Entender o comportamento e habilidades de seus colaboradores é uma etapa essencial para realizar uma boa gestão de pessoas. Por isso, o RH precisa compreender a fundo como funcionam as soft skills e hard skills, e como elas influenciam o desenvolvimento pessoal e profissional dos trabalhadores.
Neste artigo, você saberá exatamente o que é, quais são as competências, como elas impactam a empresa e quais são suas vantagens. Boa leitura!
Entenda a diferença entre soft skills e hard skills
As soft e hard skills são dois pilares fundamentais para compreender como lidar e o que esperar do seu colaborador. Elas definem tanto características comportamentais quanto técnicas, sendo possível desenvolvê-las de acordo com a necessidade.
Nestes casos, é papel das lideranças auxiliar e incentivar as habilidades pessoais e profissionais, a fim delas serem alinhadas com a cultura organizacional da empresa.
Confira abaixo a definição de cada uma e entenda a diferença!
Hard Skills
Hard skills são habilidades técnicas de um determinado profissional. Você consegue quantificar através de testes práticos ou até mesmo perguntando quais cursos ele tem, livros que ele já leu ou treinamentos que já tenha participado.
É possível também, ensinar a essa determinada pessoa como conquistar tais habilidades. Alguns exemplos, são:
- Proficiência em uma determinada língua;
- Um diploma ou um certificado obtido;
- Habilidade de operar um determinado software ou um maquinário;
- Programação de software.
Ou seja, a hard skill é aquilo que o RH busca para saber se o profissional está tecnicamente apto para desenvolver as atividades de determinada função.
Soft Skills
Soft skills são mais difíceis de serem avaliadas e são relacionadas a forma como o profissional se relaciona com outras pessoas ou situações. Por se tratar de um item subjetivo, a avaliação destas habilidades ocorre em entrevistas e, principalmente, na forma como as pessoas trabalham.
As dinâmicas de grupo ou situações em que um candidato simula uma atividade real de trabalho também podem ser muito úteis para identificar comportamentos específicos.
Exemplos de soft skills:
- Flexibilidade;
- Comunicação;
- Liderança;
- Paciência;
- Persuasão;
- Priorização;
- Ética;
- Positividade.
Elas são fundamentais para serem reconhecidas, pois desta forma o RH e a liderança conseguem formar equipes com perfis comportamentais diversificados e que se complementam. Além disso, é possível entender se tal profissional terá inteligência emocional para cumprir determinada função, por exemplo.
A importância das soft skills e hard skills
Como dito anteriormente, é essencial o RH saber e identificar essas habilidades para conseguir contratar talentos ideais e também gerenciar os colaboradores internos.
É com essas informações que, por exemplo, a liderança poderá alocar um profissional que tenha uma skill comportamental diferenciada em determinado projeto.
Ou seja, digamos que toda a equipe possui hard skills para realizar um bom trabalho. Porém, há um colaborador em especial que possui mais paciência, sendo essa uma soft skill desejada para o projeto.
Isso torna os processos mais assertivos, produtivos e eficientes, aumentando e potencializando a qualidade das entregas. Além disso, é uma excelente oportunidade para o RH e liderança saber como se comunicar adequadamente com cada pessoa.
Porém, é válido ressaltar que ambas são importantes no dia a dia. Comumente, é visto que as empresas valorizam mais as competências técnicas dos candidatos e colaboradores, do que o perfil comportamental.
Isso pode ser um erro, e você provavelmente tem percepção disso, já que para 93% do RH as soft skills são consideradas em primeiro lugar na hora da contratação. Portanto, procure estabelecer estratégias de R&S e Avaliação de Desempenho que avalie ambas as habilidades. Dessa forma, sua empresa conseguirá crescer com mais estratégia.
