Você não sabe o quão satisfeitos estão os colaboradores com sua empresa? Então, talvez seja hora de estudar a equipe e conhecer pontos que precisam ser modificados, assim como o que precisa ser eliminado de vez. Isso pode ser feito com uma pesquisa de satisfação de funcionários.
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Colaboradores realizados em sua profissão são mais comprometidos com a instituição e apresentam resultados muito superiores em comparação com empregados desanimados. Assim, levam a empresa a ganhar em competitividade no mercado.
Ficou interessado e quer entender melhor sobre o poder da pesquisa de satisfação de funcionários para uma companhia? Continue a leitura e saiba como ela funciona, como elaborá-la e quais são as vantagens de utilizá-la!
O que é uma pesquisa de satisfação de funcionários?
A pesquisa de satisfação de funcionários diz respeito a todas atividades realizadas para a colheita de dados com o objetivo de detectar quais são as expectativas dos funcionários quanto ao desempenho de suas atividades e sobre a empresa. Também, para saber se estão satisfeitos com as políticas internas, salários, benefícios, colegas, entre outras questões relacionadas.
As informações colhidas permitem que se conheça melhor o clima organizacional da instituição. Ela oferece uma explanação sobre como os funcionários realmente se sentem em relação aos seus processos e o que acham da qualidade de vida no ambiente corporativo.
Quando bem aplicada, a pesquisa de satisfação pode ser uma importante ferramenta para engajar colaboradores e demonstrar que a administração valoriza suas opiniões. Assim, torna-se verdadeiro instrumento para reter talentos e otimizar a performance do pessoal.
Uma pesquisa da Gallup mostrou que o engajamento de colaboradores é central em uma boa estratégia de negócios. Segundo os dados, times que são altamente engajados são até 21% mais lucrativos para a corporação.
Para que serve a pesquisa de satisfação de funcionários?
A pesquisa de satisfação dos funcionários é uma das melhores ferramentas de que os gestores dispõem para executar mudanças na estratégia de gestão da empresa, sobretudo no que diz respeito ao pessoal.
Por meio dela, é possível saber como os empregados realmente se sentem em relação a suas funções, sua jornada de trabalho e como isso afeta suas rotinas. Como resultado, é possível conhecer profundamente como está o clima organizacional e criar um ambiente mais agradável para todos.
Quando realizar a pesquisa de satisfação de funcionários?
As pesquisas de satisfação têm caráter estratégico dentro de uma instituição e podem provocar várias mudanças, sendo importante para avaliá-la em bons e maus momentos. Conheça 6 situações em que ela é essencial!
Aumento de faltas
Quando há um aumento significativo no número de faltas dos funcionários, é sinal de que algo está errado. O ambiente de trabalho pode estar causando desconforto, o estresse influenciando negativamente em sua qualidade de vida, os colaboradores podem estar se sentindo desmotivados, entre vários outros motivos.
É preciso investigar e saber exatamente o que está afetando a presença dos colaboradores. Nada melhor do que fazer uma pesquisa de satisfação e estabelecer um plano de ação estratégico e funcional, baseado em dados concretos.
Aumento dos pedidos de demissão, atrasos e saídas antecipadas
Um aumento repentino no número de demissões também pode indicar insatisfação dos trabalhadores, o que pode ser monitorado a partir de uma pesquisa de satisfação. É necessário entender o que não está funcionando para tornar as vagas atrativas tanto para a equipe quanto para futuros empregados.
Nessa conta também entram os atrasos e saídas antes do horário, já que tais alterações significam que os funcionários querem passar o mínimo de tempo possível na empresa.
Maior número de afastamentos
Um aumento no número de funcionários afastados também pode significar que o ambiente de trabalho não está satisfatório. A carga de trabalho pode estar alta demais, a divisão do trabalho e a relação com os colegas de trabalho podem não estar boas o suficiente etc.
Uma pesquisa eficiente vai diagnosticar quais são as principais adversidades enfrentadas pelos colaboradores e orientar o gestor na tomada de ações que combatam tais problemas.
Aumento das reclamações dos clientes
A insatisfação dos clientes é outro fator que pode indicar um problema com os processos dentro da própria empresa, sobretudo com pessoal: a equipe pode estar com problemas para atender o público externo ou para entregar um bom produto ou serviço. Essa situação tem maior chance de ser resolvida, uma vez identificado o problema.
Clima pesado, perdas, erros e aumento de retrabalhos
A ocorrência de erros é um dos principais sintomas de que a empresa não está operando corretamente. Os retrabalhos ocasionados pelas falhas trazem prejuízos e perda de tempo, motivo pelo qual devem ser prontamente identificados.
