A promoção de cargo é essencial tanto para manter os colaboradores engajados, quanto para o crescimento da empresa. E é papel do RH e do DP entender e organizar de forma adequada todas as etapas que envolvem este processo para que o sucesso seja alcançado.
São diversos fatores que precisam ser pensados, como a estruturação do plano de carreira, o gerenciamento de cargos e salários, as burocracias envolvidas na operação, entre outros.
Ao longo deste conteúdo, você verá vantagens de promover alguém do próprio time, em uma espécie de recrutamento interno, formas de fazer isso e o que considerar na hora de aplicar a promoção profissional. Boa leitura!
Qual a importância da promoção de cargo?
A promoção de cargos, como você bem sabe, é uma forma de reconhecer as competências e desempenho de determinado colaborador. É comum que ela seja feita para preencher vagas, promovendo um talento interno ao invés de recrutar.
O objetivo principal dessa ação é a valorização do profissional. Esse é um ato essencial, visto que um em cada quatro funcionários não se sente valorizado no trabalho. O dado é da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que também mostra que colaboradores de cargos mais alto se sentem mais satisfeitos.
Para além da valorização profissional, colaboradores que são promovidos já estão acostumados com a cultura da empresa. Assim, a equipe já confia no trabalho da pessoa e o próprio colaborador já possui um desenvolvimento comportamental preparado para o cargo.
Por isso, no momento de promover um profissional, é importante refletir se o cargo oferece:
- Motivação;
- Reconhecimento;
- Retribuição.
Para que ele se sinta motivado, o cargo deve proporcionar desafios e demandas que contemplem a realidade do trabalho. O reconhecimento vem através de alocá-lo na função que é compatível com suas soft e hard skills. E a retribuição pode ser por meio de benefícios, além da questão salarial.
Tudo isso refletirá em vantagens tanto para a empresa como para o colaborador. Abaixo, mostraremos quais são e como elas impactam positivamente a organização.
Importância para os colaboradores: satisfação e engajamento
O engajamento dos funcionários é um fator que está em falta no mercado. Segundo pesquisa da Gallup, 74% dos profissionais brasileiros são moderadamente ou ativamente desengajados.
Esse hábito influencia negativamente o clima organizacional, podendo afetar a saúde mental do colaborador e trazer prejuízos financeiros para a empresa.
Portanto, é essencial que ele se sinta reconhecido por seu esforço e desempenho, motivado pela possibilidade de encarar novos desafios e participante no progresso da empresa. Isso o deixará muito mais feliz e satisfeito com o trabalho e a instituição.
Lembre-se de estruturar um bom plano de carreira, para que haja um caminho sólido e planejado para se percorrer. Você também deve comunicá-lo para toda empresa, visando a transparência na forma de promoção.
Importância para a empresa: retenção de talentos e melhoria dos resultados
Diferente do engajamento, a rotatividade está muito presente no mercado. Segundo pesquisa da Robert Half, o Brasil é o líder no índice de turnover. Desde 2010, houve um aumento de 82% desta taxa nas empresas.
Porém, com profissionais motivados e felizes, haverá diminuição da rotatividade e absenteísmo. E ainda, segundo a Gallup, eles ficarão mais produtivos e qualificados.
Com a promoção de cargos, você economiza em gastos com processo de R&S, retém talentos com potencial e bom desempenho, melhora o clima organizacional e promove mais competitividade no mercado.
O que considerar na hora de promover um funcionário?
Há dois fatores cruciais para se considerar na hora de fazer a promoção de cargo, sendo questões interligadas ao colaborador e a empresa. Primeiramente, é preciso elencar características necessárias para o profissional conseguir preencher a vaga.
Mas, além disso, é essencial também avaliar a estrutura financeira da instituição para essa finalidade.
Recomenda-se que seja criado um plano de carreira com todas as informações pertinentes, como:
- Quanto a empresa precisa ter de faturamento para promover um colaborador;
- Quais metas ou desempenho o profissional deve atingir para ser promovido;
- Quais são as jornadas para se alcançar determinados cargos e salários;
- entre outros.
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É através dessa elaboração que a empresa terá certeza de que conseguirá manter as promoções internas, sem afetar a lucratividade. Os colaboradores também terão transparência e conhecimento do que deverão fazer para ganhar a promoção.
Confira nos próximos tópicos qual é o passo a passo para colocar esse plano em prática!
Levante as hard skills e soft skills principais para a função
O primeiro passo é compreender os detalhes sobre a nova vaga para entender quais são as principais habilidades que o trabalhador a ser promovido para nova função precisa ter. É importante ressaltar que as habilidades técnicas são essenciais, mas o comportamento também deve ser considerado.
Para entender melhor, podemos imaginar o caso de um vendedor que pretende ser promovido a gerente. Ele deve apresentar conhecimento sobre estratégias de vendas, como também ter habilidade para gerenciar e liderar pessoas.
Para as competências técnicas, observe quais são as principais para o cargo em aberto. Veja quanto tempo e recurso devem ser investidos para preparar o funcionário e se é necessário fazer treinamentos específicos ou não. Para isso, implemente testes de aptidão entre os funcionários e analise a avaliação de desempenho deles.