Utilizando soft skills e hard skills em recrutamento e seleção
Ao montar a descrição de uma vaga, não se esqueça de detalhar muito bem quais são as habilidades que você pretende identificar nos candidatos para uma determinada vaga. Isso facilitará aos diversos avaliadores que podem participar do processo a utilizarem o mesmo peso e medida para todos os candidatos.
Por exemplo: se você estiver buscando por um profissional de marketing digital que será responsável por suas campanhas de Google Adwords, é muito importante destacar algumas habilidades hard, como:
- Ter conhecimento avançado da ferramenta Google Adwords;
- Saber fazer relatórios no Google Analytics;
- Ter conhecimento avançado em excel.
Note que todas estas habilidades podem ser facilmente avaliadas através de testes práticos e perguntas específicas durante a entrevista de competência. Por outro lado, este profissional também precisará ter algumas habilidades soft importantes para a função, como:
- Ser orientado a resultados – afinal de contas, ele precisará entregar performance nas campanhas;
- Ter perfil analítico – como ele mexerá com muitos dados, é importante ter este perfil para não se perder em tantos números;
- Ser auto-gerenciável – precisamos também que este profissional não dependa de uma atenção próxima do seu gestor.
Veja que apenas ao descrever as habilidades, os avaliadores já têm um guia claro de “o que” e “como” avaliar um profissional. A comparação entre opiniões de diferentes avaliadores deixará de ser “eu gostei mais deste” para “este candidato tem esta habilidade mais presente por este e aquele motivo”.
Soft skills e hard skills não são avaliados apenas em processos seletivos!
Por mais que seja comum o RH aplicar técnicas para identificar soft e hard skills durante o processo de recrutamento, esse não é o único momento para avaliar.
Como dito ao longo do conteúdo, essas habilidades são essenciais também para diversos setores e funções da empresa.
As lideranças, por exemplo, conseguem desenvolver skills estratégicas para seguirem os planos macro da empresa, e assim atender as necessidades micro de seu time.
Já os colaboradores, entenderão o que falta aprimorar para atender as expectativas do seu trabalho. Além disso, eles conseguem saber o que devem apresentar para conseguir uma promoção de cargo, por exemplo.
E então, a empresa inteira ganha melhorias decorrentes do alinhamento e desempenho de seus funcionários. Ou seja, é preciso avaliar periodicamente as habilidades técnicas e comportamentais, a fim de manter a instituição em crescimento constante.
Quais os impactos essas habilidades causam na empresa?
Com a implementação de técnicas para orientar e desenvolver soft skills e hard skills, a instituição terá impactos positivos. É possível encontrar resultados tanto na valorização da cultura e clima organizacional, quanto no incentivo para melhorias no trabalho.
Separamos abaixo as três demandas que estão diretamente relacionadas com o enfoque das habilidades. Confira!
Clima organizacional
O clima organizacional é regido principalmente pelas relações, tanto de colaboradores para com os outros quanto da própria liderança e gestores. Portanto, é fundamental equilibrar as afinidades e as técnicas.
Quando o RH estabelece equipes com comportamentos emocionais semelhantes, por exemplo, é possível ter um efeito positivo. Ou seja, se os colaboradores desse time são pessoas mais sensíveis, provavelmente não haverá um conflito neste sentido.
Já quando o assunto é competências técnicas, o ideal é ter uma equipe diversificada. Isso porque, caso muitos deles sejam ótimos em planejar mas não souberem executar, os projetos não terão bom andamento.
Pelo contrário, por possuírem um comportamento semelhante e habilidades diferentes, eles provavelmente irão ter um relacionamento mais próximo e completo. E isso fortalece a integração e comunicação do grupo, elevando o bem-estar e a satisfação de cada um.
Gestão de projetos
Quando as soft e hard skills são identificadas e desenvolvidas, a liderança consegue ganhar mais imersão na gestão de projetos. Isso acontece pois, com a clareza de como cada time funciona, fica mais fácil definir a tarefa de cada um.
