É sabido, através de estudos sociais e pesquisas de instituições como o INCA, que os homens possuem a cultura de não se preocuparem com a saúde. Por isso, o Novembro Azul é uma campanha essencial para ser praticada dentro das instituições.
Através de ações de endomarketing e em conjunto com os CEOs e lideranças, o RH consegue fomentar a conscientização e prevenção do câncer de próstata e ainda manter seus colaboradores engajados e saudáveis.
Para lhe auxiliar a montar uma estratégia eficiente, separamos neste conteúdo, informações que explicam a importância da campanha, além de mostrarmos iniciativas inovadoras que vão além da decoração do Novembro Azul. Boa leitura!
Qual a importância do Novembro Azul e por que o RH deve promover essa campanha?
O Novembro Azul é uma campanha mundialmente conhecida como o mês da conscientização e prevenção do câncer de próstata. Seu principal intuito é incentivar o autocuidado aos homens e alterar os preconceitos acerca da saúde masculina.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), esse é o segundo tipo de tumor mais incidente na população masculina brasileira. Porém, infelizmente, mais de 60% dos homens só vão ao médico após sentirem sintomas graves.
As empresas possuem grande responsabilidade de difundir a importância do Novembro Azul e quebrar os paradigmas sociais sobre o assunto. Mas, além dele, há outras campanhas do calendário de RH que são essenciais para difundir a conscientização de temas importantes. Confira quais são elas:
- Janeiro Branco: conscientização acerca da saúde mental e psicológica para a promoção do bem-estar no trabalho;
- Fevereiro Roxo: mês de tratamento e conscientização sobre doenças crônicas, tais como fibromialgia, lúpus e Alzheimer;
- Março Lilás: conscientização sobre o câncer de colo de útero;
- Abril Azul: mês internacional de visibilidade e conscientização sobre o autismo;
- Maio Amarelo: mês de conscientização e prevenção de acidentes de trânsito;
- Junho Vermelho: conscientização para doação de sangue;
- Julho Verde e Amarelo: mês de conscientização do câncer de cabeça e das hepatites virais;
- Agosto Dourado: conscientização sobre o aleitamento materno e a importância para o desenvolvimento das crianças;
- Setembro Amarelo: mês de conscientização e prevenção à depressão, ansiedade e suicídio.
- Outubro Rosa: mês de conscientização sobre o câncer de mama;
- Dezembro vermelho e laranja: conscientização sobre a AIDS/HIV e o câncer de pele.
A gestão de pessoas, como você sabe, inclui zelar pelo bem-estar físico e mental dos colaboradores. Sendo assim, ações de endomarketing como estas são essenciais para promover um ambiente de trabalho positivo, consciente e acolhedor.
Consequentemente, a organização ganha profissionais mais satisfeitos, saudáveis e felizes, que conseguem contribuir com mais energia, produtividade e engajamento.
Como surgiu o Novembro Azul?
A história de conscientização sobre a saúde masculina teve início na Austrália, em 2003, com um grupo de amigos. Inspirados na crescente movimentação do Outubro Rosa, os colegas decidiram fazer algo que gerasse impacto e engajamento dos homens.
Eles então tiveram a ideia de deixar seus bigodes crescerem, algo que já estava fora de moda na época. O mês de novembro foi escolhido pois a data 17/11 é referente ao dia mundial de combate ao câncer de próstata.
A ação reverberou pelo país, fazendo com que diversos homens deixassem de se barbear durante o período de novembro.
Em 2004, após a alta repercussão, os amigos acabaram criando o Movember Foundation. O nome foi inspirado na junção das palavras “moustache” e “november”, que significam bigode e novembro em inglês.
Ela nasceu com o objetivo de angariar fundos para mudar a face da saúde masculina mundial como um todo. Hoje, ela possui o foco na saúde mental e prevenção ao câncer de próstata e testículo.
O Movember foi estabelecido no Brasil apenas 4 anos depois, através do Instituto Lado a Lado Pela Vida e da Sociedade Brasileira de Urologia. O intuito da campanha “Um Toque, Um Drible” era desmistificar o tabu por trás do exame de próstata por toque, único possível para o diagnóstico na época.
Com isso, o movimento acabou ganhando força no país, e passou a compor as diretrizes de campanhas nacionais do Ministério da Cidadania. Anualmente, por conta do Programa Nacional de Controle ao Câncer de Próstata, todos os municípios brasileiros trabalham na perspectiva de trazer saúde integral ao homem.
Câncer de próstata: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Agora que você já sabe o que é Novembro Azul, como surgiu e qual a sua importância, daremos um resumo de tudo o que é preciso saber sobre o câncer de próstata.
Primeiramente, é válido ressaltar que a próstata é um pequeno órgão responsável pela produção do sêmen. Ela fica situada abaixo da bexiga e próxima do reto.
O tumor é desenvolvido em decorrência da multiplicação desordenada de células anormais desta região, elevando a cada estágio um risco maior de vida.
