Como fazer uma dinâmica de grupo? Dicas para o RH

Marcelo Furtado
Recrutamento e Seleção
  15 min. de leitura

A dinâmica de grupo é uma ferramenta utilizada em processos seletivos e treinamentos nas empresas. O objetivo é identificar as características que compõem o perfil comportamental dos candidatos. Dessa forma, eles são alocados em funções compatíveis com suas habilidades e competências profissionais.

Neste artigo, explicaremos como realizar uma dinâmica de grupo. Falaremos também sobre a importância, benefícios e o que o recrutador observa nos participantes das dinâmicas. Avance para os próximos tópicos!

Dinâmica de grupo: o que é e como o RH pode usar a seu favor

A dinâmica de grupo é uma ferramenta de estudo que visa analisar pessoas individualmente e coletivamente, para compreender seus comportamentos em ambientes sociais. Em outras palavras, é uma forma de conhecer o profissional e saber quais são seus pontos fortes e onde deve-se aprimorar. 

O termo dessa abordagem foi desenvolvido pelo psicólogo Kurt T. Lewin. Ele defende a modificação da estrutura das dinâmicas por consequência do impacto social que cada indivíduo carrega em sua vida. Ou seja, para ele, o comportamento de cada pessoa influencia de alguma forma, moldando, assim, o comportamento coletivo. 

Para o RH, essa ferramenta pode ser utilizada em processos seletivos, cursos profissionalizantes, ou para integração corporativa.

Por exemplo, digamos que a ideia da dinâmica em grupo é reconhecer soft skills valiosas para o recrutamento dos participantes. Neste caso, o profissional de Recursos Humanos utilizará da técnica para identificar características do perfil comportamental de cada um, e assim escolher seu candidato ideal. 

Como fazer uma dinâmica em grupo?

Um dos principais fatores para o sucesso da dinâmica de grupo é o planejamento. Antes dos recrutadores realizarem a análise de currículos e definirem os candidatos, é necessário que o RH:

  • Escolha os testes que serão aplicados;
  • Aponte as tecnologias para análise e mensuração de resultados;
  • Indique o ambiente adequado para o processo;
  • Defina o método e o tipo de dinâmica a ser utilizada;

Com essa estrutura e a convocação dos candidatos, os recrutadores podem:

Além disso, é válido que o recrutador saiba aplicar dinâmicas de grupo que zelem pela saúde mental dos candidatos. Fazer testes de pressão psicológica, competitividade, ou de alta exposição não são boas práticas. Isso pode prejudicar o desenvolvimento dos participantes e até mesmo causar problemas relacionais. 

Quais são os benefícios de dinâmicas e jogos na empresa? 

Como você viu até aqui, as dinâmicas e jogos na empresa podem ser utilizados para diversos objetivos. Em cada um deles é possível encontrar benefícios organizacionais, como por exemplo: 

Ajuda na descoberta de habilidades importantes 

As dinâmicas de grupo são essenciais para identificar habilidades de candidatos. Como é algo prático, não tem como se preparar para os testes. Isso leva os participantes a demonstrarem o seu verdadeiro perfil comportamental.

Por exemplo, é possível descobrir se o colaborador é aberto a escutar outras opiniões, se ele tem espírito de liderança inovadora, ou se precisa ajustar sua comunicação. 

Tendo essas informações no momento da seleção, os recrutadores conseguem escolher aqueles candidatos que possuem mais habilidades essenciais para a função. 

E, caso notem algo a melhorar, entenderam o que trabalhar com ele desde o início, fazendo com que seu aprendizado seja otimizado. 

Melhora o employer branding da organização

O employer branding é essencial para uma organização, pois auxilia na atração e retenção de talentos. A estratégia visa criar profissionais apaixonados e defensores da empresa. 

Segundo a pesquisa Employer Branding NOW 2022, o Brasil atingirá um déficit de 15,8 milhões de funcionários em todos os níveis de habilidade até 2030. Isso significa que a marca empreendedora deve ser fortalecida, a fim de reter os talentos e manter sua equipe de alta performance. 

Esse é um assunto de urgência para as empresas. As dinâmicas de grupo, sendo divertidas e agradáveis, geram maior satisfação aos profissionais em processo seletivo

O talento já ingressou na empresa de modo positivo, tendo uma avaliação prévia do seu comportamento. Dessa maneira, ele pode ser encaixado em um time que combine com suas características. 

