Os indicadores de RH são peças fundamentais para entender melhor os funcionários da instituição, bem como a empresa. Com eles, ainda é possível encontrar problemas relacionados ao setor e aos colaboradores, permitindo aplicar soluções para que o bem-estar dos funcionários e a saúde da empresa sejam mantidos.
Neste texto vamos te contar o que são e como funcionam todos os tipos de indicadores de RH. Traremos os 10 que são comumente utilizados no cotidiano do setor, além de explicar quais são os 8 que são centrais, ao nosso entender, para o funcionamento da área. Acompanhe!
O que são indicadores de RH
Os indicadores estratégicos de RH (também conhecidos como métricas ou KPIs de RH) são análises estratégicas que ajudam a mensurar o desempenho do setor a respeito de determinada área que é de responsabilidade do RH em um certo período de tempo.
Na prática, os indicadores de recursos humanos acompanham os valores (percentuais e numéricos) que demonstram o resultado de ações internas.
Por meio dessas informações, os gestores conseguem tomar decisões bem direcionadas e baseadas em dados reais. Dentre as possíveis decisões, estão: definição de estratégias de desenvolvimento, práticas para gestão de qualidade, ações que reduzem gastos internos e remodelagem de processos ineficientes.
Mas, antes de apresentar os indicadores mais relevantes para o seu setor, é importante ressaltar a importância da capacitação do profissional de RH para o manejo dos dados extraídos dos indicadores. Somente equipes preparadas para utilizar de forma estratégica as informações saberão fazer bom proveito dessas métricas.
Aliás, a habilidade de manipular, interpretar e tomar decisões a partir de dados é uma premissa essencial para profissionais no mercado de trabalho atual. Por isso, antes de conferir os principais indicadores é essencial a leitura do Guia da cultura data driven para o RH e DP, um material exclusivo e gratuito preparado pela Convenia sobre o tema.
Nele, você vai aprender os principais conceitos ligados ao tema, além de entender como você pode se torna um profissional orientado a dados.
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Conheça os 9 Indicadores de RH perfeitos para o dia a dia
Um dos grandes benefícios de utilizar KPIs é construir um RH com uma gestão baseada em dados, o chamado chamado de RH 4.0. No atual cenário corporativo, a gestão de pessoas interligada com informações estratégicas é a receita para o sucesso das metas internas.
A seguir, elencamos indicadores de RH que são importantes para a implantação desse tipo de gestão.
1. ROI em treinamentos
O setor de RH é o responsável por investir em treinamentos para os novos funcionários ou pessoas que já trabalham há algum tempo na empresa, mas precisam passar por uma atualização. É muito importante medir o retorno sobre esse investimento, pois isso mostra o quanto a empresa tem se dedicado a profissionalizar seus colaboradores, além de verificar se o gasto está dando resultados.
Para conseguir calcular o ROI, é necessário somar todos os custos relacionados aos cursos e treinamentos e comparar com os resultados obtidos. A análise poderá variar conforme o tipo de curso. Um treinamento voltado para vendas, por exemplo, tem seu resultado refletido no aumento delas.
Outro benefício do ROI é avaliar quais tipos de treinamentos estão sendo mais efetivos com a equipe. Investindo, assim, em metodologias ou empresas que realmente deixarão os seus funcionários capacitados e engajados.
2. Índice de reclamações trabalhistas
Esse é um indicador de RH importante para avaliar a eficiência da gestão com relação ao cumprimento das leis e normas trabalhistas. Além disso, o índice de reclamações trabalhistas também serve para avaliar a postura das políticas internas e como são solucionados os problemas relacionados à equipe dentro do ambiente de trabalho.
Uma empresa com muitas reclamações trabalhistas perde confiabilidade no mercado, além de fazer com que bons funcionários percam o interesse em atuar na instituição. Além disso, o negócio sofrerá prejuízos financeiros no futuro, com a possibilidade de pagamento de multas e indenizações.
3. Custo per capita de benefícios
Assim como é necessário analisar os colaboradores, também é preciso verificar como está a sua vantagem competitiva frente aos concorrentes com relação à remuneração. O custo per capita de benefícios corporativos mostra um comparativo entre o ganho bruto da empresa e o valor que está sendo utilizado para pagar aos funcionários.
Conhecer esse índice pode ser um importante aliado na hora de atrair e reter funcionários, já que benefícios e bonificações são ótimas formas de manter uma equipe engajada, evitando que parte dela decida ir para a concorrência por encontrar melhores opções de crescimento e remuneração.
4. Custo do Turnover
Esse KPI RH mede o gasto financeiro que a rotatividade de profissionais gera para a empresa. Além disso, a métrica auxilia os recursos humanos no entendimento das razões que levam as saídas de colaboradores. Para descobrir o custo do turnover, basta somar as despesas com:
- Processos de recrutamento e seleção;
- Onboarding de colaboradores;
- Redução da taxa de produtividade da função em aberto;
- Diminuição do desempenho em um cargo até que o novo colaborador atinja o nível de produtividade do antigo profissional.