Esse tipo de câncer acomete principalmente homens a partir dos 65 anos. Segundo o urologista Sandro Nassar, a terceira idade sofre mais com a doença por conta da ineficiência do reparo celular. Com o passar dos anos, o corpo acaba produzindo células que não possuem controle de multiplicação – chamadas de tumorais.
Por isso que a incidência de casos é de 75% para a população masculina mais velha, sendo necessário reforçar a importância da prevenção principalmente para essa faixa etária.
O RH tem a responsabilidade de implementar ações de endomarketing voltadas para homens 50+, a fim de se comunicar de forma eficiente com esse público que é majoritariamente atingido por essa enfermidade.
Por outro lado, promover uma educação em saúde sobre esse tema para os mais novos pode despertá-los para orientarem familiares e colegas com mais idade, auxiliando, também, na prevenção da doença.
Quais são os principais sintomas?
O INCA indica que as fases iniciais do câncer são na maioria das vezes silenciosas, ou então confundidas com sinais de crescimento benigno da próstata. A evolução do tumor tem chances de ocorrer de forma rápida, o que dificulta o sucesso do tratamento quando não feito precocemente.
Todavia, a maioria dos casos tem um crescimento lento, podendo levar cerca de 15 anos para atingir 1 cm. Nesse cenário, os sintomas provavelmente serão inexistentes, e o tumor não ameaçará a saúde do homem.
Para os estágios iniciais, pode ocorrer:
- Dificuldade de urinar;
- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
Já nos casos em que há um avanço da doença, os sinais também se agravam, provocando problemas ósseos, urinários e renais.
Em estágio grave, pode causar alguns sintomas, como:
- Micção frequente;
- Fluxo urinário fraco ou interrompido;
- Vontade de urinar frequentemente à noite;
- Sangue na urina ou no sêmen;
- Disfunção erétil;
- Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos;
- Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.
Por ter sintomas leves no início, é imprescindível manter um acompanhamento médico de rotina. Dessa forma, é possível evitar o desconhecimento da doença e seu agravamento do estágio.
De que maneira é realizado o diagnóstico da doença?
A primeira indicação é iniciar o estudo clínico com base no teste de rastreamento genético – exame que coleta sangue ou saliva do paciente para analisar as mutações do gene. Segundo referências do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), a hereditariedade de primeiro grau duplica as chances do câncer de próstata ser desenvolvido.
Porém, esse teste não é obrigatório para contemplar o diagnóstico, pois serve apenas como um facilitador. Para realizar a confirmação do tumor, é preciso que o homem faça os seguintes exames:
- Toque prostático (TP) ou exame retal (DRE): resume-se na inserção do indicador do médico para examinar o tamanho, limites, sulco mediano, consistência e presença de nódulos no órgão;
- Antígeno prostático específico (PSA): é feito um exame de sangue convencional, onde são analisados os valores da PSA, uma substância produzida naturalmente pela próstata. Aqueles que forem dados entre 4 e 10 ng/ml devem ser observados com atenção. Já para valores acima de 10 ng/ml, é preciso fazer a biópsia;
- Ultra-som transretal: trata-se de um ultrassom guiado, que utiliza de finas agulhas para coletar fragmentos da próstata. É por meio dele que o médico descobre em qual estágio da doença o câncer se encontra.
Por conta do preconceito inerente aos exames, muitos homens deixam de realizar o diagnóstico. De acordo com a pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia, apenas 32% dos brasileiros fazem o DRE e TP.
E, infelizmente, pela falta de acompanhamento médico, cerca de 25% dos pacientes morrem em decorrência do avanço do câncer. Isso reforça o quão importante e necessário é incentivar a prevenção e diagnóstico precoce.
Como realizar a prevenção ao câncer de próstata?
A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que os homens que apresentam hereditariedade da doença devem fazer os exames a partir dos 45 anos. Aos demais, a indicação é começar com os diagnósticos na fase dos 50 anos.
Além disso, homens negros possuem 60% mais chances de desenvolver o tumor, e apresentam taxa de mortalidade 3x maior. Portanto, essa população também deve procurar um urologista por volta dos 40 anos.
Ter uma dieta saudável e evitar o consumo de gordura animal é a principal forma de prevenir o desenvolvimento do câncer e outras doenças crônicas não-transmissíveis. Mas, além disso, mais alguns cuidados devem ser praticados, como:
- Manter o peso corporal adequado;
- Praticar atividade física;
- Não fumar;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
Campanha Novembro Azul nas empresas: o que você pode promover?
As ações do Novembro Azul nas empresas podem ocorrer de diversas formas eficientes, indo além da iluminação colorida na fachada da instituição. Confira abaixo algumas iniciativas inovadoras e clássicas que o RH pode promover nesse período.
Distribua materiais gráficos informativos
Distribuir cartilhas e folhetos para os colaboradores e aplicar lembretes e cartazes nos murais da empresa é uma das melhores formas de disseminar a conscientização por meio da informação.
