RH Digital: como automatizar e transformar o RH da sua empresa

Marcelo Furtado
Gestão estratégica de RH
  27 min. de leitura

Muitas empresas estão passando por transformações e redesenhando processos antigos a partir do uso de ferramentas modernas. Em meio a esse cenário ouve-se muito sobre o RH Digital e sobre a automatização da área de Recursos Humanos e DP.

Todas essas transições são reflexo da Indústria 4.0. Isso significa que o ambiente externo entrou em uma nova etapa, em que o mundo real se conecta ao digital. Quase tudo pode ser feito online, com plataformas ágeis e inteligência artificial.

Pensando na importância da gestão de pessoas nesse contexto, vamos te explicar o que é RH digital e qual sua relevância para a organização. Além disso, esse artigo visa responder questões como:

  • Que ferramentas utilizar no cenário digital?
  • Quais os melhores softwares para implementá-lo?
  • Como fazer essa migração?
  • Como agir caso meu negócio não tenha recursos suficientes?
  • Como manter uma abordagem humanizada?

Continue a leitura e conheça todos os detalhes sobre o RH Digital!

Afinal de contas, o que é RH digital?

O RH Digital é a aplicação de tecnologia e ferramentas digitais para melhorar e otimizar as atividades relacionadas à gestão de pessoas em uma organização. Isso inclui processos como recrutamento, seleção, treinamento, avaliação de desempenho, gerenciamento de benefícios e comunicação interna.

No RH Digital, sistemas de software, automação, análise de dados e outras soluções tecnológicas são usados para simplificar tarefas administrativas, aumentar a eficiência, melhorar a experiência dos funcionários e tomar decisões mais embasadas

O RH digital surgiu com a chegada dos avanços tecnológicos no mercado corporativo. O setor passou a contar com inovações, tendo seus processos automatizados e garantindo agilidade e eficiência aos profissionais da área. 

Neste contexto, podemos destacar alguns exemplos que vem ganhando cada vez mais força dentro das empresas:

Com isso, gestores e demais colaboradores passaram a ter mais tempo em suas rotinas para ter novos focos estratégicos dentro das empresas. Contudo, isso não foi da noite para o dia. O setor passou por uma evolução. 

A evolução do RH até a era Digital

A área de Recursos Humanos tem evoluído muito nas últimas décadas. Ela deixou de ser um setor estritamente operacional para se tornar estratégico, e agora tem se tornado também um RH digital. 

Esse desenvolvimento é acompanhado de novos aprendizados, responsabilidades e desafios. Confira abaixo:

  • RH 1.0: o primeiro modelo de RH cuidava da burocracia entre empregado e empregador, visando manter a relação conforme a legislação trabalhista vigente;
  • RH 2.0: quando a primeira forma de gerenciar pessoas não foi mais suficiente, surgiu a versão 2.0. Esse enxergava as pessoas como parte crucial da estratégia, essenciais ao sucesso e crescimento;
  • RH 3.0: a inclusão de tecnologia na gestão de pessoas ocorreu no terceiro modelo. O RH 3.0 já era mais conectado, contudo, isso não significa que questões burocráticas ou estratégicas tenham deixado de existir. Pelo contrário, foram aprimoradas com o uso de recursos tecnológicos. Assim, o RH redesenhou seus antigos processos para aproveitar ferramentas digitais;
  • RH 4.0: essa versão vai além de apenas fazer a migração para tecnologias de ponta, ela consiste em fazer um uso inteligente delas. Ao utilizar plataformas integradas, o RH Digital passa a sincronizar a estratégia da organização e da gestão de pessoas. Esses sistemas fornecem dados e estatísticas em tempo real e oferecem mensuração de dados para a tomada de decisão.

Por consequência, é fácil chegar à seguinte conclusão: o RH imerso na transformação digital, chamado atualmente de RH 4.0, é um setor bem encaixado na indústria 4.0 — a era da conectividade. Além disso, ele consegue unir a tecnologia, a estratégia e a gestão de pessoas, proporcionando avanços para as empresas.

  • RH 5.0: além do digital, o RH 5.0 visa humanizar a gestão de pessoas a partir da união de tecnologias com metodologias e técnicas inovadoras.