5. Índice de retenção de talentos
Por meio desse indicador, o RH entende o nível de eficiência das estratégias voltadas para o aumento do engajamento e a redução da taxa de rotatividade de colaboradores.
Uma das ferramentas que entregam esses dados, é o questionário de avaliação de desempenho. Com ele, o RH mensura resultados e coleta feedbacks que ajudam a identificar motivos para o baixo índice de retenção de talentos.
6. Folha de Pagamento
Entre os indicadores de RH, o da folha de pagamento é considerado indispensável nas rotinas administrativas e trabalhistas da empresa.
Por meio desse KPI, os recursos humanos mensuram com exatidão todos os custos (horas extras, benefícios e remunerações) relativos aos trabalhadores da instituição. Com esse conhecimento, é possível manter esses gastos dentro do teto orçamentário.
7. Avaliação de aprendizagem
O indicador de avaliação de aprendizagem é utilizado pela equipe de treinamento e desenvolvimento do RH.
A principal finalidade dessa métrica é descobrir o nível de absorção dos colaboradores em relação aos conteúdos repassados nos treinamentos. Dessa forma, a programação pode ser remodelada de modo que eleve o engajamento e a retenção dos conhecimentos.
8. Taxa de promoção
Uma das finalidades do indicador taxa de promoção é revelar a quantidade e frequência em que os profissionais internos são promovidos. Além disso, esse KPI ajuda no cálculo das despesas relacionadas a essas promoções.
09. Relação HR para FTE
Essa métrica é ideal para o conhecimento no nível de envolvimento e produtividade dos colaboradores durante a jornada diária de trabalho. Sendo assim, é possível entender se existe a necessidade de contratar novos profissionais, investir em treinamentos internos ou realocar colaboradores.
8 indicadores de RH que são indispensáveis
Se os indicadores de RH citados no tópico anterior são essenciais para a gestão de pessoas, os que mostraremos a seguir se configuram como os principais indicadores de RH. Vejamos quais são eles.
1. Turnover
O turnover é a taxa de rotatividade de funcionários dentro da empresa. Ou seja, é a frequência com que as pessoas entram e saem do seu negócio. Uma empresa com uma alta rotatividade de colaboradores mostra que ela não está promovendo um bom ambiente de trabalho ou não está conseguindo selecionar corretamente os seus novos funcionários.
É importante que o setor invista em manter os seus funcionários o máximo de tempo possível dentro da empresa. Assim, ele ficará cada vez mais habituado com a rotina da instituição e do seu próprio trabalho, trazendo mais resultados.
Atualmente, existem quatro tipos de turnover: voluntário, involuntário, funcional e disfuncional. Entender sobre cada um deles ajudará a evidenciar o impacto que esse índice está trazendo para a empresa e o que deve ser feito para reduzi-lo.
2. Absenteísmo e frequência
É normal que, ocasionalmente, alguns funcionários precisem se ausentar da empresa, seja por motivos pessoais, seja para cuidar da saúde. Entretanto, se essa situação acontece com frequência, significa que tem algo errado.
Conheça a porcentagem de absenteísmo que seus funcionários têm e confira se os motivos são plausíveis ou não. Lembre-se de que a falta frequente influencia negativamente a produtividade daquele funcionário e, consequentemente, os resultados da empresa.
Além de entender os motivos das ausências, outra forma de diminuir os índices de absenteísmo é focar em fortalecer a cultura organizacional, além de implementar formas de manter toda a equipe engajada.
3. eNPS (Employee Net Promoter Score)
Derivado do Net Promoter Score, o eNPS serve para mensurar o grau de engajamento dos funcionários no ambiente de trabalho. Esse é um indicador de RH que é analisado diretamente com o colaborador, em que ele precisará responder a um questionário.
Uma pergunta clássica de eNPS é “Qual a probabilidade de você indicar a nossa empresa como um bom local de trabalho?”. Também são feitos questionamentos sobre o líder da equipe e os próprios produtos/serviços oferecidos pela instituição.
Uma forma de garantir a eficiência desse índice é explicar o que é e a importância do eNPS para o desenvolvimento da empresa. Além disso, pedir as respostas mais sinceras possíveis, para que a análise seja precisa.
4. Headcount
O headcount é o número de colaboradores que a empresa tem em seu quadro. Por mais que seja um indicador de RH simples, com ele, é possível melhorar a gestão estratégica da empresa por meio da análise dos colaboradores e adequando a força de trabalho à demanda necessária em cada setor.
A análise desse indicador evita que existam áreas na sua empresa com um número excessivo de colaboradores, enquanto outros setores estão com falta de funcionários, o que pode diminuir a produtividade, por exemplo.
