Principais ferramentas de RH para implantar na sua empresa

Marcelo Furtado
Gestão estratégica de RH
  10 min. de leitura

Com a grande quantidade de mudanças sofridas ao longo das últimas décadas, cada vez mais o mercado descobre novas ferramentas de Recursos Humanos para auxiliar na administração de funcionários e funções, ampliando o leque de possibilidades e vantagens no mundo corporativo.

Com a necessidade constante de estratégias mais elaboradas para promover a felicidade e motivação dos funcionários, o profissional de RH conta com gadgets e facilidades importantes para a realização plena de suas funções. Assim, ele aproveita o que a tecnologia de hoje oferece para manter um ambiente de trabalho excelente.

É sobre essas ferramentas de Recursos Humanos que queremos falar neste artigo. Vamos compartilhar com você quais podem se tornar grandes aliadas da sua equipe de RH. Continue a leitura e confira!

Para que servem as ferramentas de RH?

As ferramentas de Recursos Humanos tem como objetivo a automação de tarefas repetitivas, otimização e gestão do tempo. Assim, o setor de RH se torna estratégico e eficiente, dedicando-se muito mais à motivação dos colaboradores.

Ter diferentes ferramentas de Recursos Humanos é essencial, pois permite que os responsáveis pelo setor possam se dedicar por inteiro ao desenvolvimento de ações que melhorem a satisfação e a produtividade dos profissionais de uma empresa.

Atualmente, o mercado já conta com diferentes softwares de automatização de tarefas que costumam dar mais tempo útil aos profissionais de RH. Elas viabilizam que os colaboradores do setor se mantenham focados em questões mais profundas, deixando as tarefas mais mecânicas e burocráticas para os sistemas inteligentes.

Além disso, também é possível contar com serviços terceirizados de RH que possuem grande valia para agilizar processos de recrutamento, por exemplo. Dessa forma, os encarregados pelo setor da empresa não serão substituídos, apenas terão mais expertise para tomar decisões cada vez mais acertadas.

Confira abaixo alguns motivos para implementar as ferramentas de RH na sua empresa! 

Otimizar tempo

A otimização do tempo e de recursos é uma das principais vantagens da tecnologia no RH. 

Se você é profissional de RH, provavelmente já enfrentou momentos de sobrecarga por conta de tarefas complexas feitas manualmente. Porém, há softwares que podem realizá-las em poucos minutos, sem a necessidade de intervenção humana. 

Assim, o volume das demandas diárias diminui para que você possa utilizar melhor o seu tempo. Por exemplo, dedicando-se ao bem-estar dos seus colaboradores, além de fazer entregas mais rápidas e assertivas. 

Gerenciar demandas e processos

Os setores de Recursos Humanos e Departamento Pessoal atendem às demandas de toda a empresa. Por isso, é essencial ter ferramentas que auxiliem no seu gerenciamento e para centralizar dados. 

Mas quais informações podem ser armazenadas em um software de RH? Confira abaixo alguns exemplos: 

  • Dados de funcionários;
  • Informações sobre treinamentos executados;
  • Benefícios corporativos;
  • Processos de recrutamento e onboarding;
  • Feedbacks e Avaliações de Desempenho;
  • Entre outros.

A vantagem disso é a facilidade para a consulta de informações que, consequentemente, ajudam na elaboração de novas estratégias e soluções.

Gestão estratégica

Muitos softwares de RH disponibilizam recursos de análise de dados para que você possa descobrir os pontos de melhoria. Dessa forma, sua gestão se torna mais estratégica e com capacidade de fazer uma leitura ampla dos processos e gargalos da operação. 

Entre os problemas que você pode detectar e evitar estão o absenteísmo e os altos índices de turnover, por exemplo. Contudo, a gestão estratégica não serve apenas para resolver problemas, como também para melhorar a qualidade dos processos e aumentar a produtividade. 

Quais ferramentas de RH são indispensáveis?

Entre tantas novidades, é normal que profissionais de RH se sintam um pouco perdidos na escolha de ferramentas. Afinal, trata-se de investir recursos e, para isso, é preciso ter garantia de resultados.

Listamos algumas das principais ferramentas de Recursos Humanos que não podem passar despercebidas na sua gestão de RH. Elas certamente farão a diferença para sua equipe e para sua empresa. Veja a seguir:

Recrutamento e seleção

Estima-se que um processo de seleção tradicional, seu uso de softwares e soluções tecnológicas, leva de 30 a 40 dias para ser finalizado. Mas, a partir do uso de plataformas automatizadas, esse número cai para uma média de 14 dias. 

Além disso, há um novo comportamento do mercado de querer flexibilizar a rotina das pessoas, assim como tem uma tendência do regime home office se tornar mais presente nas empresas. 

Ao implementar uma tecnologia no RH que faça os processos serem integrados, haverá maior controle e assertividade na escolha do novo colaborador. 

Isso porque, a automatização das operações diminuirá erros (como registro de currículo que não são compatíveis com a vaga, por exemplo), e ainda centralizará todas as informações necessárias do R&S.    

Avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho é uma ótima maneira de mensurar o desenvolvimento dos seus colaboradores, apontando tanto os pontos fortes como os que precisam melhorar. 

Dessa maneira, você conseguirá implementar treinamentos, workshops e planos de desenvolvimento personalizados, de acordo com necessidades específicas dos profissionais. 

Assim, o direcionamento dos recursos para este tipo de investimento será mais preciso e o desempenho dos colaboradores se manterá crescente.  

Além disso, também poderá ajudar na análise dos profissionais e dar recompensas, aumentos ou promoções mais assertivas. 

