Dando start no onboarding: 15 mensagens de boas-vindas ao trabalho!

Marcelo Furtado
Cultura Organizacional
  11 min. de leitura

Personalizar as mensagens de boas-vindas ao trabalho no seu onboarding é essencial para demonstrar pessoalidade e valorização aos novos colaboradores. 

Esse simples gesto é capaz de gerar mais engajamento na integração e ainda contribuir com o clima organizacional. 

Mas, antes de você ver as inspirações de frases que separamos, saiba como customizar as mensagens e o motivo para fazer isso! Continue a leitura e aprenda a estruturar essa etapa com excelência. 

Por que as mensagens de boas-vindas ao trabalho são importantes?

Todo ser humano gosta de ser bem recebido e de se sentir acolhido. E isso não é diferente no ambiente de trabalho. Uma simples mensagem de boas-vindas ao trabalho aos novos colaboradores já faz diferença na recepção, causando uma primeira impressão positiva

Os profissionais de RH sabem muito bem que muitos talentos podem chegar desconfiados ou tensos no novo trabalho por conta de experiências desafiadoras e, por vezes, traumatizantes em empregos anteriores. 

Segundo a Forbes, a introspecção, ansiedade, medo e insegurança são alguns dos sentimentos que o trabalhador enfrenta em um emprego diferente. É dever do RH minimizar ao máximo as sensações negativas e tornar esse processo o mais positivo possível. 

Para além da mensagem: a importância de um onboarding bem feito! 

O processo de integração na empresa detém muitas etapas, seja para um onboarding digital ou presencial. Dar boas vindas ao trabalho é apenas uma delas. 

É importante que todos os outros fatores também sejam acolhedores e positivos para que a integração do novo membro da equipe seja positiva.

Alguns dos passos que não podem faltar para se ter um onboarding perfeito, são:

  • Repassar todas as informações necessárias no momento da contratação; 
  • Enviar mensagens de boas-vindas ao trabalho; 
  • Criar evento para receber os novos colaboradores;
  • Oferecer bons treinamentos;
  • Apresentar a liderança para o colaborador recém chegado;
  • Explicar sobre a cultura da empresa.

Quando todos esses processos estão bem estruturados e alinhados, a área de RH colhe grandes vantagens. 

Um deles é a retenção de talentos e redução de turnover. Iniciar a jornada de integração de forma positiva e fazer acompanhamento durante os meses seguintes garante o sentimento de pertencimento. 

Isso gera o benefício de engajamento dos funcionários, uma vez que eles têm clareza do que fazer e para quem pedir ajuda. 

No fim, ter um processo de admissão bem-feito resulta em acolhimento, produtividade e engajamento no time. 

Pensando nisso, a Convenia desenvolveu um checklist de admissão gratuito para você organizar o processo de onboarding de funcionários em sua empresa. 

Nele, além de personalizar os fatores que não podem faltar nessa jornada, damos dicas de como melhorar a experiência dos novos colaboradores e estruturar esses passos com a área de RH

Faça o download do Checklist – Onboarding de Funcionários e comece ainda hoje a receber os benefícios dessa estratégia! 

New call-to-action

Seja bem-vindo ao trabalho: passos para uma mensagem de sucesso

Agora que você já entendeu a importância do onboarding e das mensagens de boas-vindas ao trabalho, precisa aprender as etapas para desenvolver a informação. 

No próximo tópico apresentamos diversas frases para você se inspirar e utilizar como base. Mas, alertamos que para ela ser 100% a cara da sua empresa, o ideal é personalizar de acordo com a pessoa, cargo e cultura organizacional

Veja no passo a passo a seguir como fazer isso com eficiência e criatividade! 

Conecte a mensagem à cultura da empresa

Imagine que sua empresa tenha uma cultura corporativa e tradicional. Uma mensagem de boas-vindas moderna e cheia de gírias vai destoar muito e causar certa estranheza no novo talento. 

Por isso, atente-se ao tom de voz, à escrita e aos valores institucionais. Tudo isso deve transparecer  na mensagem, para que o colaborador se habitue ao local desde o início. 