Qual a importância do RH digital para a organização?

Hoje, o RH digital deixou de ser apenas um diferencial competitivo para se tornar indispensável nas organizações. Segundo pesquisa feita em 2020 pela Capterra, 80% das pequenas empresas americanas já utilizam softwares de RH. Isso mostra como a transformação digital já é uma realidade a qual o mercado precisa se adaptar. 

Por isso, se a sua organização ainda não começou esse processo, você está perdendo um tempo precioso. Nos próximos tópicos, vamos abordar alguns dos principais fatores que tornam a automação do RH tão importante!

1. Melhora a rotina de departamento pessoal

As rotinas de departamento pessoal são bem intensas desde a admissão de um colaborador. É preciso distribuir holerites, gerenciar o ponto eletrônico, administrar a folha de pagamento e outras atividades.

Com um RH digital, tudo isso é feito com precisão e em menos tempo, melhorando as rotinas de trabalho. Por exemplo, você pode levantar dados e relatórios de assiduidade no software de gestão de RH, sem perder tempo criando planilhas.

2. Otimiza a comunicação interna empresarial

Por muito tempo, os gestores mantiveram o foco na comunicação externa com os clientes da empresa. Hoje, sabe-se que a comunicação com os colaboradores é igualmente importante.

O novo modelo de RH contribui para a implementação de canais digitais de comunicação. Isso garante que a mensagem desejada vá do emissor até o receptor de maneira mais eficiente.

Outro ganho importante é a implementação de processos internos, principalmente, na adaptação de novos colaboradores. 

Com a otimização da comunicação interna, o onboarding digital passa a ser uma das ferramentas mais poderosas do RH para que todos estejam alinhados com os propósitos da empresa a partir da entrada na organização. 

Esse processo, quando bem alinhado, também ajuda a diminuir a taxa de turnover da empresa. O que permite que o ambiente de trabalho se torne um lugar mais saudável, produtivo e engajado. 

3. Simplifica o monitoramento de resultados

Conhecer os atuais resultados é essencial para a gestão do capital humano. Qual o número de faltas, atrasos e turnover do último mês? Sem essas informações, é difícil entender a real situação dos seus colaboradores e criar planos bem-sucedidos.

As ferramentas usadas pelo RH digital contam com um maior grau de automação. Isso quer dizer que elas podem monitorar os resultados e dispor dados e relatórios completos com pouca ou nenhuma interferência humana.

4. Desenvolve o recrutamento e seleção de talentos

O recrutamento e seleção (R&S) é uma das tarefas mais importantes da gestão de pessoas, assim como é uma das que mais evoluíram com o tempo. Nos dias atuais, quase tudo pode ser feito online.

A inserção de novas ferramentas digitais ao RH permite que o recrutamento seja feito por redes sociais e plataformas, a triagem de currículos automatizada por sistemas, a entrevista é online e assim por diante. Do início ao fim do recrutamento e seleção a tecnologia está envolvida.

5. Promove a transformação digital na empresa

O ambiente externo passa por uma das maiores transições dos últimos tempos: a quarta revolução industrial. Empresas que não conseguem se adequar ficam para trás, perdem competitividade e até deixam de existir.

Por isso, o RH digital tem grande relevância na evolução da organização. O departamento pode ser o ponto de partida para a transformação digital, permitindo o desenvolvimento de todos os outros setores e colaboradores.

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Quais são as ferramentas do RH digital?

Confira abaixo quais são as principais ferramentas do RH digital e como elas podem ser vantajosas para a empresa:

Admissão e desligamento online

O RH 4.0 é estratégico, por isso ele pensa na jornada completa do colaborador na empresa, desde seu primeiro contato até o último. 

Em tempos de RH digital, a contratação é feita de forma online e colaborativa, ou seja, o novo funcionário pode:

  • Preencher seus dados;
  • Fazer upload de documentos;
  • Encaminhar informações que vão automaticamente para o diretório de colaboradores;
  • Entre outras funcionalidades que otimizam todo o processo. 

Da mesma maneira, no desligamento, as informações podem ser encaminhadas para contabilidade com um checklist. Assim, ninguém se perde nos prazos e na documentação.

