O futuro do RH nas empresas tende a reforçar o quanto esse setor é estratégico para os resultados da organização. Por isso, acompanhar suas principais tendências é essencial para todo profissional da área que deseja manter-se relevante e aproveitar ao máximo suas oportunidades.
Na verdade, o departamento de Recursos Humanos já possui, na atualidade, um papel de enorme protagonismo nas organizações. No entanto, a área segue em constante mudanças, e para se manter competitivo no mercado é necessário compreender o que está acontecendo e aplicar o que tudo o que faz sentido à realidade da sua organização.
Mesmo com tantos avanços já consolidados, as tendências para o futuro do RH não param de evoluir. Quer conhecer as principais novidades esperadas e como elas podem ser úteis para superar os novos desafios do setor?
Confira tudo sobre esse tema a seguir!
O futuro do RH nas empresas: principais novidades do setor
Como citamos, o futuro do profissional de RH é influenciado pelo avanço tecnológico. Se hoje os processos morosos e repetitivos já dão lugar a uma gestão mais estratégica e digitalizada, espera-se que a atuação na área tenha níveis ainda maiores de inteligência e dinamismo nos próximos anos.
Além das transformações e benefícios que os sistemas digitais agregam aos processos de Recursos Humanos, que aprofundaremos ao final deste artigo, o RH do futuro também é fortemente influenciado pelos novos paradigmas de mercado que surgiram na pandemia.
Consolidação de tendências no pós-pandemia
Apesar do fim do período pandêmico – ou quase fim -, diversas tendências se consolidaram e hoje são inerentes às rotinas de grande parte das empresas. Esse é o caso dos modelos híbridos de trabalho e do home-office, por exemplo.
Enquanto o isolamento social definiu novos formatos de trabalho, ele também motivou uma maior preocupação das pessoas em relação à sua saúde física e mental. Isso acabou influenciando as exigências dos colaboradores em relação aos negócios.
Não por acaso, a pesquisa “The Changing face of HR in 2024”, da Sage, revelou que 65% dos executivos acreditam que o RH terá um papel de liderança na promoção da saúde e do bem-estar dos profissionais no ambiente de trabalho.
Inclusive, essa não é a única demanda que cresce entre a força de trabalho. Em meio às transformações impostas pela tecnologia, os talentos mais aptos a superar os novos desafios do mercado ganharam protagonismo nas organizações.
Maior foco na valorização dos colaboradores
As empresas que desejam se destacar precisam contar com os melhores profissionais. Para isso, devem oferecer boas condições de trabalho, apostar em talentos diversos e no seu contínuo desenvolvimento pessoal e de carreira.
Esse movimento também é revelado pelo estudo da Sage. Nele, 58% dos executivos apontam o RH como essencial para ter equipes pautadas na diversidade. A mesma porcentagem indica que o setor é central para otimizar o employee experience.
Além disso, 56% sugere que o RH é primordial para desenvolver as habilidades e competências dos colaboradores. O mesmo índice aponta sua relevância para posicionar a companhia como um bom lugar para trabalhar.
Essa é uma visão geral sobre o papel dos Recursos Humanos nos próximos anos, mas já existem padrões esperados para o futuro do RH nas empresas ainda neste ano. Confira todos os detalhes sobre as principais tendências logo abaixo.
O que esperar do RH em 2023?
Como você pôde ver, a inovação no RH é constante. Diversas mudanças se desenham para o futuro da área, sendo que muitas delas já estão ganhando escopo e protagonismo no mercado. Mas afinal, o que esperar para este ano de 2023? Confira 12 tendências centrais:
1. Flexibilidade de horário
A rigidez do ponto mostra-se cada vez menos eficiente, o que abre espaço para a flexibilidade de horário. O modelo de teletrabalho funciona com controle de produtividade e não de horários. Períodos tradicionais como 09 às 18, 08 às 17, entre outros, estão em declínio.
Para acompanhar essa tendência, é importante que o gestor monte um quadro de atividades, tenha prazos e metas para o cumprimento das funções. Isso garante liberdade para o colaborador, ao mesmo tempo que ajuda o profissional de RH a planejar soluções para otimizar o desempenho das equipes.