E para as medidas de onboarding, é um modo de trabalhar a integração da equipe, melhorar a comunicação e aumentar a empatia e acolhimento do grupo. 

Permite a avaliação da capacidade de trabalho em equipe dos candidatos 

Esse método proporciona aos recrutadores conhecer como cada candidato se comporta em grupo. É possível analisar as características dos profissionais em conjunto, o que não seria visto de modo individual

Essa é uma etapa importante, já que, segundo pesquisa da Catho, ter um bom relacionamento interpessoal é uma das características mais importantes de um colaborador para 55% dos profissionais de RH. 

Ao implementar estratégicas como as dinâmicas de grupo, a empresa consegue benefícios como:

  • Equilíbrio do clima organizacional;
  • Comunicação eficiente;
  • Comprometimento e engajamento dos profissionais;
  • entre outros. 

Além disso, os colaboradores, quando trabalham em equipe, conseguem aprender novas habilidades e conhecimentos com os outros, incentivando, assim, a diversidade cultural. 

Tudo isso pode e deve iniciar desde o R&S, para que exista unidade e integração em todos os processos da instituição. 

Pontos que o RH pode observar nos candidatos

Enquanto as dinâmicas acontecem, os recrutadores precisam ficar atentos aos comportamentos dos candidatos. Mas quais fatores necessitam de maior atenção? A seguir, elencamos alguns deles.

1. Interação

Existem pessoas mais reservadas ou tímidas. Porém, no ambiente empresarial, esses indivíduos precisam se esforçar para ter uma boa interação com outros colaboradores. Sendo assim, os recrutadores devem ter cuidado com candidatos que, além de serem reservados, são indiferentes e não tem interesse em se relacionar com outros na dinâmica.

2. Pontualidade

Outro traço indesejado é a falta de pontualidade. É claro que podem acontecer imprevistos, mas atrasos sem motivos aparentes, revelam ausência de compromisso do candidato. Essa situação deve ser levada em consideração no momento de análise dos participantes.

3. Conhecimento prévio sobre a empresa

Não tem como conhecer bem uma empresa sem trabalhar nela. No entanto, é possível descobrir um pouco da história, da cultura da empresa e dos objetivos da organização por meio dos sites oficiais na internet. Caso um candidato não saiba nada sobre o negócio, isso pode ser um sinal de desinteresse e falta de engajamento com a marca.

4. Controle de nervosismo

É normal os candidatos ficarem nervosos em dinâmicas, pois estão sendo avaliados. Porém, o excesso de nervosismo pode indicar instabilidade emocional diante de situações desafiadoras. Sendo assim, um candidato que não consegue controlar o nervoso, pode ser uma escolha ruim para a empresa.

5. Soft skills 

As soft skills são habilidades comportamentais que podem ser avaliadas e percebidas nas dinâmicas de grupo.

Os recrutadores podem se utilizar de dinâmicas para observarem soft skills específicas que acreditam ser relevantes para aquela vaga. 

Em contrapartida, é necessário ficar atento a outras que podem surgir  durante as dinâmicas. Essas habilidades preciosas podem revelar grandes talentos para trabalhar na empresa.

Mesmo que cada função solicite uma skill diferente, existem habilidades gerais que são as mais desejadas do mercado. Segundo o relatório da ZipRecruiter, nesse último ano, as principais foram:

  • Comunicação; 
  • Relacionamento com cliente;
  • Planejamento; 
  • Gestão do tempo; 
  • Gerenciamento de projetos;
  • Pensamento analítico; 
  • Trabalho independente; 
  • Flexibilidade; 
  • Resolução de problemas; 
  • Atenção aos detalhes. 

Portanto, o profissional de RH deve se atentar a encontrar não apenas as skills específicas, mas também as demais habilidades essenciais para o mercado de trabalho. 

Confira exemplos de dinâmica de grupo para aplicar na sua organização 

Agora que você já compreendeu tudo sobre dinâmicas de grupo, chegou o momento de conhecer algumas práticas para fazer na sua estratégia de seleção. Se você precisar de dinâmicas para aplicar online, leia este outro artigo. Mas se o seu intuito é desenvolvê-las presencialmente, continue a leitura! 

