Enquanto os modelos remotos de trabalho se consolidam, as empresas já notam que não basta apenas investir em tecnologias de gestão à distância. Como no ambiente presencial, a conexão digital dos colaboradores vale muito, o que ressalta a importância das dinâmicas para aplicar online.
No universo corporativo, as atividades em grupo são interações lúdicas capazes de atender diversos fins. Elas servem, por exemplo, para aplicar treinamentos, selecionar novos talentos, aumentar o engajamento da equipe, incentivar o pensamento criativo, e assim por diante.
Ao aderir ao home office ou ao trabalho híbrido, as organizações passam a ter profissionais que muitas vezes não têm contato presencial com colegas e lideranças.
Apesar das interações online, é importante assegurar que as pessoas sintam-se pertencentes a um time.
Assim como a tecnologia supre demandas gerenciais e viabiliza o trabalho remoto, ela também é capaz de promover a cultura organizacional. Da mesma forma, ela pode aproximar colaboradores e favorecer o trabalho em grupo.
Mas afinal, qual a real importância das dinâmicas online? Quais suas diferenças para as atividades presenciais? Neste artigo, você vai conhecer os detalhes mais importantes sobre o tema e os melhores exemplos de dinâmicas de grupo remotas para aplicar no seu negócio.
Qual a importância de aplicar dinâmicas online?
As dinâmicas para aplicar online têm a mesma importância das atividades presenciais. Ou seja, são essenciais para reforçar o contato entre os colaboradores.
Além disso, elas atendem a diferentes objetivos organizacionais enquanto quebram a mesmice da rotina de trabalho.
Basicamente, é um momento em que os profissionais podem se soltar, aproveitar momentos lúdicos e compartilhar suas experiências. Isso acaba promovendo mais bem-estar organizacional, aumentando a satisfação das equipes e ampliando seu senso de colaboração.
Elas tornam o ambiente mais positivo e saudável para todos. Além disso, as dinâmicas de grupo aumentam o engajamento e o sentimento de equipe, permitem compreender e desenvolver as competências dos profissionais, e fortalecem a cultura organizacional como um todo.
Isso porque, durante os momentos de interação em torno das atividades propostas, o RH consegue avaliar a postura e as habilidades dos participantes. Isso vale se eles forem colaboradores ou mesmo candidatos de um processo seletivo.
De acordo com os objetivos propostos, as dinâmicas podem trazer ganhos interessantes. Alguns deles são: maior preparo diante dos contextos laborais, alinhamento em relação aos planos de carreira e aumento de confiança e motivação perante os desafios profissionais.
Como se preparar para dinâmicas online?
Como você verá adiante, para realizar as dinâmicas para aplicar online de maneira bem-sucedida, o primeiro passo é selecionar modelos de atividades que atendam aos seus objetivos e implementá-los com o apoio de tecnologias de comunicação à distância.
Nesse sentido, uma vez que o formato da dinâmica em grupo foi escolhido, basta preparar a infraestrutura básica para comunicar-se com os colaboradores remotamente. Isso envolve cuidados como:
- Defina uma ferramenta adequada para comunicar-se com o grupo. O ideal é utilizar um recurso de videochamada que o seu time já esteja familiarizado. Pode ser o Zoom, Google Meet, Teams, Skype, entre outros;
- Agende as dinâmicas para aplicar online e disponibilize o acesso. Reserve o horário, envie um convite para a agenda dos participantes e disponibilize o link da reunião;
- Compartilhe informações sobre a dinâmica. Os colaboradores devem saber o tempo de duração da atividade, os objetivos e temas propostos, e outras informações para que consigam se programar;
- Preze pela ambientação. Afinal, mesmo remota, a dinâmica deve ser profissional. Isso significa que o condutor deve utilizar linguagem clara e estar em um ambiente silencioso e bem iluminado, para que nada atrapalhe as práticas;
- Teste os recursos tecnológicos do trabalho. Antes de iniciar, verifique a qualidade da conexão de internet, o funcionamento da câmera e microfone, o áudio dos participantes e tudo o que for necessário para que o ambiente esteja adequado.
Quais os benefícios da dinâmica online?
Antes de entender como uma dinâmica em grupo online se diferencia do formato presencial e quais são os modelos de atividades mais recomendados para aplicar junto ao seu RH digital, é importante ter atenção aos impactos organizacionais que esse tipo de ação pode gerar.
