Você sabe o que é Accountability no RH?

De acordo com o livro “Accountability no trabalho – Como comprometer-se, cumprir o prometido e conseguir que outros façam o mesmo”, escrito por Carolyn Taylor, o accountability é um processo que acontece por meio da construção da confiança entre empresa e colaborador. Mas você sabe o que é accountability?

Quais são as vantagens dessa prática? Como implantá-la na organização? Essas e outras perguntas serão respondidas neste artigo. Acompanhe!

O que é accountability?

Explicando de maneira simples, o termo accountability se refere a responsabilização, compromisso, controle e transparência na relação entre profissionais, setores e a empresa. Na prática, esse processo permite que a empresa delegue atribuições com clareza e ética. Dessa forma, os envolvidos são recompensados ou responsabilizados.

Para que entregue bons resultados para a empresa, o accountability é estruturado em 4 pilares principais:

  • See it – reconhecimento de um problema;
  • Own it – responsabilidade assumida para a solução do problema, bem como para a apresentação dos resultados positivos;
  • Solve it – formulações de ideias e soluções;
  • Do it – tomada de decisões sobre as ideias formuladas e que foram aceitas pelos responsáveis.

Em resumo, o accountability estimula a proatividade de todos os profissionais internos. Por isso, é uma prática essencial para o desenvolvimento e o crescimento da área de recursos humanos.

Papel do Accountability no RH

Para que a empresa tenha uma cultura saudável e sustentável, é indispensável que os colaboradores assumam “as rédeas” das suas responsabilidades. Na formação desse tipo de cultura e de perfil profissional, o RH tem um impacto importante. Como assim?

Vale lembrar que a área de recursos humanos é a responsável pela gestão de pessoas da empresa. Sendo assim, ao traçar estratégias para os mais diversos processos internos, o RH pode definir responsabilidades, estabelecer políticas e metas claras.

Ao acompanhar o desempenho e a aplicação das estratégias, o setor de Recursos Humanos mostra aos colaboradores o quanto é essencial o apoio de todos para o sucesso da empresa. Outro efeito do RH sobre o accountability é gerar autonomia para a sua própria equipe de profissionais.

Por que isso é importante? Muitos dos processos realizados pelos profissionais do RH moldam o perfil dos colaboradores da empresa, como o onboarding ou o programa de treinamento e desenvolvimento.

Ao passar por esses processos, os colaboradores serão lembrados pelos profissionais da área de recursos humanos que a organização confia no potencial deles ao cumprirem suas tarefas. Dessa forma, o ambiente interno estimula o espírito de confiança e parceria, além de engajar os times com as suas responsabilidades.

Vantagens do accountability no RH

Embora seja um conceito relativamente conhecido, muitas empresas ainda desconhecem o que o accountability e suas vantagens no RH. A seguir, elencamos as principais.

Gerenciamento de crises

As crises econômicas e empresariais chegam sem dar um aviso. Sendo assim, é fundamental que as atividades, projetos e cargos tenham responsabilidades bem definidas. Quando isso acontece, se evita a sobrecarga de profissionais e a falta de direcionamento em momentos desafiadores.

É importante ressaltar também que as crises exigem decisões rápidas. Por meio do accountability, a empresa ensina os responsáveis a se planejarem e a tomar decisões sábias em épocas turbulentas.

Confiança do público na sua empresa 

O accountability reforça a employer branding (marca empregadora) da empresa perante os seus consumidores, parceiros de negócios e investidores. Isso acontece por que todos os processos ficam alinhados e atrelados aos profissionais certos.

Dessa maneira, o negócio adquire um bom posicionamento perante a concorrência. Os próximos resultados positivos serão a elevação da lucratividade e da visibilidade no mercado em que atua.

Distribuição de responsabilidades

Pode acontecer de um profissional ser responsabilizado por um erro que não cometeu. O contrário também é verdade: um colaborador recebe o mérito de outro. Essas situações desagradáveis são minimizadas quando se sabe o que é accountability e aplica-se o conceito aos processos do negócio.

Como bem explicado nos tópicos anteriores, cada profissional tem suas respectivas responsabilidades. O resultado é o aumento do comprometimento e da seriedade dos times em relação às suas funções e cargos.

Como implantar o accountability na empresa?

Para entregar todo o seu potencial para a empresa, a implementação do accountability precisa ser pautada em algumas práticas importantes. Vejamos algumas delas.

Esclareça as expectativas

A implementação do accountability se inicia pelo alinhamento das expectativas do RH e da empresa. Nesse momento, um questionamento importante é: o que se espera alcançar com esse processo?

A resposta será encontrada por meio de um diálogo aberto entre os gestores do setor de Recursos Humanos e demais líderes da organização. O objetivo é criar e transformar alvos e ideias em ações estratégicas.

Avalie os recursos necessários

Após definir os objetivos, é o momento de avaliar os recursos que serão necessários para a implantação do accountability. Para isso, os gestores devem conversar sobre custos financeiros, tecnologias e profissionais qualificados que entendam sobre o processo. 

Defina a forma de avaliação

Uma vez entendido o que é accountability, seus processos devem ser aplicados ao RH. Após essa etapa, os gestores usarão as métricas de desempenho (KPIs) para mensurar os resultados — se estão adequados, ou se precisam ser melhorados e modificados. Alguns KPIs serão analisados diariamente, outros semanalmente ou mensalmente.

Forneça feedbacks

Os responsáveis pelas tarefas precisam saber se estão se saindo bem ou precisam aprimorar algo para atingir as expectativas da empresa. Sendo assim, o RH fornecerá feedbacks regulares, claros e personalizados de acordo com o perfil dos colaboradores.

Recompense adequadamente

Junto ao accountability estará a política de meritocracia. A razão é motivar os responsáveis por meio de recompensas, como: benefícios, prêmios ou promoções internas. Essa prática tende a impulsionar a qualidade dos serviços realizados.

Uma das melhores estratégias para implantar e potencializar o accountability na gestão de RH é por meio da automação de processos. Existem aplicações virtuais que auxiliam no planejamento das tarefas e facilitam a rotina dos responsáveis por elas.

Dessa forma, a área de recursos humanos abre as portas para a cultura colaborativa, inovação de processos, e ao conceito de RH digital. Em outras palavras, o setor pavimenta o caminho para o futuro.

O que achou do nosso artigo? Entendeu a relação do accountability com o RH? Então, aproveite para conhecer o Case Convenia: 5 ações de engajamento de funcionários, testadas e aprovadas.

New call-to-action

Marcelo Furtado

Marcelo Furtado é administrador de empresas com pós-graduação em engenharia financeira pela Poli-USP. Iniciou sua carreira na Pepsico e posteriormente trabalhou 8 anos com gestão de ativos em hedge funds. É cofundador da Convenia, primeiro software na nuvem de gestão de departamento pessoal voltado para pequenas e médias empresas no Brasil. Marcelo também atua como professor de Marketing Digital na ESPM-SP e mentor na ACE e Google Campus.

Contribua com este post