Ferramentas de recursos humanos

Tempo de leitura: 5 minutos

Aqui você vai ver tudo sobre as 4 ferramentas de RH:

  1. Software de gestão de RH;
  2. Coaching;
  3. Big Data;
  4. Redes sociais.

 

Com a grande quantidade de mudanças sofridas ao longo das últimas décadas, o mercado descobre cada vez mais novas ferramentas de recursos humanos para auxiliar na administração de funcionários e funções, ampliando o leque de possibilidades e vantagens no mundo corporativo.

Necessitando constantemente de estratégias mais bem elaboradas e do foco na felicidade e motivação de funcionários, o profissional de RH ganha, no cenário atual, gadgets e facilidades importantes para a realização plena de suas funções, aproveitando o que a tecnologia de hoje oferece para manter um ambiente de trabalho excelente.

É sobre essas ferramentas de recursos humanos que queremos falar neste artigo. Vamos compartilhar com você quais podem se tornar grandes aliadas da sua equipe de RH. Continue a leitura e confira!

Para que servem as ferramentas de RH?

Como já falamos aqui no blog, o profissional de RH da atualidade tem a motivação de funcionários entre suas principais preocupações.

É aí que as diferentes ferramentas de recursos humanos entram em cena, permitindo que os responsáveis pelo setor possam se dedicar por inteiro ao desenvolvimento de ações que melhorem a satisfação e a produtividade dos funcionários de uma empresa.

Atualmente, o mercado já conta com diferentes softwares que permitem a automação de tarefas que costumam tirar bastante tempo útil dos profissionais de RH. Elas viabilizam que os colaboradores do setor se mantenham focados em questões mais profundas, deixando as tarefas mais mecânicas e burocráticas para sistemas inteligentes.

Dados de funcionários, folha de pagamento, informações sobre treinamentos executados, benefícios corporativos e processos de recrutamento já podem, hoje, ser armazenados em um mesmo programa. A vantagem disso é a facilidade para a consulta de informações que, consequentemente, ajudam na elaboração de novas estratégias e soluções.

Contar com serviços terceirizados de RH também se torna cada vez mais comum no mundo empresarial e serve como uma boa ferramenta para os profissionais de recursos humanos.

Sem substituir os encarregados pelo setor da empresa, o time terceirizado pode ser de grande valia para agilizar processos de recrutamento, por exemplo, trazendo mais experiência e expertise para a área de RH da corporação em questão e, assim, facilitando decisões cada vez mais acertadas.

Quais ferramentas de RH são indispensáveis?

Entre tantas novidades, é normal que profissionais de RH se sintam um pouco perdidos na escolha de ferramentas. Afinal, trata-se de investir recursos e, para isso, é preciso ter garantia de resultados.

Listamos algumas das principais ferramentas de recursos humanos que não podem passar despercebidas na sua gestão de RH. Elas certamente farão a diferença para sua equipe e para sua empresa. Veja a seguir.

1. Software de gestão de RH

O tempo é um bem precioso, principalmente quando falamos das rotinas do RH. Atualmente a equipe de recursos humanos não se limita à papelada, atualização de planilhas de Excel, organização de currículos, controle de ponto e pagamentos.

Na verdade, é cada vez menor o tempo gasto com essas tarefas. Mas quem fica responsável por elas, então? A resposta está nos softwares de gestão de RH. Essa é uma das principais ferramentas de recursos humanos atualmente e empresas que não aderem a ela acabam ficando lentas e ultrapassadas no mercado.

Isso porque enquanto a equipe de uma empresa está atolada nessas tarefas básicas, o RH de outra organização está focado em reter talentos, recrutar os melhores profissionais e em garantir a satisfação e um ambiente saudável.

Um software de gestão de RH — como o Convenia — vai centralizar todos os procedimentos em um só espaço, organizando informações e protegendo dados. Além disso, ele vai automatizar diversos processos, fazendo com que sua equipe ganhe tempo.

2. Coaching

O coaching tem sido muito usado em empresas para desenvolver habilidades e motivar profissionais. E a implementação dessa metodologia na organização é de responsabilidade do RH. Entre as ferramentas de recursos humanos ligadas ao coaching, a roda da vida se destaca por permitir o autoconhecimento dos profissionais.

Esse método consiste em classificar a satisfação em diversas áreas da vida, como profissional, financeira, espiritual, física e familiar. O objetivo é perceber se existe equilíbrio entre todos esses aspectos e como desenvolver cada um.

No método de avaliação 360, integrantes de uma equipe oferecem feedback mútuo para gerar um debate construtivo e que fomente o desenvolvimento e o crescimento individual e conjunto.

3. Big Data

Os dados têm sido ferramentas centrais para a tomada de decisões no RH e é disso que se trata o Big Data. Essa tecnologia é capaz de coletar, organizar e interpretar dados, sejam eles internos ou externos à organização.

Dentro da empresa, eles são usados para mapear padrões nos colaboradores, como níveis salariais e competências. Essas informações são transformadas em arquétipos para a busca de novos talentos.

Na hora de recrutar, o Big Data também atua, dando conta de buscar em todo o volume de currículos disponíveis na base de dados, aqueles que mais têm fit com a empresa.

4. Redes sociais

Por fim, as redes sociais também são excelentes ferramentas de recursos humanos e erra a empresa que ainda não está presente nelas de forma estratégica.

As redes sociais podem se tornar um dos principais canais para disseminação da cultura da empresa e atração de talentos. Plataformas como o LinkedIn são hoje essenciais para organizações que desejam garantir seu espaço no mercado e obter sucesso nos recrutamentos.

Agora você já sabe a relevância que as ferramentas de recursos humanos têm para sua organização. Mas você sabe o momento e a forma ideal para implementá-las?

Para isso, entenda mais sobre o mindset de um RH Estratégico e obtenha os melhores resultados na empresa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *