Calendário do RH completo para 2024: principais datas

Marcelo Furtado
Gestão estratégica de RH
  17 min. de leitura

O RH tem diversas demandas diariamente, que vão desde a parte burocrática até a promoção de  campanhas e eventos em datas comemorativas relevantes. Por meio do calendário de RH, o profissional consegue planejar ações na instituição, como voluntariados ou palestras empresariais. 

Planejar esses momentos garante que você não fique de fora de discussões importantes do mercado. Além disso, cria boas oportunidades para levar informação e educação aos colaboradores de forma pontual e criativa. 

Neste conteúdo,  contamos um pouco sobre cada data especial e de que forma você pode implementar o calendário anual de RH na sua empresa. Continue a leitura e confira! 

Calendário RH: datas importantes para comemorar com os colaboradores na empresa

Você lida com um volume de informações grande no dia a dia, e ainda precisa cuidar de ações comemorativas para implementar na comunicação interna. Isso não é uma tarefa fácil! 

Mas a solução está em usar uma ferramenta de organização e gestão de tempo, como um planner, por exemplo. Ele é essencial para manter as demandas em dia e fazer com que todos os eventos da empresa estejam no calendário do RH. 

Como você pode perceber, pode ser difícil não perder prazos e nem ficar de fora das comemorações do mercado. Para que não haja esquecimento de nada, a Convenia preparou um calendário anual para o Recursos Humanos e Departamento Pessoal. 

Além disso, você poderá personalizar o material para que seja possível organizar as datas comemorativas e eventos na empresa do seu jeito. Baixe gratuitamente o Planner RH e DP 2024 e facilite o seu double check da rotina! 

Planner RH e DP 2024

A seguir, falaremos sobre algumas datas comemorativas e feriados que ocorrem ao longo do ano que merecem a atenção do setor de Recursos Humanos:

Carnaval

O feriado de Carnaval é considerado facultativo, ou seja, as empresas escolhem se vão adotar ou não, conforme a Lei n.º 9.093. Nesse sentido, os dias relacionados ao Carnaval são considerados úteis. 

Em 2024, o feriado facultativo se dará nos dias 12/02 e 13/02. Se a empresa decidir paralisar as atividades nesse período, os colaboradores não sofrerão nenhum prejuízo na remuneração. 

Em épocas como essas, é natural que as pessoas façam planos para viajar e estar com a família. Os gestores precisam observar se é viável adotar o feriado e dar o período de descanso aos colaboradores ou negociar as datas e dar folga a eles depois.

Porém, se a empresa decidir que precisa entregar demandas importantes nessa época, é necessário fazer um plano de ação com metas definidas e quais os resultados esperados

Ademais, é interessante, caso haja expediente nesse período, que os gestores promovam decorações temáticas na empresa, reúnam os colaboradores para um café da manhã ou da tarde e, assim, engagem a equipe. 

Dia da Mulher

No dia 8 de março, comemora-se o Dia da mulher no Brasil. As empresas têm uma grande oportunidade para valorizar a sua equipe feminina. Confira algumas ideias que tornam isso possível: 

  • Oferecer algum presente que demonstre a valorização das colaboradoras;
  • Dedicar a semana do dia 8 de março para valorizar a mulher por meio de ações que promovam a saúde, integração e bem estar da equipe feminina no ambiente de trabalho;
  • Promover espaços para que as mulheres possam se expressar e crescerem dentro da organização, não somente em 8 de março, mas durante todo o ano. 

Lembrando que a promoção da equidade de gênero é uma responsabilidade das organizações que precisa de ser implementada de forma estratégica ao longo de todo o ano, e não somente ser lembrada em ocasiões específicas. 

Dia do Trabalhador (feriado nacional)

O dia do Trabalhador — 1 de maio — é a data do ano reservada para valorizar a pessoa colaboradora e incentivá-la a continuar executando um excelente trabalho. Como o dia é considerado feriado, é possível celebrar a data um dia antes, em uma reunião descontraída.

Dia das Mães

O dia 12 de maio deste ano será o dia das mães, pessoas que muitas vezes se desdobram em uma jornada dupla diariamente. Reconhecer o esforço delas e adaptar a jornada de trabalho para ser flexível é uma excelente forma de valorizá-las. 

Para as mães que ainda amamentam, o Art.º 396 da Consolidação das Leis do Trabalho e  o Decreto-lei n.º 5.452 determina que: a mulher tem o direito a amamentar o seu filho (até ele completar um ano) no trabalho em dois intervalos de descanso de meia hora cada um. 

