O departamento pessoal (DP) gerencia três áreas importantes na empresa: admissões (documentos e registro de dados), jornada de trabalho (folha de pagamento, controle de ponto, gestão de férias e etc.) e desligamentos (rescisão contratual). Por causa desses serviços especializados, existe o perfil do profissional de departamento pessoal.
Quais são as características que compõem esse perfil? Como a liderança pode ajudar os profissionais do departamento pessoal a melhorarem suas habilidades e competências? Descubra as respostas neste artigo. Acompanhe!
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Conheça o perfil do profissional de departamento pessoal
Em meio a tantos desafios, o departamento pessoal precisa de um time que apresente determinados softs skills. Dessa forma, a rotina administrativa do setor é otimizada. Além disso, a qualidade dos serviços é aumentada.
A seguir, apontamos as características que compõem o perfil do profissional de departamento pessoal.
Sabe se comunicar
Por ser uma área burocrática, muitos imaginam que a comunicação entre o time do DP não é tão importante. Mas isso é um engano. O sucesso de qualquer equipe depende das interações entre seus membros, seja por meio virtuais, reuniões ou conversas presenciais.
Sendo assim, o profissional do departamento pessoal não pode ser como uma ilha inacessível. Pelo contrário, uma postura acessível terá um bom efeito na execução das tarefas e no relacionamento com os outros colaboradores.
Comporta-se de maneira motivadora
Outro ponto importante do perfil do profissional de departamento pessoal é ser motivador. Em um ambiente repleto de cálculos, documentos, planilhas e arquivos, a motivação interna impulsiona a satisfação e reduzirá as chances de se formar um clima enfadonho.
Outro benefício de uma atitude motivadora é refletido no cumprimento das metas e prazos internos. Fica bem mais fácil cumpri-los quando todos os membros da equipe são atuantes e motivados.
Tem uma visão holística
Um profissional com visão holística enxerga o departamento pessoal de forma ampla. Essa maneira de observar é diferente de um olhar fragmentado e míope. Por que a visão holística é importante para o colaborador do DP?
Dentre as vantagens, podemos citar o conhecimento da estrutura e das necessidades do setor. Com isso, o profissional consegue propor ideias e soluções para a melhoria das demandas.
Está em constante aprendizado
É importante também que o profissional do departamento pessoal esteja sempre preocupado em aprimorar e buscar novos conhecimentos. Além de fazer bem para a carreira pessoal, essa sede de conhecimento contribui para a inovação do setor.
Existe um termo chamado de learnability (capacidade de aprender) que se refere a profissionais que sempre estão “sentados nas cadeiras” da aprendizagem. Sem dúvidas, esse tipo de colaborador é fundamental para o departamento pessoal.
É um profissional organizado
Como dito, o DP lida com processos burocráticos pautados em prazos. Muitas dessas demandas, se não feitas corretamente e dentro da data limite, geram prejuízos administrativos e judiciais para a empresa.
Por isso, o profissional do DP precisa ser organizado. Só assim conseguirá lidar bem com a gestão de documentos, prazos e a administração de projetos. Do contrário, instala-se o estresse, a sobrecarga e o caos.
É guiado por dados
O moderno departamento pessoal é direcionado por dados. Para tanto, existem tecnologias que captam, analisam, segmentam e arquivam informações importantes para os serviços e as métricas do DP.
Sendo assim, o profissional do departamento pessoal precisa saber lidar com essas ferramentas, analisar gráficos e indicadores. Desse modo, acompanhará a evolução das demandas internas.
Sabe dar feedbacks
Um dos traços do perfil do profissional do departamento pessoal é saber dar feedbacks. Isso é importante para a formação de um espírito de parceria e de progresso entre o time. Para que sejam eficazes, os feedbacks devem ser dados com clareza, honestidade e educação.
É empático
Tentar sentir as dores do próximo – isso é empatia. Essa qualidade é fundamental para o profissional do departamento pessoal. Por que? Quando existe empatia, os membros do time são mais tolerantes, amigos e apoiadores uns com os outros. Esse clima eleva a produtividade e a felicidade no setor.
Sabe negociar
A arte de negociar faz parte dos ofícios do colaborador do DP. Às vezes, será preciso conversar com os gestores ou profissionais de outros setores internos para a reavaliação de prazos, processos e projetos. Para facilitar essa negociação, é preciso usar as técnicas certas, como: boa argumentação e persuasão.
É uma pessoa responsável
O profissional do departamento pessoal lida com processos sérios e complexos. Em vista disso, é essencial que seja conhecido como alguém responsável. Com essa qualidade, ele consegue granjear a confiança do time, dos gestores e de profissionais externos.
O papel da liderança na evolução do profissional de DP
A equipe de profissionais do departamento pessoal deve ser composta de colaboradores especializados e que tenham conhecimento de legislação, administração, jurídico, cálculos, etc. Uma vez que é formado um time com esse tipo de pessoas, cabe aos líderes estimularem o desenvolvimento de cada membro.
Uma das maneiras de fazer isso é através de treinamento, capacitação e gestão de competências. Essa trinca fortalecerá as habilidades e competências dos profissionais, bem como ajudará os líderes a delegar tarefas e projetos conforme o perfil de cada um.
Outra estratégia fundamental para a evolução dos colaboradores são os feedbacks regulares. Esses aconselhamentos devem ser embasados em relatórios sobre o desempenho e o perfil comportamental dos profissionais.
Por fim, os líderes devem ser exemplos inspiradores. Isso acontece quando eles mesmos buscam o desenvolvimento de habilidades, têm bons relacionamentos com a equipe e praticam uma escuta ativa.
Sem dúvidas, ter colaboradores de alto desempenho é a receita para o sucesso do departamento pessoal. Para encontrar esse tipo de profissional, use a lista de características mostradas neste artigo no processo seletivo da empresa.
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