Nova call to action

Distribuição de Holerites digitais

Os holerites podem ser distribuídos de forma rápida e totalmente online. Disponibilizar os recibos de pagamento no formato digital também permite que os colaboradores consultem sempre que for necessário. Isso tudo em poucos segundos, evitando o processo manual e repetitivo.

Comunicação interna prática

As tecnologias no RH permitem criar um mural de comunicação online, que facilita a comunicação com todos os colaboradores. É possível criar recados, falar sobre novas políticas da empresa e permitir que todos possam ler e interagir em tempo real. 

Além disso, pode-se otimizar o uso de ferramentas como intranets — sistemas internos de comunicação — e o próprio e-mail. Você pode, por exemplo, criar um planejamento de comunicação interna considerando envios de newsletters periódicas aos colaboradores.

Planeje como será feito o fluxo de comunicação do RH com os colaboradores por meio dessas ferramentas. E, não deixe de elencar quais os conteúdos mais importantes para gerenciar, você pode:

  • Fazer o envio de lembretes;
  • Emitir comunicados;
  • Fazer a notificação sobre o período de solicitação de férias;
  • Enviar celebrações em aniversários ou datas comemorativas, entre outros.

Armazenamento em nuvem

As plataformas de RH que funcionam com o armazenamento em nuvem podem trazer diversas vantagens para o setor. Afinal, ter todos os dados disponíveis online, permite que haja uma maior segurança das informações, pois o acesso é controlado.

Além disso, não há riscos de perder dados se um papel rasgar ou um computador quebrar. Com a nuvem, os dados estão em um servidor robusto, sem perigo de serem roubados de uma pasta física. 

Ponto eletrônico

O RH 4.0 também pode otimizar processos ligados ao controle de ponto, que passam a ser totalmente digitais. Agora, os colaboradores podem registrar suas jornadas de forma mais prática e eficaz, por meio de qualquer dispositivo autorizado.

Além disso, o setor de Recursos Humanos pode automatizar a gestão das marcações de ponto e acessar o espelho do movimento diário de cada talento em poucos cliques. Como se não bastasse, as informações ficam integradas ao sistema de folha de pagamento. Com essa tendência de RH, o gerenciamento das escalas e dos controles de horários são otimizados, o que também se estende aos profissionais que atuam de forma flexível ou remota. Inclusive, o banco de horas é contabilizado automaticamente pelo sistema.

Quais os melhores softwares para RH digital?

Não podemos falar em RH digital sem mencionar os softwares responsáveis por colocar a gestão de pessoas nesse caminho de transformação. Atualmente, os avanços tecnológicos e os produtos voltados para a otimização do RH estão cada vez mais ágeis e assertivos. Não é difícil encontrarmos pela internet plataformas com o foco de potencializar o departamento pessoal. 

São sistemas que vão desde o gerenciamento da folha de pagamento até atividades mais complexas, como ferramentas de cálculos e processamento de admissões. As tecnologias de inteligência artificial e software voltados para o setor de recrutamento e seleção já deram as caras no Brasil e são consideradas essenciais por qualquer RH que deseja reter talentos. 

Segundo uma pesquisa feita pela consultoria de recrutamento especializado Robert Half, em 2022, o trabalho híbrido era a escolha de 48% das empresas. Isso mostra como a transformação digital é essencial para quem quer sobreviver e trabalhar com profissionais qualificados.

Contudo, é preciso ter muita atenção em relação à segurança das informações. O departamento pessoal utiliza muitas informações pessoais, algumas inclusive consideradas sensíveis pela LGPD. Por isso, antes de aderir a qualquer software, se assegure que a empresa tem políticas claras e definidas de segurança de dados

Outro ponto importante, para o qual o profissional de RH deve se atentar, é se aquele software ou aplicativo realmente irá otimizar a sua rotina. Às vezes, pode acontecer do sistema mais atrapalhar do que facilitar o dia a dia. 

Por isso, pesquise e analise bem quais são as possibilidades tecnológicas disponíveis no mercado. Faça um diagnóstico dos principais gargalos na gestão de pessoas e procure aquele software que irá, de fato, resolver seu problema.