Dinâmica da Ponte

Essa é uma rápida dinâmica de grupo focada no trabalho em equipe e no quanto as pessoas estão dispostas a compartilhar conquistas com os outros. 

Materiais:

  • Folhas de jornal;
  • Caixa de bombom. 

Nela, os participantes terão que se dividir em duplas, onde cada um receberá uma folha de jornal. Em uma das extremidades da sala haverá uma caixa de bombom sobre uma folha de jornal, e uma segunda folha deverá ficar na outra extremidade. 

O objetivo é a dupla partir do outro lado da sala e conseguir alcançar o prêmio sem tocar no chão e sem rasgar o papel. Sendo assim, a maneira mais fácil de concluir o desafio será cada dupla se colocar uma ao lado da outra para formar uma ponte. 

No fim, independente do resultado, o recrutador deve conversar com os candidatos para entender qual foi a lógica abordada. Em seguida, explicar como as tarefas do dia a dia são feitas de forma mais rápida e eficiente quando feitas em equipe. 

Dinâmica Mãos dadas

Além de divertida, esta dinâmica estimula a união e trabalho em equipe. Nela, os candidatos formarão primeiramente um círculo, onde todos devem dar as mãos. O recrutador deve falar para eles memorizarem quem são as duas pessoas ao seu lado. 

Em seguida, todos devem soltar as mãos e caminhar livremente pela sala. Nesse momento, pode ser colocada uma música para deixar as pessoas um pouco mais entretidas e tirar o foco sobre a situação em si. 

Quando a música acabar, eles devem correr para o centro da sala e tentar dar as mãos às pessoas que estavam anteriormente ao seu lado, mas sem sair do lugar. O objetivo é no final que eles refaçam a mesma roda formada anteriormente, e percebam como o trabalho em equipe promove união e sucesso. 

Dinâmica da Observação

Como o próprio nome sugere, essa dinâmica demonstra quais são os participantes que possuem atenção, boa memória e percepção aos detalhes em seu redor. 

Tudo o que o recrutador precisa é pedir para que os candidatos fechem os olhos e respondam algumas perguntas relacionadas com as pessoas ou objetos ali presentes. Por exemplo: 

  • “Quem está com a gravata marrom?”; 
  • “Quem está com o batom vermelho?”; 
  • “Qual é a cor da parede?”;
  • etc. 

Aquele que responder corretamente primeiro, ganha um ponto. No fim, quem somar mais pontos vence o jogo. Ao final, é interessante conversar com os participantes sobre a importância de ser um bom observador e como isso auxilia no dia a dia do trabalho.

Dinâmica da Apresentação

É possível utilizar essa dinâmica para fazer uma apresentação diferenciada e observar as características que cada participante demonstra ter. 

Para isso, escreva em uma lousa uma série de perguntas que revelem o perfil comportamental e peça para que um a um vá para frente e responda elas para o grupo. Algumas sugestões de temas para serem descritos no questionamento, são:

  • Quais seus hobbies;
  • Tipo de característica profissional que ele entenda ser valorizada;
  • Tipo de característica profissional que ele compreenda ser evitada;
  • Seus sonhos pessoais e profissionais para daqui 5 ou 10 anos;
  • entre outros. 

Essa é uma forma de todos conhecerem um pouco mais, e um modo do recrutador conseguir, inclusive, checar as informações recebidas em entrevistas anteriores. 

Dinâmica Estourar o balão

Todos nós sabemos que, em determinados momentos, situações externas atrapalham nossos sonhos. Essa é a premissa do jogo, onde o recrutador irá analisar o comportamento de cada pessoa e seus pensamentos. 

Materiais: 

  • Balões;
  • Pedaços de papel;
  • Canetas;
  • Palitos de dente. 

Para iniciar, o recrutador deve entregar cada material para os participantes. Depois, pedir para que eles escrevam um desejo, coloquem dentro do balão e o encham bastante. Feito isso, deve ser dito apenas que os candidatos protejam bem seus balões. 

Em momento nenhum deve ser falado para eles estourarem os “sonhos” um dos outros, mas essa é uma conduta que normalmente acontece. Independente do pensamento de cada participante, o profissional de gestão de pessoas deve conversar ao final e explicar o objetivo do jogo. 