Dia dos Pais

O papel paterno na vida dos filhos é muito importante, assim como o das mães. O dia dos pais, 11 de agosto, será bem aproveitado caso as empresas consigam promover ações que valorizem e reforcem a integração entre pais e filhos

Criar eventos para a família na empresa e estimular a participação dos homens na criação dos filhos em cada fase, são maneiras das organizações contribuírem na celebração da data. 

Dia do Orgulho LGBTQIAP+

A data é celebrada no dia 28 de junho e tem o objetivo de promover o respeito pela diversidade e inclusão de pessoas. Assim, ela visa combater a discriminação e preconceito na sociedade

Nas organizações, é essencial reforçar o respeito pelo ser humano com suas essências e diferenças.  Isso acontece quando:

  • A empresa promove a cultura do respeito às opiniões e às pessoas. Elas se sentirão valorizadas, incluídas e confortáveis no ambiente de trabalho;
  • São combatidos os preconceitos e expressões discriminatórias no contexto organizacional. 

Dia das Crianças

No dia 12 de outubro é celebrado o Dia das Crianças. Uma curiosidade é que há feriado nesta data não por essa comemoração, mas sim pelo dia de Nossa Senhora Aparecida. Todavia, é um dia importante para o RH aproveitar e promover ações que estreitam os laços entre os colaboradores e seus familiares

Pensar em estratégias que beneficiam os pais, mães e seus filhos é essencial. Seja promovendo um evento na empresa, dando presentes às crianças ou fazendo alguma ação voluntária. 

O importante é deixar esse planejamento bem estruturado, já que a data é muito importante para o mercado. 

Dia da Consciência Negra

Além do nosso país ter vivido centenas de anos de escravidão e carregar suas consequências até hoje, a população negra representa 55% do total no Brasil. Isso demonstra o quanto o dia da Consciência Negra – 20 de novembro – é  importante. 

Levar um planejamento estratégico que eduque e conscientize seu público interno é essencial. Além disso, estender ações de diversidade racial durante todo o calendário anual fará com que a empresa, de fato, aplique valores de diversidade e inclusão

Natal e Ano Novo

As festas de final de ano deixam as pessoas cheias de expectativas para descansar, reunir com a família e planejar o ano seguinte. Nesse sentido, criar um plano de ação e de metas para essa época traz resultados melhores para a equipe.

  • Faça o planejamento de RH, já incluindo as férias coletivas dos colaboradores caso elas forem acontecer; 
  • Defina o período em que a equipe vai trabalhar para bater as metas, lembrando dos feriados e mudanças no mercado nessa época; 
  • Veja uma data para realizar a confraternização da empresa antes de encerrar o período produtivo; 
  • Prepare os kits de Natal das pessoas colaboradoras (cestas de guloseimas, por exemplo). 

Agindo assim, a liderança se mantém alinhada, e a equipe trabalha motivada até o dia do recesso da empresa. Depois, é só curtir os recessos e as férias coletivas (caso ocorram) para renovar as energias e entrar com tudo no ano seguinte!

Campanhas de endomarketing para o RH em 2024 

Agora que as datas das obrigações do calendário do RH foram listadas, vamos falar sobre as campanhas importantes para engajar a equipe. Ao longo do ano, muitas temáticas ligadas à saúde de extrema importância são trabalhadas em certos meses. 

Discutir esses assuntos internamente é uma forma de promover a conscientização e bem estar das pessoas colaboradoras. Confira algumas delas: 

Janeiro Branco

O Janeiro Branco é uma campanha voltada para os cuidados da saúde mental nas empresas. Criada em 2014 por um grupo de psicólogos de Minas Gerais, a iniciativa se tornou uma tendência forte de promoção à saúde mental. 

O estresse, a pressão no trabalho, e uma cultura organizacional ruim, geram problemas de saúde mental nas equipes. Para evitar isso, a empresa precisa falar abertamente sobre o tema internamente, oferecer ajuda aos trabalhadores caso precisem, e estabelecer parcerias com psicólogos. 

Fevereiro Roxo e Laranja

Assim como o Janeiro Branco, o Fevereiro Roxo também teve iniciativa no mesmo período em Minas Gerais. Porém, a campanha trata sobre a conscientização de doenças crônicas, como o Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer. 

Já o fevereiro laranja aborda a preocupação sobre a leucemia e doação de medula óssea. Sua criação ocorreu em 2019, feita pela Assembleia Legislativa  de São Paulo, com o intuito de tornar o assunto mais debatido socialmente.

Março Lilás

O câncer no colo do útero, causado pelo vírus HPV, é o terceiro tipo de neoplasia de maior ocorrência entre as mulheres, segundo o INCA. Sendo assim o Março Lilás trata sobre a conscientização do público feminino sobre a importância do cuidado para prevenir esse tipo de câncer. 