Recrutamento e seleção

Como mencionamos, o recrutamento e seleção é uma das atividades que mais se atualizaram no RH digital. Além de ser o coração da gestão de pessoas, a necessidade de criar processos mais ágeis e eficientes fez com que cada vez mais empresas buscassem ferramentas para seu aprimoramento.

As transformações no mercado de trabalho nos últimos anos também tiveram bastante influência nisso. Com a migração de inúmeras empresas para o home office ou trabalho híbrido, foi preciso pensar em novas alternativas de recrutamento dos candidatos

Isso acabou abrindo um mundo de possibilidades para o profissional de RH. Se antes a busca por novos profissionais ficava restrita às barreiras geográficas, hoje isso não acontece mais. Contudo, essa evolução também trouxe desafios maiores. Com tantas possibilidades de contratação, o RH precisou aperfeiçoar seu sistema de seleção. E é aí que entra a tecnologia. 

Com processos que, muitas vezes, usam de inteligência artificial, os softwares de recrutamento e seleção têm sido fundamentais para a gestão de pessoas. Pré-requisitos definidos, etapas de triagem e testes de cultura são apenas alguns benefícios que esses sistemas podem proporcionar para o profissional de RH. 

Na atualidade há diversos sistemas disponíveis no mercado com essa finalidade. O ideal é que você faça uma pesquisa aprofundada e escolha aquele sistema que melhor se encaixa com as suas necessidades.  Alguns exemplos são a Compleo e a Abler

Comunicação

Sem dúvidas, a comunicação é um dos pontos mais cruciais para uma boa gestão de pessoas. Sem diálogo, sem um fluxo de informações organizado, sem processos internos definidos e compartilhados com todos, o trabalho torna-se inviável. 

Por isso, independente do seu modelo de trabalho, ter uma comunicação bem estruturada é fundamental para qualquer empresa. E o RH pode ser pioneiro nesse processo. 

Ao entender que a comunicação interna não pode ficar em segundo plano, o profissional de RH pode criar estratégias eficazes para inserir esse princípio na cultura organizacional

Você pode começar com uma ação simples, como se comunicar melhor sobre período de férias, feriados e recessos, atualizações cadastrais, entrega de documentos. Esses são apenas alguns conteúdos informativos que ajudam a solidificar uma comunicação interna mais fluida. 

Então, para começar a colocar a mão na massa, você precisa fazer um diagnóstico de tudo que é referente a comunicação interna. O que o colaborador precisa saber? Quais são os avisos importantes?

Quando você tiver esse raio-x pronto, é hora de se apoiar na tecnologia para fazer com que o fluxo de comunicação seja, de fato, eficiente. Existem softwares que vão te ajudar com automatização de processos, organização de informações conforme prioridade, gestão de datas e muito mais. 

Alguns aplicativos que despontam na preferência das empresas são o Slack e as ferramentas do próprio Google.

Clima organizacional

O clima organizacional está muito relacionado à comunicação. Mas, ele também se conecta com o quanto os colaboradores abraçaram os valores e missão da empresa. 

Então, o primeiro passo para você saber qual tecnologia usar nesse quesito, é medir qual o nível do clima organizacional da sua empresa. E aí, deixamos o questionamento: você já fez alguma pesquisa de clima entre os seus colaboradores? 

As pesquisas internas são essenciais para saber em que nível você está. É através dela que o departamento pessoal saberá quais os principais incômodos dos colaboradores. Assim como identificar o que não está funcionando e o porquê. 

Ela também vai mostrar as possibilidades que a empresa tem para ajustar o seu clima organizacional ou deixá-lo mais acessível aos funcionários.

Após esse diagnóstico inicial, você estará preparado para introduzir um software para a gestão de clima organizacional.  Isso porque você saberá exatamente onde precisa atuar e de que maneira aquele sistema irá te ajudar a resolver os gargalos identificados. 

É importante ressaltar que a escolha de um software para o RH digital depende muito de dois processos: identificar os principais gargalos na gestão de pessoas e entender como aquela tecnologia pode resolvê-los. Um exemplo de software que integra o processo de pesquisas de clima e satisfação é a Convenia.

Processos internos

Como vimos até aqui, a tecnologia veio para ajudar o RH a otimizar o tempo, melhorar sua gestão e, principalmente, entrar de vez no RH digital. Por isso, é preciso avaliar muito bem qual software será utilizado e o seu propósito.