Isso porque, todas as dinâmicas de grupo acabam resultando em benefícios significativos em comum. Compreendê-los faz toda a diferença para explorar ao máximo seu potencial. Confira as principais vantagens:
- As dinâmicas para aplicar online proporcionam uma quebra na rotina de trabalho e promovem um momento lúdico de descontração. Isso favorece o bem-estar organizacional e gera efeitos comportamentais positivos sobre os colaboradores;
- Os objetivos atendidos são diversos. Eles vão desde a promoção de engajamento entre os profissionais, até a aplicação de treinamentos, seleção de talentos, desenvolvimento de competências, etc.;
- As atividades incentivam as interações entre os profissionais, seu senso de cooperação, capacidade de engajamento e alinhamento à cultura organizacional;
- Dependendo das metas das dinâmicas de grupo, as interações garantem colaboradores mais confiantes para os desafios e interações de trabalho, contratações mais assertivas e aprimoramento geral da performance de toda a equipe;
- Nas atividades, é possível aprofundar-se nas habilidades e no perfil comportamental dos profissionais. É possível identificar destaques e lideranças no grupo, traçar treinamentos mais precisos, alinhar planos de carreira, entre outros benefícios.
Dinâmica presencial X Dinâmica online: tem diferença?
De maneira geral, não existem diferenças nos modelos de dinâmicas para aplicar online e presenciais. Na verdade, suas finalidades são as mesmas. O que muda é apenas o formato de interação entre os participantes, que passa a ser virtual.
Anteriormente, nós citamos que você precisa de uma ferramenta adequada para se comunicar com o grupo de participantes (como Meet, Zoom, Skype, etc.). Basicamente, o fato de a atividade online ser baseada nesse tipo de plataforma é o que a diferencia da presencial.
Portanto, toda a intenção das dinâmicas de grupo e as propostas dos seus diferentes modelos permanecem as mesmas. A única diferença é a necessidade de adaptar a abordagem à realidade das videoconferências.
Ou seja, a falta de contato físico entre os profissionais pode exigir pequenas alterações em alguns formatos de atividades. Claro que, sem as interações presenciais entre os colaboradores, os impactos das dinâmicas muitas vezes serão diferentes.
Por isso, o papel do líder e do RH é justamente identificar como as pessoas reagem a cada contexto, o que muda entre cada formato adotado e quais seriam as adaptações necessárias para atingir os objetivos pretendidos.
Inclusive, caso se perceba que existem gargalos nas dinâmicas remotas que só poderiam ser sanados com encontros presenciais, uma alternativa seria investir para que o time se encontre duas ou três vezes ao ano para que esses encontros aconteçam.
Dinâmicas Online X Internas para processo seletivo
Para garantir a contratação de funcionários remotos alinhados à cultura da empresa e às demandas de desempenho do cargo, uma série de práticas podem ser feitas de forma online. Dessa forma, é possível cumprir os mesmos objetivos e padrões de qualidade dos recrutamentos presenciais.
Atualmente, uma série de tecnologias otimizam o processo. Elas vão desde redes de divulgação de vagas, até a inteligência de dados para a análise de currículos, plataformas para entrevistas, testes técnicos, e assim por diante.
Nesse sentido, uma dinâmica de grupo online pode ser uma poderosa ferramenta para complementar esses recursos. Com ela, o RH terá melhores condições de determinar as soft skills e competências dos candidatos.
Por exemplo, você pode implementar dinâmicas em grupo remotas para avaliar o comportamento dos profissionais, suas posturas em situações de trabalho e modo de lidar com contextos específicos. Isso é excelente para verificar o fit cultural.
Da mesma forma, as atividades online podem apontar a capacidade de socialização do candidato. Habilidades comunicativas, nível de empatia, capacidade de atenção, alinhamento ao cargo, também são pontos que podem ser observados.
Por fim, uma boa dinâmica online pode servir para verificar todos os comportamentos que o RH julga necessários para atender às demandas de uma vaga.
Isso ainda inclui competências socioemocionais como resiliência, autogestão, criatividade, entre muitas outras.
8 tipos de dinâmicas para aplicar online
Seja nos recrutamentos ou no desenvolvimento cotidiano dos profissionais, todos os objetivos e avaliações citados até aqui estão diretamente atrelados aos formatos adotados nas dinâmicas para aplicar online.
Conheça abaixo alguns exemplos:
Quatro quadrantes
Essa dinâmica é recomendada para o início das atividades. Sua finalidade é deixar as pessoas à vontade e “quebrar o gelo” entre os participantes. Ela se baseia em um quadro branco, traçado por uma linha vertical e outra horizontal. Juntas, elas formam quatro quadrantes.
Em cada quadrado, os colaboradores devem responder perguntas sobre si definidas pelo RH. Por exemplo: “qual legado você quer criar conosco?”, “qual sua experiência profissional mais marcante?”, “o que você espera dos seus colegas?”, “o que você pode trazer à empresa”, etc.
Depois de 5 ou 10 minutos, os profissionais devem apresentar seus quadros, mostrar as respostas e justificá-las brevemente aos demais. Para os encontros online, basta usar um quadro branco virtual, como o Google Jamboard ou Microsoft Whiteboard.
Venda de produto
Entre as dinâmicas para aplicar online, a atividade de Venda de Produto se destaca por aprimorar e permitir uma melhor avaliação sobre poder de persuasão e as abordagens comerciais dos colaboradores.