Ainda, o gestor deve estar atento ao aumento de reclamações sobre funcionários, clima pesado no ambiente corporativo e dificuldades encontradas no desempenho de tarefas — coisa que uma pesquisa eficiente é capaz de captar.
Como fazer uma pesquisa de satisfação de funcionários eficiente?
Para que realmente alcance os objetivos de mostrar dados concretos e gerar mudanças positivas, a pesquisa de satisfação de funcionários precisa ser aplicada com o máximo de eficiência. Como qualquer outra ação do RH, essa tem boas práticas que devem ser adotadas para maximizar os resultados. Veja quais são.
Escolha do método para aplicação e tratamento de dados
Começar com um planejamento sólido é o ideal para montar uma estrutura de pesquisa que gere dados relevantes e próximos à realidade. Para isso, o método do estudo deve ser elaborado considerando o perfil da equipe e da empresa, assim como os objetivos finais.
A melhor maneira de se fazer uma pesquisa simples e eficiente é focar em quatro pontos principais: equipe, gerência, benefícios e desenvolvimento profissional. Será necessário criar um questionário com perguntas pontuais e precisas, que deverá ser preenchido ao final da avaliação, para que ações a serem tomadas partam dali.
Você pode criar perguntas que busquem entender como é a convivência entre o pessoal, como os colaboradores enxergam a atuação dos líderes, o que os funcionários desejam alcançar dentro da empresa, quais programas de benefícios poderiam ser interessantes para o time etc.
A partir da elaboração das perguntas, você pode criar indicadores e pontuar quais níveis ideais são esperados nas respostas. Dessa forma, a equipe vai saber como tratar os dados de forma adequada e como interpretá-los posteriormente.
Explicação da confidencialidade dos colaboradores
É preciso garantir a quem responder o questionário que aquelas informações não serão divulgadas para toda a empresa: os dados devem ser confidenciais e, uma vez colhidos, devem ser agrupados para que se entenda a opinião da maioria sobre os processos da instituição.
A confidencialidade é um fator imprescindível, já que vai permitir que a honestidade dos entrevistados gere dados que realmente representam o cenário organizacional. Eles não podem se sentir constrangidos a responder o que realmente pensam sobre a organização e sobre as relações internas.
Sabemos que de nada adianta receber respostas aparentemente positivas se elas não forem reais. Afinal, assim se torna impossível implementar as mudanças necessárias para o aumento da satisfação dos colaboradores.
Comunicação dos objetivos e métodos da pesquisa para toda a empresa
Também é importante ser transparente quanto ao objetivo da pesquisa de satisfação de funcionários. É preciso comunicar que o intuito do estudo é identificar aspectos positivos e pontos de melhoria na dinâmica da organização.
Você pode aproveitar esse momento para mostrar aos colaboradores que a empresa se importa em ouvi-los e que essa ferramenta é uma forma de entender o que eles pensam sobre gestão, colegas e clima interno.
O método usado também precisa ser explicado em detalhes para que todos entendam as etapas do processo de avaliação e a importância de responder com calma e atenção a todos os questionamentos.
Criação de perguntas úteis e objetivas
Tendo em mente o objetivo da pesquisa e os indicadores que serão mensurados ao final, fica mais simples criar perguntas que sejam claras, objetivas e que realmente respondam as dúvidas do RH sobre os temas abordados.
Aposte em uma linguagem acessível, usando frases que não gerem duplo sentido ou que sejam de difícil entendimento. Use ferramentas como escalas e perguntas de múltipla escolha para elaborar um material completo.
Caso seja necessário, adote exemplos práticos para explicar situações. Sempre que possível, abra espaços para que os profissionais escrevam livremente o que pensam.
Compartilhamento dos resultados obtidos e plano de ação
Ao fim da pesquisa, lembre-se de agradecer aos participantes e reforçar a ideia de que a pesquisa de satisfação de funcionários foi feita tendo em vista o bem-estar geral da equipe. É interessante apresentar os dados obtidos não apenas para o executivo, mas também para todos os colaboradores.
Explique que esses resultados serão peças fundamentais na adoção de ações concretas para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores. Quando um plano de ação for elaborado, ele também pode ser apresentado aos profissionais, mostrando que a pesquisa se tornou uma fonte rica de informações para a transformação positiva do espaço de trabalho.
Como você viu, a pesquisa de satisfação de funcionários é um instrumento valioso para ouvir e entender a perspectiva dos colaboradores sobre diversos aspectos da rotina corporativa. Não deixe de valorizar essa ferramenta e usá-la como pontapé inicial de inovações e estratégias de desenvolvimento coletivo.
Agora que você já entendeu como fazer uma pesquisa de satisfação de funcionários eficaz, que tal conhecer uma ferramenta que facilita o processo de enviar questionários e receber as respostas anonimamente?