Admissões, gestão de férias e gerenciamento de horas extras são alguns dos exemplos de atividades, muitas vezes, feitas manualmente, mas que podem ser automatizadas.

Já existem diversos sistemas, planilhas e materiais, até mesmo gratuitos, que oferecem soluções avulsas para cada processo interno. De fato, utilizar esses recursos é um início para a digitalização total da área. 

No entanto, organizar as demandas internas de maneira segmentada não é a forma mais eficiente de aproveitar as tecnologias disponíveis. Para que você realmente otimize a sua gestão de pessoas, é preciso buscar um software que possibilite gerenciar todas essas atividades

Diante disso, é fundamental ter todas as informações de maneira integrada e em um só lugar. Vamos a um exemplo prático.

Pense que você realizou uma nova contratação. Quando você possui um sistema integrado, poderá fazer toda a admissão por ali. Os dados do novo colaborador serão devidamente processados e organizados dentro daquele software. 

Essas informações serão essenciais na hora de você fazer a folha de pagamento e o holerite do funcionário. Por isso, concentrá-los em uma só base de dados ajuda a otimizar e a facilitar os procedimentos internos. A Convenia pode ajudar com essa parte.

Atividades burocráticas

As atividades burocráticas do RH levam tempo e, por vezes, são entraves para a otimização de processos. Mas é preciso compreender que elas são essenciais para o bom funcionamento da gestão de pessoas. 

Estamos falando de procedimentos importantes, que precisam de atenção minuciosa na execução. Muitas vezes, o burocrático é associado a ações que atrapalham a produtividade. Na verdade, essas funções podem ser facilitadas, reduzindo a quantidade de processos e etapas. 

Isso é muito relevante para o bom funcionamento da empresa. Isso porque essas atividades do DP garantem que a folha de pagamento, por exemplo, seja emitida da maneira correta.

As atividades burocráticas fazem com que a empresa não cometa erros no recolhimento de tributos obrigatórios, evitando risco de processos e multas. Também são essenciais na hora da concessão de benefícios ao colaborador. 

Para organizar isso tudo você pode contar com a tecnologia. Hoje, já existem softwares focados em atividades burocráticas. Outra atividade importante e que também pode ser adaptada para o digital é a gestão de ponto. Além de softwares e aplicativos específicos para isso, você também pode criar o seu próprio sistema, de acordo com a dinâmica da empresa. 

Não é preciso fugir da burocracia para se ter uma gestão de pessoas eficiente e otimizada. Analise as suas reais necessidades dentro dessas atividades e pesquise quais as melhores ferramentas para introduzir na sua rotina. 

A tecnologia é útil de inúmeras maneiras, mas ela só irá trazer resultados se você souber como usá-la de maneira eficiente e assertiva. 

Aqui, trouxemos algumas dicas de como você pode digitalizar cada setor do seu departamento pessoal, usando as facilidades do RH digital. Aproveite para observar o que não está funcionando como deveria e inicie agora mesmo a digitalização da sua gestão de pessoas. 

Como migrar para o RH digital?

Agora chegou o momento de você saber como fazer a transformação completa do seu departamento pessoal para o ambiente digital. Veja abaixo 4 passos para te auxiliar na implementação do RH digital na sua empresa:

Identifique as necessidades da organização

O primeiro passo é identificar quais são as necessidades e estratégias da organização. Assim, é possível alinhá-las com o RH e analisar então quais são as dificuldades do setor. Após isso, é preciso mapear todas as rotinas dos profissionais para buscar um software que possui funcionalidades que irão atender todas essas necessidades. 

Envolva toda a equipe

Ao implementar novas tecnologias na empresa, é fundamental que a equipe esteja envolvida no processo para obter sucesso. Lembre-se que nem todos irão aderir de primeira às inovações. Portanto, a organização deve capacitar o time por meio de um treinamento para os profissionais saberem utilizar o software de RH escolhido.

Estabeleça uma cultura de inovação

O RH digital vai além de integrar novos softwares, sendo preciso construir uma cultura organizacional focada na inovação. O setor de gestão de pessoas deve evoluir continuamente e acompanhar o que há de moderno no mercado.