5. Desempenho e produtividade
O indicador de produtividade e desempenho mostra como os investimentos, assim como a própria habilidade do colaborador ou da equipe, estão se refletindo em suas atividades e nos resultados alcançados pela empresa. Um funcionário com uma alta performance mostra que consegue produzir mais e com menos índices de erros e retrabalhos.
Com o índice de produtividade, é possível controlar a eficiência dos processos feitos dentro da instituição, além de identificar e corrigir problemas e/ou danos na empresa. Isso faz com que a equipe consiga produzir mais e com maior qualidade.
6. Clima organizacional e satisfação
Para o RH que deseja mensurar a qualidade do ambiente de trabalho na empresa, esse indicador é o ideal. Por meio dele, o setor descobre o que os colaboradores sentem em relação ao ambiente (bem-estar, satisfação e engajamento ou cansaço, repressão e tristeza) e a experiência durante as atividades.
Desse modo, caso os resultados apresentados pelo KPI revelem um baixo nível de satisfação, o RH pode adotar algumas estratégias para melhorar o clima organizacional. Por exemplo, implantação de uma política de benefícios, melhoria do plano de carreira ou fortalecimento do processo de inclusão e diversidade de colaboradores.
7. Competitividade salarial e de benefícios
Esse KPI é importante para potencializar as estratégias de atração e retenção de talentos. Uma vez que permite que o RH compare os salários e benefícios oferecidos internamente com os praticados por outras empresas.
Caso essas remunerações estejam muito abaixo da média, os recursos humanos podem propor aumentos salariais ou inclusão de benefícios para os colaboradores. Elevando a employer branding (marca empregadora) da empresa.
8. R&S Funcional (vagas fechadas no prazo)
Para entender o índice de pontualidade e eficiência no preenchimento de vagas em aberto da equipe de recrutamento e seleção, o indicador adequado é o R&S funcional.
Ao relacionar o total de vagas em aberto em um determinado período com quantas foram preenchidas dentro do cronograma, o RH descobre se o processo, práticas e estratégias utilizadas estão dando ou não resultados.
É necessário usar todos os indicadores de RH?
Embora todos os indicadores de RH sejam importantes, não é preciso utilizá-los ao mesmo tempo. O ideal é que sejam implantados apenas os que se adequam às necessidades, realidade e objetivos da gestão de pessoas. Algumas métricas podem fazer parte de um quadro fixo de mensurações que ocorrem com determinada frequência.
Outras, podem ser inseridas eventualmente. Por exemplo, em situações de crises, épocas que destoam da normalidade (como aumento sazonal de contratações) e monitoramento de eventos internos (treinamentos e palestras). Sendo assim, os indicadores devem atuar como “os olhos” do RH – não perdendo de vista nenhuma movimentação interna.
Para melhorar a gestão e montar um histórico de mensurações, é possível criar uma planilha de indicadores. Essa ferramenta ajuda também na organização dos resultados obtidos em certos períodos. Em reuniões de gestores, os dados inseridos na planilha servirão de base para a tomada de decisões
Análise estratégica de dados: como criar um People Ops eficaz dentro do meu RH?
No decorrer do artigo, ficou bem evidente a importância dos indicadores de RH para a otimização e eficiência da gestão de pessoas. Porém, para obter os melhores resultados com essas métricas, é essencial entender as informações que apresentam, bem como usá-las nas tomadas de decisões.
Essa trinca: resultados de KPIs, análise e decisão, são os pilares que sustentam o RH Data-Driven – recursos humanos estratégico e direcionado por dados. Mas como conseguir essa maestria em lidar com análises de indicadores? A resposta está no suporte do People Operations ou People Ops.
Esse profissional se concentra no treinamento, desenvolvimento, engajamento e retenção de colaboradores. Para isso, verifica os dados dos indicadores, realiza análises profundas e entrega os resultados para os líderes do RH – e demais gestores da empresa. Dessa forma, a gestão de pessoas alcança níveis de excelência.
Entendendo a importância dos indicadores de RH e os acompanhando por meio de relatórios gerenciais, você fará uma análise mais precisa e completa de como está a empresa. Além disso, conseguirá propor melhorias no setor para que os colaboradores possam produzir mais e melhor.
Como você pode perceber nesse artigo, a utilização adequada de indicadores de RH é essencial para ter um setor dinâmico e inovador. Afinal de contas, quem não levanta dados e acompanha seus resultados, acaba tomando decisões baseadas em “achismos”. O que, por sua vez, não resultará em melhorias.
Utilizar os indicadores estratégicos da forma correta e facilitar o seu acompanhamento por meio de tecnologias do setor, como softwares de RH, é capaz de elevar seus resultados a outro patamar. Por isso, quanto antes você se adequar ao bom uso desses recursos, mais rápido colherá os frutos desse investimento.