Neste ponto, a transformação digital também tem protagonismo. Afinal, a tecnologia simplifica o controle das jornadas e agrega mais domínio sobre os processos, que passam a ser monitorados por resultados. Trata-se de um requisito essencial para o futuro do RH nas empresas.
2. Trabalho remoto, semipresencial e ambientes virtuais
O home office já era uma tendência que vinha ganhando espaço, mas se tornou uma constante no mercado com a chegada da Covid-19. Agora, no pós-pandemia, o trabalho remoto tornou-se uma exigência entre os talentos e uma nova realidade para as empresas.
A implementação do trabalho em ambientes virtuais não precisa abranger 100% das atividades e pode ser aplicada dentro do modelo semipresencial, com reuniões semanais ou quinzenais, por exemplo.
Em todo caso, a tecnologia também é central para sua adesão. Com um bom software de RH, é possível manter um contato mais próximo e constante com profissionais remotos, atender suas demandas, definir e controlar seus fluxos de trabalhos, entre outros controles importantes.
3. O futuro do profissional de RH: protagonismo nas empresas
Mesmo sendo um setor com tantas tarefas e obrigações realizadas, muitas vezes, de forma presencial e manual, o RH deve se tornar essencialmente digital, garantindo mais praticidade e otimização para suas rotinas.
Isso tudo acaba refletindo positivamente na experiência da relação entre colaborador e empregador. Além disso, mais do que nunca, dados e relatórios de RH serão utilizados nas estratégias empresariais. Afinal, as empresas estão percebendo o quanto essas informações impactam na tomada de decisão e gestão do negócio.
A partir disso, é evidente que o futuro do RH nas empresas é de máximo protagonismo. Afinal, graças à digitalização, o setor fornecerá todas as condições necessárias para atrair, reter e potencializar ao máximo os melhores talentos.
Além do mais, instrumentos tecnológicos otimizam trabalhos manuais e burocráticos, o que libera espaço para o setor cuidar do que há de mais precioso em uma organização: as pessoas.
Evidentemente, só a tecnologia não basta para automatizar os controles dos colaboradores, monitorar seus indicadores de desempenho, implementar estratégias de desenvolvimento, otimizar as táticas de recrutamento e seleção, entre outras atribuições relevantes.
Na verdade, os sistemas são apenas facilitadores. Cabe aos profissionais qualificarem-se para utilizá-los da maneira mais estratégica possível. Por isso, é essencial investir em MBAs de RH, cursos como os da Convenia Academy e soluções semelhantes de aprimoramento.
4. Transformação digital: otimização de processos
Considerando que a tecnologia é protagonista para o futuro do RH nas empresas, cada vez mais soluções digitais serão aperfeiçoadas para atender às demandas do mercado e ajustadas para oferecer ambientes virtuais que facilitem a execução dos trabalhos.
Nesse sentido, incentivar a atualização contínua do time de colaboradores é essencial, e a tendência é que surjam novos cargos mais alinhados ao processo tecnológico. Com isso, a digitalização de processos torna-se fator primordial para o sucesso dessa implementação.
Um bom exemplo é a admissão e o desligamento online. Esses recursos já vinham sendo utilizados por diversas empresas. Contudo, hoje em dia, há quase uma obrigação quanto à utilização desses processos, especialmente diante dos paradigmas do pós-pandemia.
Plataformas digitais são úteis para aprimorar o processo de recrutamento e seleção. Elas ajudam a tornar as contratações mais eficazes, alinhando, por exemplo, os perfis dos candidatos ao fit cultural das empresas, o que permite o alcance de profissionais que realmente sejam capacitados e se enquadrem para as vagas em aberto.
5. Trabalho colaborativo
Pesquisar as melhores práticas e oferecer mais liberdade de comunicação e interação entre os funcionários é uma preocupação central na gestão de pessoas. Trata-se de uma demanda que permanecerá relevante para o futuro do RH nas empresas.
Isso é válido especialmente para a atual realidade do pós-pandemia. Afinal, trata-se de uma abordagem que é fundamental para vencer obstáculos do modelo home office e garantir disciplina e concentração para trabalhar.
