Software de gestão de férias: otimize sua rotina no RH!

Software de gestão de férias: otimize sua rotina no RH!

Software de gestão de férias: otimize sua rotina no RH!

A gestão de férias é um dos muitos processos gerenciados tanto pelo RH quanto pelo DP. Embora seja um processo recorrente, sem a ajuda da tecnologia os profissionais desses setores podem ficar perdidos diante da complexidade e do grande número de cálculos envolvidos. Para facilitar isso, existe o software de gestão de férias.

Neste artigo, explicaremos para que serve, como utilizá-lo, qual é a melhor escolha e as vantagens de implantar esse tipo de tecnologia na sua empresa. Acompanhe os próximos tópicos!

Para que serve o software de gestão de férias?

O software de gestão de férias é uma ferramenta que oferece controle e rapidez nas demandas do RH e do DP. Dessa forma, as tarefas que envolvem o gerenciamento das férias são automatizadas e desburocratizadas.

Essa tecnologia permite que os profissionais desses setores visualizem em tempo real o calendário das férias dos colaboradores (quem está de férias, quem sairá em breve,quem tem férias a vencer) e os seus respectivos pagamentos. Com isso, a empresa evita processos judiciais trabalhistas pela não concessão ou atraso das férias, bem como melhora a qualidade de vida dos funcionários.

Como utilizá-lo em sua rotina de RH?

Para que o software de gestão de férias entregue todo o seu potencial, é necessário que o RH disponha de um conjunto de práticas eficientes. Dessa forma, essa aplicação será customizada para aprimorar e potencializar essas práticas. Entre essas ações, podemos citar:

  • a definição de uma política de férias;
  • o estabelecimento de prazos;
  • um planejamento interno das ausências;
  • a criação e configuração de regras para tipos diferentes de trabalho;
  • personalização avançada de férias e faltas;
  • cálculos das férias.

Como escolher um software para gerir as férias dos colaboradores?

No mercado das HR Techs, existem muitas aplicações virtuais voltadas para o gerenciamento das férias dos colaboradores. Como escolher a melhor? A seguir, apontamos os principais requisitos.

Custo benefício

A análise do custo benefício ajudará a empresa a encontrar uma solução que tenha um valor compatível com o orçamento interno e que supra as necessidades do RH. Para isso, é necessário pesquisar com cuidado as opções encontradas no mercado da tecnologia.

Uma dica interessante é optar por uma plataforma que permita a customização das funcionalidades de acordo com o modelo de controle de férias da empresa. Além disso, a escolha de um software no modelo SaaS (Software as a Service), evita que a organização pague por recursos que não irá utilizar.

Suporte

Um segundo aspecto a ser levado em consideração é o suporte oferecido pela empresa desenvolvedora do software de gestão de férias. Esse suporte será essencial para a fase de implantação da ferramenta, bem como para eventuais dificuldades que a equipe de RH tenha em operá-la.

Quando existe um bom suporte, a empresa desenvolvedora disponibiliza diversos canais de atendimento, treinamento e profissionais especializados na manutenção da plataforma digital.

Funcionalidades  

Um fator muito importante no software de gestão de férias tem a ver com as funcionalidades. Dependendo do nível de eficiência delas, o RH terá um gerenciamento mais integrado, otimizado e de qualidade.

No caso das integrações, a ferramenta precisa conectar a gestão de férias ao controle do ponto. Dessa forma, haverá um cruzamento de dados importantes não só para as férias, mas também para o controle da folha de pagamento e a produção dos holerites.

Treinando a sua equipe de RH para usar o software de gestão de férias

A empresa pode criar um programa interno de treinamento para os colaboradores que farão uso do software de gestão de férias. Como dito, esse treinamento pode ser feito em parceria com a empresa desenvolvedora. Desse modo, a equipe de RH conseguirá resultados mais rápidos e não terá muitas dificuldades com as funcionalidades do sistema.

Vantagens do programa

Dentre as muitas vantagens que um bom software disponibiliza para a empresa, podemos citar:

  • Aprovação online de férias;
  • Gestão em tempo real;
  • Planejamento do calendário de férias coletivas;
  • Assinatura digital;
  • Armazenamento das informações na nuvem;
  • Mobilidade e autonomia para os colaboradores na solicitação de férias.

Lembrando que todas essas dicas são muito importantes para o seu controle financeiro empresarial, afinal ele é de extrema importância para a sua empresa. 

Tendências de tecnologia no RH: como se preparar para elas?

Podemos dizer que o software de gestão de férias é apenas uma das fortes tendências tecnológicas no RH. Afinal, esse setor está na “crista da onda” da transformação digital e por isso recebe novas tecnologias a cada ano. Entre as tendências mais evidentes, estão:

  • people analytics;
  • admissão digital;
  • armazenamento em nuvem;
  • inteligência artificial;
  • big data;
  • plataformas de gestão de benefícios.

Devido a essa infinidade de tecnologias, o RH lidará também com times laborando cada vez mais em estações de trabalho remotas. De acordo com um artigo do site da Accenture, o mundo digital favoreceu o surgimento de um novo conceito: BYOE (Bring Your Own Environment, em português: traga o seu próprio ambiente).

Nesse contexto, os profissionais têm flexibilidade para escolher onde querem trabalhar. Esse novo conceito favorece o desenvolvimento de mais tecnologias que encurtam distâncias e oferecem a melhor experiência de trabalho para os times remotos.

Conclusão

Diante de tantas mudanças e disrupções digitais, surge uma pergunta: Como o RH pode se preparar para essas inovações? A melhor maneira é adotar uma política interna voltada para a inovação.

Isso pode ser feito por meio de incentivos para que os profissionais possam desenvolver projetos inovadores. Outra estratégia é a organização de hackathons (maratonas da inovação) para que a empresa absorva ideias de talentos externos.

Uma terceira maneira de promover a inovação é contratando profissionais com perfil inovador. Para isso, o RH precisará de tecnologias de recrutamento e seleção capazes de identificar candidatos com essa característica em um processo seletivo.

Sem dúvidas, o RH é uma área central, estratégica e essencial para o sucesso de uma empresa. Com a ajuda das tecnologias certas, esse setor pode entregar resultados expressivos para o negócio.

O que achou do nosso artigo? Entendeu como utilizar um software de gestão de férias? Quer ter um controle de férias eficiente? Então, baixe agora mesmo a nossa planilha de “Controle de férias (para não pagar em dobro).”

New call-to-action

Marcelo Furtado

Marcelo Furtado é administrador de empresas com pós-graduação em engenharia financeira pela Poli-USP. Iniciou sua carreira na Pepsico e posteriormente trabalhou 8 anos com gestão de ativos em hedge funds. É cofundador da Convenia, primeiro software na nuvem de gestão de departamento pessoal voltado para pequenas e médias empresas no Brasil. Marcelo também atua como professor de Marketing Digital na ESPM-SP e mentor na ACE e Google Campus.

Contribua com este post