Além de falar abertamente sobre a doença, a campanha também chama a atenção sobre os sinais iniciais desta enfermidade.

Abril Azul

Para termos uma sociedade justa e inclusiva, precisamos falar também sobre questões de neurodiversidade. Com esse intuito, a ONU instituiu o mês de abril como período para tratar de assuntos relacionados ao autismo

O Abril Azul é um momento para que as empresas possam refletir, debater e agir em prol das pessoas com autismo. Elas podem ser nossos colaboradores, parentes ou colegas. Mas, por existir um vasto espectro, nem sempre o diagnóstico é simples. 

O papel do RH aqui é de levar o conhecimento ao seu público interno, para que haja mais acolhimento e menos mistificação sobre o tema. 

Maio Amarelo

O Maio Amarelo trata sobre a conscientização no trânsito, que se faz cada vez mais necessária. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 3,5 mil pessoas morrem diariamente nas rodovias mundiais. 

Por isso, é interessante que o RH não deixe de fora essa data do seu calendário anual, para que, assim, sua comunicação interna também leve mais educação aos seus colaboradores.

Junho Vermelho

O Junho Vermelho é o mês de conscientização sobre a doação de sangue, criada pelo Ministério da Saúde em 2015. Diante da necessidade de encontrar doadores compatíveis para salvar vidas, é interessante que as empresas estimulem a doação de sangue entre os colaboradores.

Julho Verde e Amarelo

O Junho Verde é uma campanha dedicada à conscientização do câncer de cabeça e pescoço. Segundo o INCA, 35 mil a 40 mil brasileiros apresentam a doença anualmente. 

Essa é uma boa campanha para levar, principalmente, aos funcionários que fumam, já que pessoas tabagistas são as que mais apresentam risco de desenvolver a patologia. 

Já o Julho Amarelo aborda o tema das hepatites virais. Segundo o Boletim Epidemiológico Hepatites Virais,  houveram 600 mil casos nos últimos 20 anos no Brasil. 

Por ser uma doença de diversas transmissões, é importante que o RH eduque sobre os cuidados e perigos em ações do dia a dia que podem levar à contração da hepatite viral.  

Agosto Dourado

O Agosto Dourado é o mês de conscientização sobre o aleitamento materno. A data foi estabelecida em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). 

O objetivo da campanha é gerar visibilidade para a temática, além de divulgar dados relevantes sobre a amamentação no Brasil e no mundo. 

Setembro Amarelo

Altamente importante, o Setembro Amarelo é o mês reservado para a prevenção do suicídio e o combate à depressão e outras doenças no campo psicológico. Por ser um assunto delicado, várias empresas têm trazido profissionais qualificados para abordar o tema nas organizações.

Outubro Rosa

Como você deve saber, o Outubro Rosa é dedicado ao cuidado e prevenção do câncer de mama. A iniciativa esperada pelas empresas é  a conscientização sobre a realização de exames preventivos e um olhar empático para o tema. 

Novembro Azul

O Novembro Azul é dedicado à prevenção do câncer de próstata, além de combater o preconceito por parte dos homens na realização do exame preventivo. Ao abordar o tema, os gestores precisam estimular a consciência de cuidar da própria saúde. 

Mesmo que o colaborador precise se ausentar algumas horas de trabalho para cuidar da sua saúde e realizar exames preventivos, essa ação é positiva para toda a empresa.

Dezembro Vermelho e Laranja 

O Dezembro Vermelho é caracterizado pela conscientização do HIV/AIDS. A doença, que carrega consigo vários estigmas, atinge cerca de 920 mil pessoas

Já o Dezembro Laranja é uma campanha sobre o câncer de pele, que tem potencial de desenvolvimento no verão por conta das altas exposições ao sol. 

É importante que o RH se preocupe a levar informações verdadeiras e cuidadosas, uma vez que há muito preconceito sobre esses temas. 

Desafios do RH em 2024

Ao longo dos meses, o Recursos Humanos encara diversos desafios, em conjunto com o calendário do Departamento Pessoal. Quando falamos de gestão de pessoas, essas dificuldades normalmente estão ligadas ao bem-estar e desenvolvimento dos colaboradores

Mas, também há a preocupação em fazer a transformação digital no setor, seguindo as principais tendências no Brasil e no mundo, trabalhando o desenvolvimento e satisfação dos colaboradores com auxílio tecnológico, seja na integração dos trabalhadores, seja na comunicação integrada entre RH e outros setores. 

Por isso, abaixo trouxemos os três principais desafios deste ano, que você pode abordar de alguma forma no calendário do RH de 2024. Confira! 