6. Gestão orientada a dados: big data e o futuro do RH
A exemplo dos demais setores corporativos, o big data é um elemento essencial para o futuro do RH nas empresas. Trata-se de uma ferramenta capaz de coletar e tratar um grande volume de dados brutos, automatizando sua análise em prol de uma tomada assertiva de decisão.
Trata-se de uma forma de converter a imensidade de informações presentes nos processos empresariais em embasamento para a gestão. Assim, essa tecnologia agrega uma série de benefícios estratégicos para o RH digital.
Com o Big Data, inúmeras análises podem ser estruturadas e agregar valor à empresa a partir do RH. Isso inclui análises do desempenho das equipes, controles de rotatividade, mapeamento de habilidades, entre muitas outras informações pertinentes de people analytics.
Software de RH
Você deve ter percebido que boa parte das tendências tecnológicas para o futuro RH passam pela implementação de bons softwares. Contudo, vale ressaltar que a adesão desses sistemas caminha cada vez mais para os modelos que realizam vários processos da área.
Basicamente, trata-se das plataformas que reúnem diversas as funcionalidades que os setores de Recursos Humanos e Departamento Pessoal necessitam. Assim, todas as ferramentas necessárias para a modernização e melhoria dos processos ficam reunidas em um só lugar.
No final deste artigo, você vai conhecer o melhor software integrado do mercado, ideal para automatizar diferentes processos de rh e agregar mais inteligência gerencial. Continue acompanhando para conhecer as funcionalidades capazes de aproximar você e o futuro do RH nas empresas.
Valorização da Employee Experience
Soluções digitais estão substituindo atividades presenciais e trazendo o foco para a capacidade de execução e engajamento do colaborador. Dinâmicas até pouco tempo comuns estão ficando para trás, como a trajetória para o ambiente físico do trabalho e o retorno para casa todos os dias.
Para que essas mudanças não comprometam a experiência dos colaboradores, é fundamental investir no Employee Experience. Trata-se da promoção de um ambiente de qualidade e satisfatório para os profissionais. Isso contribui para reter talentos, aumentar o engajamento e reduzir o absenteísmo.
A tendência é que se mantenham os encontros virtuais para alinhar a execução de serviços, fazer correção de problemas e obter rotinas mais produtivas. Para o comparecimento no local de trabalho, é importante que a empresa apoie medidas protetivas e ofereça equipamentos de proteção individual (EPIs).
Inteligência Artificial
Ao lado do big data, a inteligência artificial no RH também está ganhando protagonismo. O destaque está na área de recrutamento e seleção. Com essa tecnologia, é possível encontrar os melhores candidatos e otimizar todos os processos seletivos.
Sem comprometer a humanização e a experiência dos profissionais, a tecnologia consegue rastrear os melhores talentos, segmentar aqueles mais adequados às vagas disponíveis e promover uma seleção daqueles com maior fit cultural com o negócio.
Nesse processo, é possível automatizar a análise de inúmeros dados. Após cruzar informações sobre idade, formação, experiência, entre outras skills, são recrutadas as pessoas mais alinhadas à demanda do negócio.
Upskilling e Reskilling
Como você conferiu anteriormente, os melhores talentos hoje são decisivos nas empresas. Além disso, para retê-los e aproveitar ao máximo seu potencial, é fundamental que as organizações invistam no seu desenvolvimento.
O Upskilling se refere justamente a essa tendência. Trata-se do aprimoramento dos colaboradores, baseado em uma cultura de aprendizado contínuo. Seu foco é agregar mais flexibilidade, produtividade e valorização nos postos de trabalho.
Com o mesmo objetivo, o Reskilling visa reciclar os conhecimentos dos profissionais, a fim de realocá-los dentro da empresa. Ou seja, enquanto o primeiro é direcionado ao aprofundamento de um domínio, o segundo é voltado à requalificação corporativa.
Programas de diversidade e inclusão
O futuro do RH nas empresas possui um forte apelo de inclusão. Além de ser uma importante pauta social, que influencia a imagem dos negócios, a diversidade também impacta diretamente na resiliência e capacidade de inovação das equipes.
Tenha em mente que uma organização inclusiva não é aquela que simplesmente disponibiliza cotas para PCDs, por exemplo. Na verdade, isso envolve a promoção de boas práticas de contratação, retenção e desenvolvimento.