Gestão comportamental

Saber qual é o perfil de comportamento de cada colaborador dará a você um conhecimento sobre quais soft skills precisam ser desenvolvidas. Ferramentas como o teste IFP ou Quantum podem auxiliar nesse processo.  

Além disso, também é possível observar qual skill é necessária para os diferentes cargos e setores da empresa. Isso porque, ao analisar os resultados de profissionais com determinados comportamentos, é possível fazer um levantamento de quais deles são essenciais para exercer aquela função. 

Dessa forma, quando você for recrutar um talento ou realocar um colaborador, é possível saber em qual time ele terá maior produtividade. 

Pesquisa de clima

Ter um bom clima organizacional é essencial para obter um ambiente de trabalho positivo e assim potencializar a produtividade dos colaboradores. Portanto, é fundamental utilizar ferramentas que mensuram a percepção de todos os profissionais sobre a empresa. 

Dessa forma, você conseguirá gerar insumos para ações e soluções de desenvolvimento, tanto coletivo como individual. 

People Analytics

O People Analytics é uma metodologia de gestão de pessoas com a qual você analisa os dados dos colaboradores e da empresa. Desse modo, é possível saber como está a carga de trabalho, por exemplo, ou onde estão os gargalos das operações diárias. 

A partir das informações dessa análise, você pode desenvolver soluções que tornem o RH mais estratégico e otimizado, diminuindo assim o turnover, aumentando a atração de talentos e melhorando o desempenho das equipes. 

Software de gestão de RH

O tempo é um bem precioso, principalmente quando falamos das rotinas do RH. Atualmente a equipe de Recursos Humanos não se limita à papelada, atualização de planilhas de Excel, organização de currículos, controle de ponto e pagamentos.

Na verdade, é cada vez menor o tempo gasto com essas tarefas. Mas quem fica responsável por elas, então? A resposta está nos softwares de gestão de RH. Essa é uma das principais ferramentas de Recursos Humanos atualmente e empresas que não aderem a ela acabam ficando lentas e ultrapassadas no mercado.

Isso porque enquanto a equipe de uma empresa está atolada nessas tarefas básicas, o RH de outra organização está focado em reter talentos, recrutar os melhores profissionais e em garantir a satisfação e um ambiente saudável.

Um software de gestão de RH vai centralizar todos os procedimentos em um só espaço, organizando informações e protegendo dados. Além disso, ele vai automatizar diversos processos, fazendo com que sua equipe ganhe tempo.

Ferramentas de DP servem também para o RH? 

Em muitos casos, os softwares de DP podem ser utilizados também para o RH.  Normalmente, os profissionais de Recursos Humanos já possuem essas ferramentas de DP incluídas em sua rotina. 

Outro ponto fundamental é tornar os setores integrados, os fazendo ser mais assertivos, levando assim uma melhoria para ambas as partes. 

Alguns exemplos de ferramentas de DP que servem para o RH, são: 

Com essa integração das áreas, você poderá proporcionar mais planejamento no trabalho, otimizando a performance de todos e melhorando a qualidade das entregas. 

Mas para isso, é necessário pesquisar por softwares que contemplem tanto recursos para os profissionais de DP como de RH, como é o caso da Convenia. Assim você centralizará informações e terá um investimento mais eficiente. 

Como transformar o setor em um RH digital 

Como você viu até aqui, a tecnologia no RH é fundamental para otimizar os processos e torná-los mais ágeis, além de diminuir os gastos. Quer ter esses benefícios na sua empresa? Então confira a seguir as dicas para tornar o seu RH digital.  

Estabeleça um objetivo

O primeiro passo que deve ser dado é a definição de um objetivo claro e conciso. Isso significa que é necessário realizar uma pesquisa interna para saber quais são as principais dores dos colaboradores. Assim, você saberá qual ferramenta lhe ajudará a solucionar os problemas e terá um objetivo traçado. 

Priorize ideias e projetos

Após estabelecer uma meta, possivelmente surgiram muitas ideias para ela ser alcançada. Porém, é importante que você priorize alguns projetos, escolhendo aqueles que são mais funcionais e que precisam de um menor investimento. Dessa forma, você terá um RH digital com maior velocidade e menos esforço. 

Dê ouvidos às pessoas da empresa

Não centralize as mudanças apenas nos gestores e líderes, é importante ouvir e receber ajuda também dos colaboradores. É dessa forma que soluções inovadoras surgem, já que as ideias não serão apenas de pessoas que estão dentro de uma visão de pensamento (as chamadas bolhas sistêmicas). 

Além disso, haverá um incentivo para que exista iniciativa de todos os profissionais, retirando assim a total responsabilidade das diretorias. 

Cultura continua sendo importante

A tecnologia no RH não terá grande eficácia se a cultura da sua empresa não valorizar as ferramentas; ou pior, se os profissionais não tiverem as competências digitais para utilizá-la. Portanto, invista em uma cultura organizacional tecnológica, onde todos os colaboradores saibam e sejam incentivados a utilizar soluções digitais no dia a dia. 

Quer conhecer as melhores ferramentas de Recursos Humanos para a sua empresa? Então confira o Ebook da Convenia, que apresenta 26 softwares e soluções para RH que você precisa conhecer. 

New call-to-action

Compartilhe nas redes sociais

Posts Relacionados

Contribua com esse post

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Plataforma para gestão de departamento pessoal online.

Automatize suas rotinas de RH e Departamento pessoal e controle os dados de seus funcionários em um único lugar, de onde estiver.

Quer receber todas as novidades do nosso blog?

Se inscreva abaixo e receba conteúdos exclusivos!

[CHECKLIST GRATUITO]Atividades Mensais do Departamento Pessoal

Desenvolvemos esse Checklist para você controlar rotinas como fechamento da folha, solicitação de benefícios, pagamentos de encargos e muito mais.  😉