Mostrar que pode acontecer de nós sabotarmos o desejo de uma outra pessoa, apenas por não compreender direito o que deve ser feito. Nesses momentos, é sempre importante ter uma visão ampla, se questionar e refletir antes de agir. 

Dinâmica das Semelhanças

O intuito dessa prática é criar conexões entre os participantes, para que seja trabalhada a simpatia, empatia e relacionamento interpessoal. 

O recrutador, primeiramente, deverá separar os candidatos em duplas ou trios. Depois, o objetivo é que eles encontrem o máximo de características em comum dentro de um período. Alguns exemplos do que eles podem se identificar, são:

  • Personalidade;
  • Gostos;
  • Hobbies;
  • Desejo profissional;
  • Sonhos pessoais; 
  • entre outros. 

Após revelarem quantas coisas em comum eles encontraram entre si, o recrutador pode falar um pouco sobre a importância de construir relações interpessoais e de formar laços com quem menos espera. 

Dinâmica da Criatividade

A criatividade é uma habilidade muito requisitada no mercado de trabalho, sendo, consequentemente, um grande diferencial competitivo. 

Nesta dinâmica, o objetivo é avaliar o potencial criativo coletivo, observando o papel de cada candidato sobre a resolução dos problemas propostos. 

Os participantes devem ser divididos em grupos, onde cada um deverá criar uma empresa inovadora. Eles devem pensar em:

  • Logomarca;
  • Nome social;
  • Missão, visão e valores;
  • Produto diferencial;
  • entre outros.

Após cumprida essa etapa, o recrutador deverá apresentar uma situação hipotética e eles precisarão criar uma solução estratégica, com etapas a serem cumpridas e departamentos que serão acionados. 

Além de analisar a desenvoltura e conhecimento corporativo, é possível também observar o comportamento do grupo e ver o quão “fora da caixa” eles pensam.

Dinâmica da Amnésia

Essa é uma opção para “quebrar o gelo” e facilitar a interação entre os participantes. Nela, cada um receberá uma caneta e etiqueta, e deverá escrever o nome de alguma celebridade. Pode ser:

  • Cantor;
  • Atriz;
  • Pintor;
  • Dançarina;
  • Jogador de futebol;
  • Apresentadora de TV;
  • entre outros. 

Em seguida, eles deverão entregar suas etiquetas à pessoa ao lado, e a mesma deverá colar a etiqueta na testa. O objetivo é que o participante faça perguntas para tentar adivinhar quem está escrito no papel. O ideal é que as respostas sejam dadas apenas com “sim” ou “não”, para não facilitar muito o jogo. 

Essa é uma ótima forma de descontrair o grupo e testar os conhecimentos gerais e gostos de cada um. 

Dinâmica do 6-3-5 ou técnica de brainwriting

A dinâmica 6-3-5 irá incentivar a criatividade dos participantes, mas também uma forma deles desenvolverem o trabalho em grupo. 

O recrutador deve separar os participantes em grupos de 6 pessoas e dar uma situação problemática para cada equipe. Cada uma delas terá que apresentar 3 formas de solucionar a questão em 5 minutos. 

Essas ideias devem ser escritas em um papel, e, ao final do tempo, compartilhadas com outro grupo para que ele sugira novas alternativas ou faça melhorias nas ideias presentes. Ao final, todos terão colaborado com as soluções do problema, e aprenderão, em conjunto, formas de trabalhar em equipe e ter pensamentos sincronizados. 

Dinâmica de Verdade ou mentira

A brincadeira da verdade ou mentira é bem conhecida por ser uma ótima forma de “quebrar o gelo”. Mas,ela também ajuda o profissional de RH a entender o comportamento das outras pessoas no momento de julgar o outro. 

Nela, cada participante deverá escrever duas verdades e uma mentira sobre si em um papel, e, em seguida, lê-las em voz alta para o grupo. Os demais terão que adivinhar qual é a alternativa falsa, tentando se basear por meras primeiras impressões. 

Esse trabalho exercita a relação interpessoal, visto que cada um conhecerá um pouco mais sobre o outro. Já o recrutador conseguirá analisar perfis comportamentais de todos os presentes. 

Incluir dinâmicas de grupo no processo seletivo auxilia não apenas na percepção do RH sobre os candidatos, como também faz o profissional contratado ingressar na empresa mais engajado. 

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