O foco é garantir igualdade de oportunidades de crescimento para todos os perfis de indivíduos. Para isso, cabe ao RH elaborar programas de desenvolvimento social, vagas afirmativas, entre outras estratégias que valorizem a inclusão e a diversidade.
Segurança da informação dos colaboradores
Considerando que o futuro do RH nas empresas é tecnológico, não basta focar-se apenas nos ganhos estratégicos oferecidos pelos softwares. Também é essencial ater-se aos pontos de cautela inerentes a qualquer sistema digital.
Lembre-se que um software de RH pressupõe a digitalização de todas as informações dos colaboradores. Portanto, é indispensável garantir que elas se mantenham protegidas contra perdas e vazamentos no ambiente eletrônico.
Ou seja, o foco é aderir a uma cultura de inovação sem abrir mão da segurança e da responsabilidade. Para isso, é essencial investir em sistemas protegidos por criptografia, sólidos protocolos de acesso, entre outros recursos de segurança.
Qual o maior desafio do RH em 2023?
A utilização cada vez mais estratégica das tecnologias dentro do setor é com certeza um desafio presente para o RH nesse período. Afinal, como visto ao longo do texto, as ferramentas digitais estão influenciando o mercado profundamente.
Diante de sistemas cada vez mais inteligentes, os processos se transformaram. Agora, há mais agilidade e automatização para lidar com tarefas burocráticas. Ampliaram-se as possibilidades para modelar processos e utilizar dados em prol de uma melhor gestão.
Os recursos são muito amplos, assim como sua influência sobre a rotina da empresa e seus colaboradores. Você já sabe que atrair e reter os melhores talentos é essencial para o futuro do RH nas empresas, mas cabe reforçar essa demanda como um dos grandes desafios do RH em 2023.
Afinal, mais que contar com profissionais talentosos e comprometidos, é vital que essas pessoas saibam utilizar as novas tecnologias de maneira adequada.
Ao mesmo tempo, é preciso ter cautela para que a enorme informatização não prejudique o employee experience. Isso porque a tecnologia não pode prejudicar o contato humanizado das equipes.
Aliás, a humanização das relações no ambiente de trabalho merece destaque num mundo pós-pandêmico e com as rotinas de home-office em ascensão. Sentir-se integrado e acolhido num contexto profissional, pertencendo a laços sociais significativos pode ser decisivo entre permanecer numa vaga ou não para profissionais das novas gerações.
Lembre-se que o cuidado com a saúde mental e a priorização de excelentes experiências de trabalho estão entre as principais tendências do pós-pandemia. Por isso, essa questão deve ser observada com tanta importância quanto a adesão tecnológica propriamente dita.
Basicamente, o desafio é conseguir unir tecnologia e humanização. Trata-se de conseguir entender como o digital facilita processos burocráticos. Com isso, garantir mais tempo para o trato com as pessoas, além de melhores condições para sua valorização estratégica.
Como organizar um RH do futuro?
Tanto o uso da tecnologia, quanto o alinhamento às novas demandas dos colaboradores, exigem mais qualificação para os profissionais de RH. Elas devem ser focadas em uma compreensão crítica sobre essas crescentes tendências, bem como nas formas com que elas impactarão o dia-a-dia de trabalho.
Como falamos, o controle tende a ser menos baseado em horário e mais focado em produtividade. Da mesma forma, o trabalho será mais remoto e flexível, os processos menos burocráticos, os postos de trabalho mais direcionados ao bem-estar dos colaboradores, as carreiras mais focadas em seu desenvolvimento, etc.
Esses novos paradigmas devem estar integrados com as necessidades do negócio e permitir automatização da operação, para que toda demanda seja atendida de maneira mais ágil, flexível e estratégica. Já conhece a Convenia? Nossas soluções auxiliam as empresas nessa transformação:
- Software de RH em nuvem para gerir admissão, holerites, férias etc;
- Gestão e consultoria de benefícios corporativos;
- Personalização de plataforma para gestão de usuários e parceiros.
Viu como essas tendências para o futuro do RH nas empresas são importantes? É hora de reorganizar o serviço e reformular as bases de gestão para 2023.
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