O RH pode tanto produzir o próprio material, como também utilizar cartilhas oficiais, como a do INCA. Como vivemos na era tecnológica, todos os informativos podem ser enviados digitalmente, assim como kits e outras ações, auxiliando na divulgação aos funcionários home office.
Além disso, a utilização de outros brindes do Novembro Azul, como a produção de camisetas e broches, são mais uma maneira de reforçar a ação interna.
Realize campanhas nas redes sociais
Como foi dito, as empresas estão vivendo a era digital. Portanto, campanhas de conscientização também devem fazer parte das redes sociais. Inclusive, isso fortalece o posicionamento da instituição perante o mercado.
Um modo de realizar essa ação é fazendo:
- Lives com um convidado especialista para tirar dúvidas da população;
- Divulgar o que está sendo feito internamente;
- Compartilhar dados e informações importantes sobre o câncer de próstata e a prevenção;
- etc.
E ainda, o RH pode sugerir que a home do site da instituição seja alterada, deixando o tema em evidência para chamar atenção dos seus usuários. Fazer uma aba exclusiva para partilhar dados sobre o assunto também é uma excelente ideia.
Promova eventos inspiradores
Outra forma de conscientizar os funcionários é fazendo eventos internos diferenciados. Convidar um urologista ou médico especialista para explicar e tirar dúvidas sobre o câncer de próstata, por exemplo, é uma excelente maneira de fortalecer a informação.
Se você entender que há certa resistência dos colaboradores, o RH pode abordar este assunto de modo mais confortável.
Promover uma roda de conversa, com histórias de homens que já passaram por isso e que digam abertamente suas dificuldades e desafios, é excelente para sensibilizar seu público.
Além disso, realizar um stand-up comedy para quebrar o tabu deste tema e normalizar a causa também auxiliará no engajamento dos profissionais.
Apoie instituições envolvidas com a causa
Para levar a conscientização de forma humanizada ao Novembro Azul, a empresa pode fornecer algum tipo de ajuda às instituições de câncer. Algumas ideias, são:
- Arrecadar doações através de uma campanha beneficente;
- Realizar doações às organizações sociais quando determinada meta interna ser atingida;
- Dia de voluntariado com os colaboradores;
- entre outros.
O Instituto Lado a Lado Pela Vida, pioneiro na implantação do Novembro Azul no Brasil, é uma ONG que pode ser apoiada. Outro exemplo seria o Instituto Vencer o Câncer – que presta auxílio para todos os tipos de tumores – e o MOLACAP (Movimento Latino-Americano Contra o Câncer de Próstata).
Incentive os colaboradores a realizarem o exame
Depois de promover todas as ações informativas e de engajamento, uma ótima estratégia é incentivar a participação dos colaboradores nas consultas médicas. Se a sua empresa oferece plano de saúde total ou parcial, procure incluir a cobertura do exame clínico durante novembro.
Caso não haja esse benefício organizacional, oferecer descontos ou até mesmo uma parceria com consultórios é uma excelente solução para auxiliar na conscientização e prevenção do câncer de próstata.
Por fim, sua empresa estará exercendo na prática aquilo que pregou durante o mês inteiro, destacando assim a importância do cuidado com a saúde masculina.
Crie desafios
Desenvolver alguma gamificação relacionada ao tema é uma excelente forma de engajar os colaboradores e descontrair o clima organizacional. Ela pode ser constituída de vários mini desafios ou tarefas, como por exemplo:
- Compartilhar fotos nas redes sociais usando laço azul ou bigode;
- Deixar a barba crescer e raspá-la no último dia do mês;
- Ir de azul em determinada data;
- Levar um alimento azul para o coffee break;
- entre outros.
Para potencializar a dinâmica, o RH pode promover uma competição entre equipes. Assim, no final da gamificação, o time vencedor leva brindes do Novembro Azul (voucher de delivery, livros, um dia de folga, etc).
Incentive hábitos saudáveis
Como vimos anteriormente, uma das maneiras de prevenir o câncer de próstata é ter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos.
Portanto, desenvolver um cardápio institucional sem carne (já que o alimento fomenta a evolução do tumor), criar um evento esportivo para o público interno, ou até mesmo produzir uma newsletter com sugestões de práticas saudáveis, são excelentes formas para isso.
Essa é uma forma de beneficiar todos da empresa e ressaltar a importância dos hábitos saudáveis para a promoção do bem-estar e qualidade de vida.
Todos esses eventos internos de endomarketing são ótimas ações para manter os colaboradores engajados e conscientes. Porém, como você pode perceber, são muitas ideias e detalhes para organizar essas práticas.
Além disso, cada mês do ano possui um tema diferente que deve ter a atenção do RH. Para que seu setor possa se planejar adequadamente, a Convenia preparou um Planner de RH e DP completo e atualizado!
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