Já para as competências comportamentais, há casos em que será preciso que o colaborador apresente habilidades específicas. Porém, existem pontos para se considerar de modo geral.
Ter proatividade e adaptabilidade, por exemplo, são essenciais para que o trabalho tenha produtividade e inovação. Por isso, exija facilidade de habituar-se a diferentes contextos, vontade de aprender coisas novas, entre outros.
Possuir boas características de relacionamento interpessoal também são diferenciais na hora da promoção profissional. É importante que seja considerada a capacidade de se relacionar, já que boa parte das vezes outros colaboradores ou lideranças precisarão ensinar ou apoiar quem for promovido.
Realize avaliação para a promoção de cargo
Como citado anteriormente, é importante fazer uma avaliação para promoção de cargo que entenda como cada um está em relação aos pontos exigidos.
As avaliações de desempenho para promoção interna na empresa são essenciais para identificar qual colaborador está preparado para esse novo desafio. Elas podem ser feitas de diferentes formas, como por exemplo:
- 360º – o colaborador é avaliado pela equipe, líder e por ele mesmo;
- 180º – o funcionário é avaliado por si e pelo líder;
- Competências – a liderança leva em consideração as hards e soft skills;
- Objetivos – o profissional analisa seus cumprimentos de metas, sua atuação para alcançá-las e traça quais são os próximos passos.
Você pode escolher realizar um ou mais desses métodos, desde que aplique-os periodicamente, para que o diagnóstico sobre as mudanças e evoluções de habilidades seja justo.
Após implementá-los, certifique-se de que a avaliação cumpriu com o objetivo esperado e ofereça feedbacks para seus colaboradores. Isso fará com que eles tenham transparência durante o processo, e saibam o que está bom e o que deve melhorar.
Planeje-se financeiramente para a promoção
O plano de carreira também deve considerar a organização financeira da empresa. É essencial compreender se há recursos a curto, médio e longo prazo para realizar e manter a promoção.
A previsão de gastos é a primeira etapa para o planejamento. Existem diversos fatores dentro de uma promoção de cargos que devem ser considerados no momento de prever valores. Por exemplo:
- Salários;
- Comissões;
- Horas extras;
- Adicionais salariais;
- Encargos;
- Benefícios.
É crucial ter esse planejamento pois, caso no futuro haja alguma dificuldade financeira, é contra a lei fazer a redução salarial.
A MP 1045/21 foi criada durante a pandemia justamente para dar esse aval à diminuição temporário no período da crise de saúde pública. Porém, ela já perdeu sua validade e por isso deve-se seguir o art. 468 da CLT – que permite mudanças contratuais apenas por acordo ou convenção coletiva.
Além disso, é importante que a equidade dos salários seja a mesma para aqueles profissionais de mesma função. Isso evitará discrepâncias nas folhas de pagamento e problemas trabalhistas.
A responsabilidade de tornar a promoção possível será do Departamento Pessoal, Recursos Humanos e Financeiro. Eles precisam estar alinhados, para assim realizar o planejamento estratégico e financeiro das promoções de forma adequada.
Ou seja, o RH terá o papel de enxergar oportunidades de promover colaboradores, o setor de contabilidade avaliará o caixa para avaliar os possíveis aumento salarial, e o DP precisará cuidar dos encargos e burocracias das mudanças contratuais.
Como saber quando fazer uma promoção de cargo?
A primeira etapa consiste em listar critérios para avaliar a possibilidade de promoção. O colaborador precisa apresentar determinadas habilidades e comportamentos, entre outros fatores. Isso varia de empresa para a empresa e o tipo de cargo, mas os exemplos abaixo podem servir de base:
- Ser proativo;
- Ter postura profissional adequada para o cargo;
- Entregar consistência em seus resultados;
- Ter um bom relacionamento com os colegas de trabalho;
- Possuir nível superior de ensino desejado para o cargo.
Dessa forma, quando um funcionário for lhe pedir um aumento ou uma promoção, você, como profissional de RH e DP, terá embasamento para dizer se é possível ou não.
Feita a análise dos critérios, realize uma avaliação interna da situação. Não adianta querer promover um bom funcionário, se a empresa não tem espaço ou dinheiro para isso. Para isso, as seguintes perguntas facilitam:
- Existe necessidade desse novo cargo na empresa?
- O colaborador precisará de algum treinamento para atender as novas funções e responsabilidades?
- Ele tem o tempo mínimo de casa para ser promovido?
- A empresa possui orçamento?
Por fim, lembre-se de manter a transparência com os colaboradores. Caso perceba que há pessoas que se destacam e merecem uma promoção, mas não existe vaga no momento para isso, explique a situação e tente beneficiá-lo de alguma forma.
É importante que você tenha essa relação com ele, visto que nenhum bom profissional passará muito tempo em uma organização que não dá a ele oportunidades de crescer tanto de forma material quanto em carreira.
Essas e outras questões podem ser elaboradas e compostas na estruturação do planejamento da promoção de cargo.