Saúde, equilíbrio, qualidade de vida: o foco em bem-estar segue em alta 

A sociedade em geral tem enfrentado muitos problemas difíceis e complexos nos últimos tempos. A recente pandemia, a implementação gradual do home-office, questões socioeconômicas, e outros aspectos.

 E, infelizmente, a saúde de muitos foi afetada. Por isso que esse é um tema essencial para o RH abordar no seu calendário anual. 

Trazer soluções humanizadas fará com que o bem-estar e felicidade dos seus colaboradores se mantenha em alta. As políticas e comunicação interna devem carregar esse cuidado e zelo, para que a qualidade de vida no trabalho seja positiva. 

Os pilares de bem-estar que suas ações estratégicas devem se dedicar a atender as necessidades, são:

  • Físico: ergonomia no trabalho, promoção de atividade física, cuidados com a saúde etc;
  • Mental: comunicação não-violenta, atendimento psicológico, flexibilização do trabalho, etc;
  • Financeiro: remuneração justa e equitária, bonificações, vouchers e prêmios, entre outros;
  • Social: confraternizações na empresa, reuniões descontraídas, promoção de gamificação de equipes, etc. 

Essas são algumas ideias que você pode abordar durante o ano e inclusive interligar às datas comemorativas do calendário de RH. 

Investimento em tecnologia continua sendo tendência 

Não é surpresa para nenhum profissional de RH o quanto o trabalho remoto ou híbrido estão se tornando uma realidade cada vez mais consolidada. 

Mesmo já sendo popular, essas práticas ainda são muito recentes. Por isso, deve-se continuar investindo em tecnologia para melhorar, principalmente, a comunicação interna das suas equipes e até mesmo do seu setor. 

Na área de Recursos Humanos, o Governo Federal tem investido em inovações como a melhoria do eSocial e a facilidade do FGTS Digital. Para acompanhar essas mudanças, você deve ir atrás de soluções tecnológicas que tornem seu setor estratégico. 

Exemplo disso é utilizar softwares de RH – como o da Convenia – que centralizam, padronizam e automatizam as suas demandas. Isso proporciona uma otimização da rotina, fazendo com que haja mais tempo para cuidar dos colaboradores. 

Contratação de profissional qualificado 

Você deve sentir a cada processo seletivo o quão difícil é encontrar bons talentos no mercado. Segundo pesquisa da ManpowerGroup, o Brasil é um dos países com maior escassez de profissionais qualificados

Esse é um dos desafios que o RH deve continuar sofrendo em 2024. A boa notícia é que uma das tendências do RH para contornar essa problemática é apostar no recrutamento de profissionais juniores. 

Por mais que o conhecimento técnico não seja alto, o profissional de Recursos Humanos pode focar seu R&S em encontrar colaboradores com soft skills e fit cultural. Até porque, é mais fácil ensinar uma habilidade técnica do que mudar uma conduta ou comportamento de alguém. 

Eventos de RH em 2024: oportunidades de networking e desenvolvimento

Para você que não quer perder prazos e nem ficar de fora das tendências do mercado, é importante também anotar os eventos de endomarketing no seu calendário do RH de 2024. Até porque, os profissionais da área precisam se atualizar sempre para implementarem tendências em sua gestão de pessoas. 

Pensando nisso, trouxemos abaixo alguns dos principais eventos de Recursos Humanos para você fazer networking e buscar conhecimento para melhor desenvolver e cuidar de seus colaboradores. 

CONARH 2024

A CONARH é o evento organizado anualmente pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH). Neste ano, a 50º edição ocorrerá nos dias 27, 28 e 29 de agosto, na Expo de São Paulo. 

As 200 palestras com especialistas em gestão de pessoas e os mais de 150 expositores possuem a finalidade de compartilhar inovações e provocar reflexões sobre o desenvolvimento humano. 

CONGERHI

Ao longo de oito edições, o CONGERHI se consolidou como um evento que ajuda as empresas a enxergarem as tendências e a se prepararem para mudanças rápidas em suas organizações.

E para fazer jus ao título, em 2024 o CONGERHI pretende romper barreiras e ousar trazer para seus congressistas um Universo Futurista, que em muito pouco tempo passará a fazer parte do dia a dia Corporativo. O vento acontece em 23 e 23 de março de 2024.

O intuito desse encontro é unir profissionais de RH para criarem conexões, discutirem inovações em gestão, apresentarem soluções e vivenciarem uma experiência imersiva.A data do evento já está marcada para os dias 20 e 21 de julho, no Expo Center Norte – SP.

Planner RH e DP 2024

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