A cultura é o conjunto das crenças, hábitos e valores que existem na empresa e nos seus respectivos setores. Não é possível ter uma cultura de conformismo, em que todos estão satisfeitos com o status quo. É preciso querer melhorar continuamente e abraçar o que há de novo.

O motivo é simples: o que é moderno hoje não será amanhã. As tecnologias têm um ciclo de vida cada vez mais curto, e o RH digital deve estar apto para acompanhar essas mudanças. Assim, é possível ter crescimento.

Escolha um software de RH

Um bom software de gestão de pessoas é a espinha dorsal para a transformação digital. Ele permite que antigos processos de RH sejam substituídos e aumenta a agilidade e o acerto em tudo o que é feito.

Escolher o melhor software, no entanto, não é tarefa fácil. Por causa disso, avalie o custo-benefício de cada fornecedor. Conheça seus casos de sucesso e inicie um teste grátis, objetivando avaliar a qualidade do software.

Centralizar os processos no mesmo lugar

E se a empresa não tiver recursos suficientes?

Caso a sua empresa ainda não tenha recursos suficientes para investir nas principais tendências tecnológicas do RH digital, é importante que você mesmo assim mantenha-se atento aos avanços da área.

Estude e implemente os novos paradigmas que surgiram com o RH 3.0 e que se desenvolveram na sua versão 4.0. Entenda suas principais transformações e se adeque àquelas que não exigem ferramentas digitais.

Nesse processo, você pode começar a digitalizar alguns controles por meio de planilhas. Nelas, é possível centralizar os dados sobre a gestão de pessoas, avaliações de desempenho e até de recrutamento e seleção, por exemplo, com acesso mais prático e integrado aos indicadores.

Basicamente, a ideia é começar aos poucos para integrar as inovações do RH digital à sua cultura organizacional, até que o negócio tenha os recursos necessários para investir em um bom software de gestão.

Quando esse momento chegar, é essencial priorizar as ferramentas que realmente irão impactar no desempenho e valor estratégico do RH. 

Para isso, avalie as tecnologias disponíveis, veja se as funcionalidades atendem às suas necessidades, se a operação é intuitiva, bem integrada e se há todo o suporte necessário para você obter os resultados desejados. 

Mesmo com tanta tecnologia, como posso humanizar o RH?

Pode parecer contraditório o fato de que a introdução da tecnologia possa tornar o RH Humanizado. Porém, é preciso compreender que quanto mais tempo o profissional de RH tiver para focar nas pessoas e não nos processos, mais essa relação entre colaborador e empresa será estreitada.  

Além disso, as tecnologias estão aí para potencializar habilidades e otimizar o tempo de produção das pessoas. Assim, é possível começar a ter um trabalho mais estratégico e menos mecânico. 

Para o RH digital as tecnologias são, ao mesmo tempo, uma grande vantagem e um verdadeiro desafio. 

Vantagem porque auxiliam na execução de atividades e na redução de erros. E desafio porque impulsionam o profissional de RH a olhar mais para o colaborador e seu desempenho. Ao fazer isso, é possível identificar problemas que antes não se percebia. 

Questões como falta de comunicação, falhas no fluxo de dados, não adaptação à cultura da empresa passam a ser centrais. O RH Digital chegou para colocar as pessoas no centro, e não a tecnologia. 

É dessa maneira que a humanização do RH é possível, mesmo com toda transformação digital. Ao priorizar o colaborador, o departamento pessoal potencializa todo o capital humano da empresa, aliando tecnologia e alto desempenho. 

Treinamentos, reuniões horizontais e PDIs

Com a popularização do trabalho híbrido e remoto, foi preciso que as empresas se adaptassem para criar novas dinâmicas de interação entre os colaboradores. É nesse contexto que os treinamentos também acabaram se transformando. 

Antes, esse processo era realizado de uma maneira engessada e até mesmo burocrática. Hoje existem técnicas e ferramentas que possibilitam que o colaborador tenha  uma integração mais efetiva quando entra na empresa. 