Use da criatividade na hora de entregar a mensagem

O canal de envio da mensagem de boas-vindas ao trabalho também pode torná-la mais atrativa e “ganhar” o colaborador! 

Se for um e-mail, é possível personalizá-lo com vídeos e elementos visuais para trazer mais emoção e conectividade. 

Já se ela for entregue fisicamente, pode vir em uma caixa, junto com algum brinde relacionado à empresa e que possa ajudar o colaborador no dia a dia. 

Por exemplo, conter uma garrafa, bloco de notas/caneta, eco bag/necessaire, tudo personalizado com a marca. Além disso, enviar agrados, como doces ou vale-delivery também são boas opções. 

Se possível, traga algo de único sobre o colaborador

Dar boas vindas ao trabalho também é uma excelente oportunidade de demonstrar que a empresa se importa com os novos colaboradores. Quando isso é feito de forma única e especial, torna o processo ainda mais importante e significativo. 

Uma forma de colocar isso em prática é colher informações pessoais compartilhadas durante o processo seletivo. Por exemplo, digamos que o candidato comentou sobre sua paixão por pets e seu cão chamado Tod. A mensagem pode citar isso e se tornar bem personalizada. 

Veja uma sugestão para esse caso:

“…. Apesar de não termos nenhum doguinho contratado por agora, esperamos que você possa se sentir tão feliz aqui na *nome da empresa* como quando está com o Tod!”.

Use um tom positivo, amigável e incentivador

Falamos bastante sobre o alinhamento com a comunicação e valores institucionais. Mas, algo que todas as mensagens de boas-vindas ao trabalho devem ter é um tom positivo, amigável e incentivador. 

O intuito é que haja um sentimento de acolhimento e pertencimento desde o início, para que o engajamento de colaboradores e a energia se mantenha em alta. Não é momento de comentar sobre metas e resultados, explicar sobre o trabalho ou coisas do tipo. A recepção deve ser focada apenas em gerar bons sentimentos aos novos colaboradores. 

Confira 15 mensagens de boas-vindas ao trabalho!

Depois de entender como fazer integração de funcionários, vamos sugerir 15 mensagens de boas-vindas ao trabalho para você se inspirar e personalizar da maneira que desejar. Confira!

Mensagens tradicionais

  • [nome da pessoa], a equipe [nome da empresa] te dá as boas-vindas ao nosso time. Desejamos que você tenha um feliz novo ciclo profissional aqui com a gente. Vamos juntos superar desafios e construir resultados incríveis!
  • Hoje o dia aqui na [nome da empresa] começa mais alegre, por sabermos que a partir de agora teremos você para agregar talento e qualidade ao nosso time! Sinta-se em casa e seja muito bem-vindo!
  • Se uma grande caminhada começa com um pequeno passo, sabemos que hoje é o start de uma trajetória incrível na qual a equipe [nome da empresa] irá de mãos dadas com você. Que alegria te ter com a gente, [nome da pessoa]! Seja muito bem-vindo e te agradecemos por confiar na [nome da empresa] para fazer parte da sua trajetória profissional!

Mensagens criativas

  • Welcome to the jungle, [nome da pessoa]! Estamos muito felizes em ter você na nossa selva. Aqui na [nome da empresa] trabalhamos com intensidade, mas não deixamos de contemplar a energia da natureza. Esperamos que você aproveite cada momento, aprenda muito e possa se sentir à vontade para contribuir com nossa fauna e flora!
  • Olá, [nome da pessoa]! Bem-vindo ao time mais legal do pedaço! Dizem que [área do trabalho] só tem maluco, mas como aprendemos com Will Smith, isso não necessariamente é algo ruim! Esperamos que você se sinta em casa aqui na [nome da empresa] e, claro, que possa dançar e se divertir muito com a gente!
  • Hello, sunshine! Que alegria ter você aqui com a gente, [nome da pessoa]. A [nome da empresa] estava ansiosa para ter um talento brilhante como você em nosso time! Estamos muito felizes de ter sua presença para irradiar nosso dia a dia. Que você possa contar com a gente mesmo em dias nublados! Saiba que prezamos muito pelo seu bem-estar e satisfação. Conte com a gente!

