10 Dicas de livros para gestores de RH fora da curva!

O profissional de Recursos Humanos que deseja empenhar-se em sua carreira e encontrar soluções pertinentes à empresa, precisa se aprofundar em conhecimento. Através dos livros para gestores de RH, de documentários e outros materiais, é possível avançar para um outro nível na profissão.

Essa prática se aplica a todos os setores da empresa, já que os profissionais precisam atualizar o que aprenderam. Neste artigo você vai conhecer 10 livros que todo gestor precisa ler e que são fundamentais para o crescimento da carreira.

Livros para gestores de RH: por onde começar?

A responsabilidade que um gestor de RH tem nas mãos é enorme. Em seu dia a dia, ele precisa lidar com muitas decisões que irão impactar diretamente o resultado da sua equipe. Para isso, é preciso se aprofundar nos conhecimentos sobre liderança, gestão de pessoas e resultados estratégicos da empresa.

E não há forma melhor de fazer isso, senão pelos livros e materiais que ajudam a desenvolver as habilidades técnicas e comportamentais dos profissionais. Para começar a ter acesso a esses conteúdos, separamos agora os principais livros para gestores de RH que você precisa conhecer:  

Obras de Buckingham, Coffman, Charan e Bossid

Podemos começar com o livro de Marcus Buckingham e Curt Cofman, é o “Primeiro, Quebre Todas as Regras”. A obra chama a atenção para o fato de que os colaboradores de uma empresa precisam ser valorizados, levando em consideração a produtividade, lucratividade e satisfação do cliente. 

Outra obra que merece atenção é de Ram Charan e Larry Bossid, chamada de Execução: “A Disciplina para Atingir Resultados”. A finalidade do livro é reforçar a importância de se criar estratégias e visões práticas da gestão de RH na empresa.   

Livros de Peter Senge e Robert Sutton

O livro “A Quinta Disciplina” de Peter Senge trata da necessidade de criar um ambiente de aprendizagem dentro das empresas. O autor discorre sobre quais são as cinco disciplinas e as sete dificuldades que as pessoas encontram para desenvolvê-las. 

Já na obra “Bom Chefe, mau chefe” de Robert Sutton, iremos ter uma visão de como deve ser um chefe bom e o que torna um mau líder. As dicas práticas citadas por ele nos levam a pensar sobre no que as empresas devem se aprofundar para tornarem isso sólido. É um dos livros de gestores de RH mais promissores e específicos.  

Guias de José Roberto Marques, Edson Carli e Cecília Bergamini

A obra “Construindo Profissionais de Sucesso”, de Edson Carli e José Roberto, traz conceitos sobre a construção de uma carreira sólida no mercado. Ademais, o livro se torna um guia para gestores e colaboradores desenvolverem as suas habilidades em um ambiente de trabalho propício. 

Outro livro que precisamos citar aqui é Competência: a chave do desempenho de Cecília Bergamini . A autora discorre a respeito das habilidades individuais dos colaboradores como vantagem competitiva nas organizações.Tanto os líderes como os colaboradores podem se beneficiar muito na leitura desse livro. 

Sucessos de Idalberto Chiavenato, Vergara e Eduardo Davel

Uma leitura bastante recomendada é da obra de Idalberto Chiavenato, chamada Gestão de Pessoas: um novo papel de Recursos Humanos nas Organizações. Um dos livros para gestores de RH que merecem ser lidos e relidos, já que trata de seis ações que formam a base da gestão de equipe. 

A Gestão Com Pessoas e Subjetividade é uma obra de Sylvia Constant Vergara e Eduardo Davel. O livro chama a atenção para a subjetividade da gestão de pessoas, elevando a forma de tratar as relações entre as pessoas.  

Clássicos de Carlini, Tarcia e Maria Diva

A obra de Alda Carlini e Rita Tarcia intitulada Administração de Recursos Humanos é um dos melhores livros para RH dos anos de 2010 e 2011, de acordo com os consultores do Jornal O Globo. As autoras guiam o leitor a pensar sobre a relação entre as tecnologias e os gestores de RH.

Outro livro que também merece destaque é o Planejamento de Recursos Humanos, da autora Maria Diva. Na obra ela consegue responder e direcionar os gestores e líderes de empresas a buscarem mais conhecimento e associá-lo à tecnologia. 

A importância de se adaptar e inovar

Diante do cenário constante de mudanças em que vivemos, principalmente na área profissional, adaptar-se é uma característica que gestores e colaboradores precisam ter.

Cabe à empresa proporcionar um ambiente de trabalho que estimule a criatividade e inovação nas atividades. 

Como trazer essa inovação para as organizações? Através dos livros para gestores de RH, da busca por conhecimento específico na área, onde gestores dão o exemplo. O divisor de águas está na forma de lidar com a gestão de pessoas nas empresas, deixando o que é tradicional para trás.

Vamos conferir alguns exemplos de RH inovador na prática? 

  • Recrutamento digital: esqueça os antigos métodos de recrutar pessoas. Agora, os softwares de recrutamento tomam conta das empresas, levando-as a enxergarem a facilidade que essa ferramenta traz.  
  • Onboarding: essa é uma estratégia que dá as boas-vindas a um novo colaborador. Ela pode ser uma videochamada com os líderes (para o modelo híbrido de trabalho) a fim de ambientá-lo com a nova função, quem são os seus gestores, etc.
  • Treinamento e cursos online: fornecer o conhecimento através da internet nunca foi tão fácil. Basta escolher os melhores cursos e treinamentos aos colaboradores sem a necessidade de estarem presencialmente neles. 
  • Cuidados com o bem-estar do colaborador: a tecnologia no ambiente de trabalho deve reforçar ainda mais a humanização dos colaboradores. Uma das iniciativas que podemos citar dentro das empresas, são: oferecer salas de descanso, cantinho de leitura, espaços para ginástica laboral, etc.  
  • Home Office: trabalhar em casa e proporcionar mais flexibilidade de horários ao colaborador, é uma iniciativa que promove a motivação. 
  • Softwares para salvar arquivos em nuvem: a constante troca de informações que temos na internet, trouxe a necessidade de manter os arquivos e documentos seguros no servidor. Uma forma prática de fazer isso é através de softwares que salvam as informações em nuvem.    

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Marcelo Furtado

Marcelo Furtado é administrador de empresas com pós-graduação em engenharia financeira pela Poli-USP. Iniciou sua carreira na Pepsico e posteriormente trabalhou 8 anos com gestão de ativos em hedge funds. É cofundador da Convenia, primeiro software na nuvem de gestão de departamento pessoal voltado para pequenas e médias empresas no Brasil. Marcelo também atua como professor de Marketing Digital na ESPM-SP e mentor na ACE e Google Campus.

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