Assim, os projetos conseguem ter andamento por decorrência da produtividade em alta e do arranjo completo de habilidades da equipe.
Além disso, os líderes desenvolvem um ótimo senso de percepção e gerenciamento, uma vez que saberão quais estratégias montar para cada situação. Dessa forma, é possível organizar melhor a rotina dos colaboradores e fazer contenção de danos quando acontecer algum imprevisto.
Proximidade com a cultura da empresa
Por último, o desenvolvimento das habilidades pessoais e profissionais impactam também na cultura organizacional.
Isso significa que, se a sua empresa possui valores de empatia (soft skill) e qualidade técnica (hard skill), ela deverá proporcionar isso aos seus colaboradores. Dessa forma, eles estarão conectados com o que a empresa espera deles.
E então, através de uma boa comunicação, cultura de feedback, avaliação de desempenho e treinamentos de desenvolvimento, todas as equipes estarão traçando uma jornada de evolução, tanto em conjunto como individualmente. Essa é uma forma inclusive para tornar sua empresa mais humanizada.
Vantagens para o colaborador e a empresa
Você compreendeu até aqui que as análises e desenvolvimentos das habilidades devem ser feitos sempre. Agora, chegou o momento de conhecer as vantagens que elas proporcionam para sua empresa de modo geral e individual. Confira!
São habilidades procuradas no mercado de trabalho
Ao longo dos anos, o mercado de trabalho vem se desenvolvendo e acrescentando novas tendências no dia a dia. Com isso, as habilidades vão mudando, fazendo com que algumas delas sejam mais valorizadas. Por exemplo, com o aumento do RH 4.0, competências interligadas à tecnologia são necessárias. Segundo um estudo feito pelo Linkedin, as principais soft skills e hard skills do momento, são:
Soft skills | Hard skills |
Criatividade; |
Blockchain; |
Persuasão; |
Computação em nuvem; |
Colaboração; |
Conclusões analíticas; |
Adaptação; |
Inteligência artificial; |
Inteligência emocional. | UX design. |
Ou seja, desenvolver essas ou outras habilidades importantes para o seu setor farão com que sua empresa se destaque, além de tornar seus colaboradores em uma equipe de alta performance.
Habilidades podem ser identificadas através de testes
Os testes de habilidades podem ser feitos de diversas formas. Isso facilita ao RH a análise dos perfis no momento do recrutamento, assim como para promover um colaborador.
Por exemplo, na etapa de R&S que busca o conhecimento técnico, é possível aplicar testes práticos para avaliar a aptidão do candidato a determinada vaga. Já para habilidade comportamental, a dinâmica em grupo é uma excelente ferramenta para descobrir competências emocionais.
E na parte de identificação interna, o desenvolvimento de um setor de Growth facilita a percepção de habilidades e comportamentos, através de condutas ou sugestões do colaborador. Assim, é possível promover PDIs, introduzi-lo em novos projetos, acompanhar seu desenvolvimento, entre outros.
A mensuração dos testes poderá ser comprovada por meio dessas medidas, evitando assim as dúvidas ao contratar, desenvolver ou alocar um colaborador em nova função.
É possível desenvolver em PDIs
O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é uma ferramenta para estruturar e ensinar os funcionários sobre determinada skill. Sendo assim, caso a empresa possua alguma habilidade interligada à cultura, pode solicitar que todos os colaboradores façam um plano específico.
Já nos casos de plano de carreira, é possível criar uma norma que, para ser promovido, o funcionário precisa realizar o PDI do cargo que ele almeja. Assim, a empresa cria um embasamento para avaliar o desempenho e alinhar as habilidades desejadas para com todos.
Se você quer entender mais como o PDI pode lhe ajudar a desenvolver soft e hard skills, além de proporcionar outras vantagens, conheça o E-book de PDI da Convenia. Nele, você terá o guia completo para elaborar e implementar os planos, e muito mais. Confira!