Podemos citar como exemplo:

  • Treinamentos à distância – iniciais e de aperfeiçoamento;
  • Reuniões horizontais, ou One on Ones, junto às lideranças, para que o colaborador seja integrado à cultura da empresas, consiga dar e receber feedbacks e fale de dificuldades e vitórias; 
  • PDI (Plano de Desenvolvimento Individual), que é um tipo de ação focada no desenvolvimento e crescimento do colaborador na empresa. 

No RH digital, esses são processos que vem ganhando cada vez mais notoriedade. Primeiro, porque há um contato maior das lideranças com o novo colaborador. Assim, é possível fazer o alinhamento de expectativas e construir um elo de confiança. 

Além disso, essa cultura de integração, com processos mais modernos, possibilita que o colaborador se sinta mais acolhido e seguro para iniciar a sua jornada. Isso acaba reduzindo a taxa de turnover da empresa e garantindo uma maior retenção de talentos. 

Hoje, com todos os recursos digitais à disposição é possível estar mais próximo do colaborador e ajudá-lo a se adaptar à nova função. 

Para os colaboradores que já fazem parte da empresa é essencial manter a cultura de feedback, com as reuniões horizontais. Além disso, você pode incentivar toda a empresa a manter treinamentos continuados, com foco no aprofundamento de habilidades. 

Isso, além de qualificar ainda mais os times, mostra a preocupação em relação ao desenvolvimento e crescimento do colaborador dentro da empresa. 

Comunicação simples e acessível

O trabalho à distância traz com ele um grande desafio: o da comunicação. Quando se está presencialmente no escritório, as interações possuem menos ruídos. E isso ajuda na hora de se conectar com um time e com toda a empresa. 

Mas no home office, a perda do contato físico faz com que a comunicação sofra com diversos tipos de interferências. Só a tela do computador já possui elementos que podem te distrair em uma videoconferência, por exemplo. 

Por isso, é fundamental que você mantenha uma linguagem simples, direta e objetiva na hora de se comunicar com os colaboradores. Não complique instruções, delegue de maneira clara, alinhe as expectativas. 

Nesse ponto, a cultura de feedback torna-se um alicerce importante para alimentar o vínculo direto com o colaborador. 

Dúvidas frequentes

Como é a gestão no RH digital? 

O RH digital é caracterizado por um modelo de gestão muito mais estratégico. Em primeiro lugar, as ferramentas de automatização liberam os profissionais de tarefas operacionais. Isso garante melhores condições e mais disponibilidade para que eles se dediquem a funções de maior valor para as metas do negócio.

Ao mesmo tempo, os sistemas de e-RH oferecem inteligência de dados. São indicadores e relatórios completos à disposição dos gestores, que podem entender o desempenho da gestão de pessoas em tempo real, seus principais gargalos e tomar decisões sempre assertivas em prol de melhorias contínuas.  

Quais são as vantagens e desvantagens? 

Como você pôde ver ao longo deste artigo, o RH Digital desburocratiza o setor, o torna mais estratégico, ele:

  • Otimiza seus processos;
  • Elimina gargalos;
  • Contribui diretamente para a transformação digital e para o sucesso da empresa;
  • Favorece a sua tomada de decisão;
  • Impulsiona a produtividade, satisfação, desenvolvimento e retenção de talentos.

Por outro lado, para que esses benefícios sejam possíveis, é essencial investir na atualização constante de processos e ferramentas. 

Além disso, é necessário capacitar os colaboradores para lidarem com esses avanços e promover uma sólida cultura digital. As empresas precisam ter ciência de que a tecnologia não resolve sozinha os desafios do RH, mas sim os profissionais que a utilizam de maneira estratégica.

Conclusão

Como vimos até aqui, o RH digital representa a substituição dos processos tradicionais. Além disso, ele traz a integração de novas tecnologias e a formulação de uma cultura com ênfase nas novidades do mercado. 

Os benefícios são vários. Destacamos aqui, a melhoria na comunicação, no recrutamento e seleção, nas rotinas de departamento pessoal e no monitoramento dos resultados.

Agora você já sabe como levar a sua empresa para essa nova era! Que tal começar agora a transformação digital do seu departamento de pessoal? 

Faça o download gratuito do Kit RH Digital e revolucione a sua gestão de pessoas! 

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