Mensagens empáticas

  • Receber um novo membro na família é sempre positivo! [nome da pessoa], seja bem-vindo à [nome da empresa. Saiba que a nossa cultura é como um lar, onde prezamos para que todos se sintam apoiados e compreendidos. Sinta-se à vontade para contribuir com as suas ideias e perspectivas únicas! Nosso coração é de mãe, e já tem um cantinho especial para você. 
  • Seja muito bem-vindo(a) à nossa equipe, [nome da pessoa]! Sabemos o quando o início de uma jornada pode ser desafiadora, e até mesmo um pouco intimidante. Mas, aqui na [nome da empresa] fazemos de tudo para tornar seu processo de integração o mais positivo e tranquilo possível. Se tiver algo que nós possamos fazer para deixar você ainda mais acolhido, pode nos contar! Confiamos nas suas habilidades e talentos para auxiliar no crescimento mútuo da nossa equipe! 
  • [nome da pessoa], estamos muito felizes em ter você conosco! Sabemos que cada novo membro da equipe traz uma energia única, e nós vimos isso em você. Com a sua chegada, nós não temos dúvidas que cresceremos e aprenderemos muito uns com os outros. Venha e sente-se à mesa, pois na [nome da empresa] todos são bem-vindos a participar na criação dos projetos. 

Mensagens festivas

  • [nome da pessoa], é com muita alegria que recebemos você na [nome da empresa]! Não temos dúvidas que essa nova fase será repleta de muitas conquistas e momentos incríveis para nós. Para comemorar, organizamos uma festa de boas-vindas repleta de energia positiva e muita animação. Um brinde à sua chegada! 
  • Bem-vindo à nossa equipe, [nome da pessoa]! Estamos empolgados em recebê-lo e conhecer mais sobre você. Não temos dúvidas de que será incrível trabalharmos juntos. Suas experiências, energia e habilidades são um grande ganho para nós, e desejamos poder contribuir para o seu crescimento também. Que sua jornada na [nome da empresa] possa ser uma grande festa, sempre! 
  • Que alegria ter você em nossa casa, [nome da pessoa]! Não há momento melhor para celebrarmos sua chegada. Estamos ansiosos para ver os incríveis resultados que alcançaremos juntos! A [nome da empresa] comemora essa nova fase com muita força e energia positiva! Receba nosso kit de boas-vindas para entrar no clima e festejar com a gente. 

Mensagens despojadas

  • Ei, (nome do colaborador). Que maneiro que você chegou aqui na [nome da empresa! A gente já sabia que você era uma pessoa top, com uma vibe positiva e vontade de crescer em equipe. E agora estamos ainda mais felizes em contar com a sua presença no nosso dia a dia, para deixar tudo ainda mais incrível. Vamos juntos colocar a mão na massa e construir um futuro de sucesso! 
  • Olá, (nome do colaborador)! Que demais que você está aqui! A [nome da empresa] está em êxtase de ter encontrado uma pérola como você. Ter um profissional antenado e criativo em nosso time é um ganho tremendo, e não vemos a hora de colocar suas ideias em ação! E então, bora transformar desafios em oportunidades?!
  • Bem-vinde à nossa equipe, [nome da pessoa]! A [nome da empresa] é composta por uma galera que curte inovar e pensar fora da caixa. Sem dúvida, você tem essa personalidade e contribuirá muito para o nosso dia a dia, seja no momento de trabalhar ou se divertir. Com sua chegada, temos certeza de que podemos ir ainda mais longe. Vamos juntes deixar nossa marca no mundo e fazer história!

Gostou da nossa seleção de mensagens para lhe inspirar? Que tal continuar aprendendo e  conhecer mais processos para melhorar ainda mais a experiência dos colaboradores em sua empresa?! No blog da Convenia você encontra desde conteúdos até e-books que lhe ajudarão nessa etapa. Acesse e confira! 

New call-to-action

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!