A ideia é simplesmente pedir que o funcionário, candidato ou grupo (se o direcionamento for na capacidade de trabalhar em equipe) realize uma apresentação comercial de uma mercadoria. O item deve ser previamente selecionado do RH. Ele pode ou não pertencer à empresa.
No momento das falas, realizadas por videoconferência, é possível analisar a postura de cada profissional. Isso envolve sua capacidade de lidar com a pressão do momento, capacidade de argumentação, entendimento sobre os atributos de produtos valorizados pelo mercado, etc.
Sessões de brainstorming
A dinâmica online de brainstorming é igual àquela feita pessoalmente. Ou seja, trata-se de uma ideação coletiva. Pode ser um briefing com um problema de mercado a ser solucionado, uma proposta de produto a ser criada, um processo a ser melhorado, e assim por diante.
Basicamente, os participantes devem oferecer soluções para uma situação específica. Para isso, primeiro, eles devem ler o material de estudo e ganharem até 30 minutos para desenvolver suas ideias. Depois, devem debater as respostas, oferecendo melhorias aos conceitos apresentados coletivamente.
Durante a prática, trabalha-se o pensamento criativo e disruptivo dos profissionais. Além disso, a atuação em equipe também é favorecida. Isso porque, as pessoas devem aprimorar as ideias de terceiros e ter habilidades sociais para apontar seus pontos fortes e fracos.
Ilha deserta
A atividade da Ilha Deserta também está entre as dinâmicas para aplicar online ideais para que os participantes fiquem mais soltos entre si. Além disso, ela é muito valiosa para testar a capacidade de raciocínio, argumentação, de resolver problemas e de trabalhar em equipe.
Para aplicá-la, basta separar os participantes em pequenos grupos e pedir que eles escolham três objetos para levar a uma ilha deserta. Cada time deverá discutir quais itens seriam ideais para sua sobrevivência nesse tipo de situação.
Após 10 minutos, os participantes devem apresentar os objetos escolhidos. A ideia é que eles argumentem porque fizeram boas escolhas para sobreviver na ilha e expliquem como chegaram a cada conclusão entre os membros do grupo.
2 mentiras e 1 verdade
Já na dinâmica online de 2 mentiras e 1 verdade, como o próprio nome sugere, cada colaborador ou candidato deve contar três acontecimentos breves sobre sua vida profissional, sendo que apenas um deles será verdadeiro.
Os demais participantes devem identificar qual história é verídica e quais são as duas falsas. Para isso, todos poderão fazer pequenas perguntas à pessoa que alega os fatos. Depois de alguns minutos, cada profissional deve compartilhar e justificar suas conclusões.
Como essa prática incentiva a troca de informações sobre as pessoas, ela contribui muito para a melhoria do clima organizacional. Ao mesmo tempo em que as pessoas conhecem melhor umas às outras, elas também desenvolvem sua capacidade de comunicação.
Desenhando respostas
Essa atividade e a dos Quatro Quadrantes são duas dinâmicas para aplicar online análogas. Isso porque, a ideia também é delimitar quatro espaços em um quadro branco e atrelar perguntas a cada um deles.
Contudo, a diferença é que os profissionais não devem simplesmente responder os questionamentos. Ao invés disso, eles precisam desenhar suas respostas. Cabe aos demais interpretar os desenhos e tentar apontar o que eles significam.
Essa é uma maneira de exercitar a criatividade dos colaboradores ou dos novos talentos. Isso também permite observar o quão engajados são os funcionários que interpretam os desenhos uns dos outros ou mesmo a capacidade de síntese criativa no caso dos candidatos.
Fato raro
Para promover o engajamento e o senso de inclusão no trabalho, é importante que os colaboradores entendam a forma de enxergar o mundo dos seus parceiros de trabalho, e saibam que as experiências de vida de cada um são diferentes.
Uma boa maneira de exercitar esse raciocínio é por meio das dinâmicas para aplicar online. No modelo Fato Raro, cada indivíduo conta para o grupo uma situação pessoal que considera rara. Então, os demais apontam se já viveram tal fato e debatem se ele é mesmo raro ou não.
Enquanto motiva as discussões entre o grupo, a atividade permite que os participantes se conheçam melhor. Mais que favorecer seus relacionamentos profissionais, esse momento de descontração também amplia a empatia coletiva.
Dinâmica da liderança
Por fim, a dinâmica da liderança é aplicada para que os participantes reconheçam as aptidões dos seus companheiros e apontem quais são aqueles com melhores capacidades para tornarem-se líderes. A ferramenta ideal para aplicá-la é o formulário anônimo do Google.
Basicamente, a ideia é que todos respondam perguntas no formulário como “se você fosse organizar um evento, quem do time escolheria para lhe ajudar?”, “quem levaria a uma viagem para uma ilha deserta?”, “a quem confiaria um projeto milionário?”, e assim por diante.
Lembre-se que as respostas devem ser anônimas, para que todos se sintam à vontade e sejam sinceros. Ao final da prática, a ideia é apontar quais nomes mais se destacaram e discutir com o grupo os motivos para isso.
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