunto delas. Na busca por inovação, lhe compete transformar ideias em realidade. Um líder inovador é aquele que possui uma visão além da ideia em si, ou seja, ele procura entender se na prática é viável e como pode desenvolvê-la.
Maximização de valores
Um líder deve ter de forma clara os valores fundamentais para a concretização de sua visão e a capacidade de transmitir valores éticos e morais, sendo um dos principais exemplos para a equipe. Dessa forma, ele pode alinhar a forma de pensar e de comportar-se de todos, principalmente em momentos de crise em que uma equipe pode se sentir abalada. Ele incentiva sempre o espírito de equipe, demonstrando como cada parte do time é importante para a construção do todo.
Experiências desafiadoras
Com a consolidação da visão estratégica e dos valores, líderes inovadores possuem como compromisso: incentivar sua equipe a ir além de suas metas rotineiras, escapar do básico e experimentar novas ideias. Uma equipe desafiada a inovar terá um trabalho muito mais produtivo do que uma equipe que segue a mesma rotina diariamente. Isso porque muitas vezes uma grande ideia pode estar esperando o estímulo certo para germinar.
Cultivo de talentos
Reconhecer habilidades e aptidões que estão além daquelas aprendidas academicamente, perceber e potencializar o desenvolvimento de talentos dentro de uma equipe são uns dos grandes desafios de líderes inovadores. É preciso inspirar, orientar pessoas a aprimorarem suas capacidades, perderem seus medos para conseguir extrair o potencial de sua equipe.
Construção de alianças
Para consolidar uma visão, os líderes inovadores possuem a percepção de que, além de bom trabalho em equipe, é necessária uma boa rede de alianças estratégicas com parceiros empresariais. Assim, procuram estabelecer parcerias comerciais, que agregam a necessidade de novos recursos, capacidade e competências que ajudem na obtenção de interesses mútuos para o alcance de seus objetivos.
Aprendizado permanente
O mundo está em constante mudança, a cada dia novas tecnologias e o modo de pensar e agir do ser humano vem sendo transformado. Um líder vive em um permanente estado de questionamento e em busca de aprimoramento, aprendendo com fracassos, sucessos e incentivando a equipe a estar em constante aprendizado. Com isso, procuram não remeter ao erro, mas a aprender com ele e buscar outros caminhos para a obtenção de seus objetivos. A inovação só se realiza quando uma equipe aprende que os erros são também oportunidades para aprender e melhorar.
Inclusão e Diversidade
Uma pauta muito discutida em vários meios é acerca da inclusão e diversidade. Um líder percebe e valoriza as diferentes histórias, culturas, forma de ser e pensar de sua equipe. Saber montar todas essas peças, fazendo com que elas se encaixem, é uma das características que um líder inovador possui. Ao formar esse grande quebra-cabeça, o profissional se depara com grandes possibilidades criativas e inovadoras, o que ocasiona a obtenção de uma equipe mais fortalecida, que resulta em um trabalho mais produtivo e agradável.
Técnicas de liderança inovadora que impulsionam empresas
Nos dias de hoje, empresas de grande sucesso em todo o mundo já tem a liderança inovadora como forma de administração. Assim, os colaboradores são incentivados a pensar fora da caixa para atrair cada vez mais clientes e adeptos. Veja alguns exemplos:
Aplicação na Amazon
Fundada por Jeff Bezos, a Amazon é um bom exemplo desse novo cenário. Na empresa, todos os funcionários têm como prioridade o ato de pensar de maneira inovadora e dinâmica, buscando novas soluções em conjunto, sem a necessidade de um comandante criativo específico para guiar grandes grupos.
“Incentivo meus funcionários a experimentarem dentro de áreas completamente desconhecidas. Tentamos diminuir o custo da realização de experimentos para poder fazer mais tentativas. Se você consegue aumentar dramaticamente o número de apostas, pode também, como resultado disso, fazer crescer a quantidade de produtos inovadores”, comentou Bezos em entrevista ao portal Forbes.
Estudos e Pesquisas
De acordo com o estudo realizado no projeto The Innovator’s DNA – que colheu informações ao longo dos últimos oito anos – a presença de um líder criativo pode aumentar consideravelmente a capacidade inovadora de uma companhia. No entanto, ter apenas um profissional encarregado disso pode ser prejudicial para a empresa, tendo em vista que outras habilidades e ideias mais tradicionais podem ser deixadas de lado devido a um pensamento adiantado demais.
Outro fator interessante da pesquisa também é relacionado ao comportamento dos líderes criativos. De acordo com os resultados, uma parcela de 10% a 15% desses profissionais não parece dar muita importância em incentivar seus colegas na produção do pensamento criativo e inovador e, a razão disso, segundo o estudo, é a visão que esses líderes têm de pouco valor nas ideias e sugestões de seus colegas.
Por outro lado, a pesquisa também mostra que os líderes mais bem sucedidos e informados são os que mais dão importância no ato de passar adiante a capacidade do pensamento inovador, buscando sempre a construção desse tipo de comportamento nas equipes e colaboradores com quem atua direta ou indiretamente.
Para entender mais sobre como gerenciar equipes de maneira segura e eficiente, entre agora neste link e baixe o material que irá lhe ajudar a gerir melhor sua equipe.