Por que realizar uma pesquisa de satisfação de funcionários?

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Você não sabe o quão satisfeitos estão os seus funcionários com sua empresa? Então talvez seja hora de investigar a equipe e conhecer pontos que precisam ser modificados e o que precisa ser eliminado de vez. Colaboradores realizados em sua profissão são mais comprometidos com a instituição e apresentam resultados muito superiores em comparação com empregados desanimados, fazendo com que a empresa ganhe em competitividade no mercado.

Em 2015, segundo pesquisa do Great Place to Work, empresas que colocaram o RH como protagonista de suas estratégias de negócios e optaram por investir em gestão de satisfação e desempenho conseguiram aumentar seu faturamento em cerca de 14% no ano, enquanto as demais instituições do Brasil não passaram dos 3,8%.

Ficou interessado e quer entender melhor sobre o poder da pesquisa de satisfação de funcionários para uma companhia? Saiba como ela funciona, como elaborá-la e quais são as vantagens de utilizá-la!

O que é uma pesquisa de satisfação de funcionários?

A pesquisa de satisfação de funcionários diz respeito a todas atividades realizadas para a colheita de dados para detectar quais são as expectativas dos funcionários quanto ao desempenho de suas atividades e sobre a empresa, se estão satisfeitos com as políticas internas, salários, benefícios, colegas, entre outras questões relacionadas.

As informações colhidas permitem que se conheça melhor o clima organizacional da instituição, explanando melhor sobre como os funcionários realmente se sentem em relação aos seus processos e o que acham da qualidade de vida no ambiente corporativo.

Quando bem aplicada, a pesquisa de satisfação pode ser uma importante ferramenta para engajar colaboradores e demonstrar que a administração valoriza suas opiniões, tornando-se assim verdadeiro instrumento para reter talentos e otimizar a performance do pessoal.

Para que serve a pesquisa de satisfação de funcionários?

A pesquisa de satisfação dos funcionários é uma das melhores ferramentas de que os gestores dispõem para executar mudanças na estratégia de gestão da empresa, sobretudo no que diz respeito ao pessoal.

É por meio dela que é possível saber como os empregados realmente se sentem em relação a suas funções, sua jornada de trabalho e como isso afeta suas rotinas. Como resultado, é possível conhecer profundamente como está o clima organizacional e criar um ambiente mais agradável para todos.

Quando realizar a pesquisa de satisfação de funcionários?

As pesquisas de satisfação têm caráter estratégico dentro de uma instituição e podem provocar várias mudanças, sendo importante para avaliá-la em bons e maus momentos. Conheça 6 momentos em que ela é essencial!

Aumento de faltas

Quando há um aumento significativo no número de faltas dos funcionários, é sinal de que algo está errado. O ambiente de trabalho pode estar causando desconforto, o estresse do trabalho pode estar influenciando negativamente em sua qualidade de vida, os colaboradores podem estar se sentindo desmotivados, entre vários outros motivos.

É preciso investigar e saber exatamente o que está afetando a presença dos colaboradores, e nada melhor para tanto do que fazer uma pesquisa de satisfação e estabelecer um plano de ação estratégico e funcional, baseado em dados concretos.

Aumento dos pedidos de demissão, atrasos e saídas antecipadas

Um aumento repentino no número de demissões também pode indicar insatisfação dos trabalhadores, o que pode ser monitorado a partir de uma pesquisa de satisfação. É necessário entender o que não está funcionando para tornar as vagas atrativas tanto para a equipe quanto para futuros empregados.

Nessa conta também entram os atrasos e saídas antes do horário, já que tais alterações significam que os funcionários querem passar o mínimo de tempo possível na empresa.

Maior número de afastamentos

Um aumento no número de funcionários afastados também pode significar que o ambiente de trabalho não está satisfatório. A carga de trabalho pode estar alta demais, a divisão do trabalho e a relação com os colegas de trabalho podem não estar boas o suficiente etc.

Uma pesquisa eficiente vai diagnosticar quais são as principais adversidades enfrentadas pelos colaboradores e pode orientar o gestor na tomada de ações que combatam tais problemas.

Aumento das reclamações dos clientes

A insatisfação dos clientes também pode indicar um problema com os processos dentro da própria empresa, sobretudo com pessoal: a equipe pode estar com problemas para atender o público externo ou para entregar um bom produto ou serviço, o que pode ser resolvido facilmente uma vez identificado o problema.

Clima pesado, perdas, erros e aumento de retrabalhos

A ocorrência de erros é um dos principais sintomas de que a empresa não está operando corretamente. Os retrabalhos ocasionados pelas falhas trazem prejuízos e perda de tempo, motivo pelo qual devem ser prontamente identificados.

Ainda, o gestor deve estar atento ao aumento de reclamações sobre funcionários, clima pesado no ambiente corporativo e dificuldades encontradas no desempenho de tarefas — coisa que uma pesquisa eficiente é capaz de captar.

Como fazer uma pesquisa de satisfação de funcionários eficiente?

A melhor maneira de se fazer uma pesquisa simples e eficiente é focar em quatro pontos principais: equipe, gerência, benefícios e desenvolvimento profissional. Será necessário criar um questionário (impresso ou online) com perguntas pontuais e precisas, que deverá ser preenchido ao final da avaliação, para que ações a serem tomadas partam dali.

Você pode criar perguntas que busquem entender como é a convivência entre o pessoal, como os colaboradores enxergam a atuação dos líderes, o que os funcionários desejam alcançar dentro da empresa, quais programas de benefícios poderiam ser interessantes para o time etc.

É preciso que você garanta a quem responder o questionário que aquelas informações não serão divulgadas para toda a empresa: os dados devem ser confidenciais e, uma vez colhidos, devem ser agrupados para que se entenda a opinião da maioria sobre os processos da instituição.

Ao fim da pesquisa, lembre-se de agradecer os participantes e reforçar a ideia de que a pesquisa de satisfação de funcionários foi feita tendo em vista o bem-estar geral da equipe, bem como que importará na tomada de ações concretas para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores dentro e fora do ambiente de trabalho.

Agora que você já entendeu como fazer uma pesquisa de satisfação de funcionários eficaz, baixe nosso guia e saiba tudo sobre clima organizacional.

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